Seguro Viagem: Dúvidas Mais Comuns

Veja abaixo as perguntas e respostas para as dúvidas mais frequentes dos viajantes em relação ao Seguro Viagem. Ao final do texto você saberá tudo que precisa sobre Seguro de Viagem: o que é; para que serve; como funciona; quem deve contratar e etc.

O que é Seguro Viagem?

Seguro Viagem é um serviço de proteção e assistência ao viajante, que tem por objetivo ampará-lo em situações inesperadas que podem ocorrer durante uma viagem, seja ela internacional ou nacional. O produto é composto por diversas coberturas, assistências e até indenizações.

Veja alguns exemplos do que está incluído:

  • Assistência Médica Hospitalar para Doenças e Acidentes*
  • Assistência Odontológica*
  • Assistência Farmacêutica*
  • Repatriação Sanitária*
  • Traslado Médico*
  • Seguro Bagagem
  • Seguro de Vida e Invalidez*
  • Assistência Jurídica
  • Atraso ou cancelamento de voo

Essas coberturas podem variar de acordo com o plano ou a seguradora contratada, sendo que as coberturas marcadas com "*" estão presentes em todos os planos por serem obrigatórias de acordo com a SUSEP (órgão governamental que fiscaliza o ramo de seguros).

O seguro é válido por um período pré-determinado, geralmente do primeiro ao último dia de viagem, e é informado pelo viajante no momento da contratação.

As seguradoras mantêm centrais de atendimento disponíveis 24h por dia, 7 dias por semana, e inúmeras formas de contatá-la (telefone, e-mail, whatsapp, aplicativo). Se o segurado precisar de algum dos serviços fornecidos pelo seguro, basta ele fazer contato com a central de atendimento para receber a assistência que precisa.

O seguro viagem é um item indispensável em qualquer viagem, pois além de geralmente custar menos que uma simples consulta médica, previne o viajante do risco de contrair uma dívida médica hospitalar que pode se tornar impagável.

Como cotar e comprar um Seguro de Viagem?

Siga os passos a seguir e veja como é simples cotar e comprar um seguro de viagem online.

Passo 1: Acesse a página de cotação no link a seguir: https://assistentedeviagem.com.br/seguro-viagem/

Passo 2: Informe os dados da sua viagem e dos viajantes conforme destacado na figura abaixo

Você precisa informar:

  • A região para onde vai viajar. Se não souber exatamente qual é o continente, consulte aqui.
  • A data de saída do Brasil, ou seja, a data de embarque.
  • A data de retorno ao Brasil. Especial atenção nesse caso, pois a data deve coincidir com a sua chegada ao Brasil (desembarque).
  • A quantidade de pessoas viajando e suas respectivas idades.

Cotação de Seguro Viagem

Passo 3: Clique em VER PLANOS E PREÇOS

Agora você já tem acesso a sua cotação e ela deve se parecer com a seguinte imagem.

Cotação de Seguro Viagem

Clique em VER TODAS AS COBERTURAS do plano que desejar obter mais detalhes.

Passo 4: Quando tiver escolhido o plano que mais lhe agrada em termos de cobertura e preço, clique em COMPRAR.

Passo 5: Agora basta você informar mais alguns dados pessoais, escolher como quer pagar e concluir seu pedido.

Com o pedido concluído e o pagamento aprovado, é só aguardar seu voucher (apólice eletrônica) em seu e-mail. Quando ele chegar estará tudo pronto. Basta imprimir o documento e levá-lo com você na viagem.

Receberei algum documento após contratar o Seguro Viagem?

Sim. Após a contratação e confirmação do pagamento será enviado para o seu e-mail e WhatsApp (se possuir) um voucher (apólice eletrônica). Não há envio de documentos físicos.

Esse voucher contém tudo que você precisa em relação ao seguro viagem: coberturas contratadas; comprovante para apresentar a imigração do país de destino (se solicitado); e todos os meios de contato com a seguradora.

Sugerimos que imprima esse documento e o mantenha junto de você durante toda a viagem.

Em quanto tempo recebo o voucher (apólice) do Seguro Viagem em meu e-mail?

O envio do voucher (apólice eletrônica) é feito logo após a confirmação do pagamento da sua compra.

Para pagamento com cartão de crédito esse processo geralmente leva poucos minutos, mas quando a forma de pagamento escolhida é boleto bancário, o prazo é de um dia útil após a data do pagamento do boleto.

Se você tem urgência em receber o voucher do seu seguro viagem, aconselhamos que opte pelo pagamento com cartão de crédito. Mas se você precisa comprar com boleto, efetue o pagamento dele o mais rápido possível e envie o comprovante para o e-mail atendimento@assistentedeviagem.com.br.

Quando nossa equipe receber o comprovante de pagamento do seu boleto, ela adiantará a emissão do seu seguro e enviará o voucher em seu e-mail o mais rapidamente possível.

Como posso pagar o Seguro Viagem?

O pagamento pode ser feito com cartão de crédito em até 10x sem juros, ou com boleto bancário à vista com 5% de desconto.

O que é Tratado de Schengen?

O Tratado de Schengen é um acordo entre países europeus sobre uma política de abertura de fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países participantes.

Os cidadãos brasileiros não necessitam de visto para entrar nos Países da Europa integrantes do espaço Schengen, quando estiverem se deslocando a turismo e por no máximo 90 dias. Mas devem portar obrigatoriamente um Seguro Viagem com cobertura mínima de € 30.000,00 (ou o equivalente em Dólar).

Leia mais sobre o Tratado de Schengen em https://assistentedeviagem.com.br/blog/tratado-de-schengen-e-seguro-viagem-obrigatorio-para-a-europa/

Viajantes que já estão fora do Brasil podem comprar um Seguro Viagem?

É permitido desde que autorizado previamente pela seguradora.

Quando o cliente solicita um seguro viagem já estando fora do país, nosso time entra em contato com a seguradora para solicitar uma autorização especial. A seguradora analisará as informações do viajante e decidirá se autoriza ou não a emissão do seguro.

Caso o cliente compre o seguro viagem estando fora do país, sem a autorização prévia da seguradora, o seguro não terá validade e ele ficará descoberto.

Não vou mais viajar. Posso cancelar o Seguro Viagem e receber meu dinheiro de volta?

Sim. Até 24 horas antes do início da vigência do seguro é possível solicitar o cancelamento e receber de volta o valor pago de forma integral. Basta enviar um e-mail com a solicitação para atendimento@assistentedeviagem.com.br.

O prazo para reembolso é de até 30 dias se o pagamento foi feito por boleto bancário, ou até sete dias se foi pago com cartão de crédito.

Qual é a diferença entre Seguro Viagem, Assistência de Viagem e Seguro Saúde?

Basicamente não há diferença. O termo mais adequado é Assistência Viagem, pois todos os planos de Seguro Viagem oferecem não só seguros, mas também diversas assistências incluindo a principal cobertura que é a assistência médica no exterior para acidentes ou enfermidades.

Devo pagar pela assistência médica e depois pedir reembolso para a seguradora?

Não, nossos planos não são por reembolso, e sim por acionamento. Havendo necessidade de um atendimento médico, basta ligar para a central de atendimento da seguradora e acionar o seguro. Você será encaminhado a um hospital ou clínica, ou será enviado um médico até você. Não é necessário pagar por atendimento médico com recursos próprios para depois pedir reembolso no Brasil. A única exceção a essa regra é para viagens marítimas. Nesse caso é necessário o pagamento das despesas médicas pelo passageiro seguido de posterior solicitação de reembolso.

É possível alterar dados de um seguro após emitido?

Não. Nesse caso, o seguro deverá ser cancelado, e emitido um novo seguro com os novos dados.

Como é feito o contato com a seguradora?

Os telefones de contato com a seguradora, assim como outras formas de contato, estão no certificado eletrônico que é enviado por e-mail após a contratação do seguro, inclusive um número para ligações a cobrar.

Além de um Seguro Viagem Europa eu preciso de uma Carta Schengen ou Certificado Schengen para ingressar na Europa?

Para que um Seguro Viagem seja válido em toda a Europa, especialmente nos países do Tratado de Schengen, basta que ele possua limite de cobertura a partir de 30.000 Euros (ou o equivalente em Dólar) para acidentes, enfermidades e repatriação. O certificado (apólice) desse seguro é o documento que o viajante brasileiro deve apresentar à imigração do país ao qual esteja ingressando, caso seja solicitado. Não existe uma Carta Schengen, ou Certificado Schengen, como se ouve falar por aí.

Há como garantir o envio do médico até o segurado?

A seguradora trabalha com envio de médico até o segurado, no hotel por exemplo. Tudo depende da disponibilidade dos médicos credenciados da seguradora na ocasião do acionamento do seguro.


Leia também nosso manual de utilização do seguro viagem.

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