Seguro Viagem: Dúvidas Mais Comuns

Veja abaixo as perguntas e respostas para as dúvidas mais frequentes dos viajantes em relação ao Seguro Viagem. Ao final do texto você saberá tudo que precisa sobre Seguro de Viagem: o que é; para que serve; como funciona; quem deve contratar e etc.

O que é Seguro Viagem?

Seguro Viagem é um serviço de proteção e assistência ao viajante, que tem por objetivo ampará-lo em situações inesperadas que podem ocorrer durante uma viagem, seja ela internacional ou nacional. O produto é composto por diversas coberturas, assistências e até indenizações.

Veja alguns exemplos do que está incluído:

  • Assistência Médica Hospitalar para Doenças e Acidentes*
  • Telemedicina
  • Assistência Odontológica*
  • Assistência Farmacêutica*
  • Repatriação Sanitária*
  • Traslado Médico*
  • Seguro Bagagem
  • Seguro de Vida e Invalidez*
  • Assistência Jurídica
  • Atraso ou cancelamento de voo

Essas coberturas podem variar de acordo com o plano ou a seguradora contratada, sendo que as coberturas marcadas com "*" estão presentes em todos os planos por serem obrigatórias de acordo com a SUSEP (órgão governamental que fiscaliza o ramo de seguros).

O seguro é válido por um período pré-determinado, geralmente do primeiro ao último dia de viagem, e é informado pelo viajante no momento da contratação.

As seguradoras mantêm centrais de atendimento disponíveis 24h por dia, 7 dias por semana, e inúmeras formas de contatá-la (telefone, e-mail, whatsapp, aplicativo). Se o segurado precisar de algum dos serviços fornecidos pelo seguro, basta ele fazer contato com a central de atendimento para receber a assistência que precisa.

O seguro viagem é um item indispensável em qualquer viagem, pois além de geralmente custar menos que uma simples consulta médica, previne o viajante do risco de contrair uma dívida médica hospitalar que pode se tornar impagável.

Como funciona o Seguro Viagem?

As seguradoras mantêm centrais de atendimento disponíveis 24h por dia, 7 dias por semana, e inúmeras formas de contatá-la (telefone, e-mail, whatsapp, aplicativo).

Se o viajante tiver uma urgência coberta pelo seguro, adoecer ou ter um extravio de bagagem, por exemplo, basta ele fazer contato com a central de atendimento para receber a assistência que precisa.

Seguro Viagem cobre Coronavírus (Covid-19)?

Todos os nossos planos ASSIST CARD garantem tratamento para o Coronavírus (Covid-19).

Para os demais planos, o viajante terá o primeiro atendimento médico coberto pela seguradora. Porém, se confirmado o diagnóstico de Covid-19, o tratamento passa a ser responsabilidade do Governo local.

Como cotar e comprar um Seguro de Viagem?

Siga os passos a seguir e veja como é simples cotar e comprar um seguro de viagem online.

Passo 1: Acesse a página de cotação no link a seguir: https://assistentedeviagem.com.br/seguro-viagem/

Passo 2: Informe os dados da sua viagem e dos viajantes conforme destacado na figura abaixo

Você precisa informar:

  • A região para onde vai viajar. Se não souber exatamente qual é o continente, consulte aqui.
  • A data de saída do Brasil, ou seja, a data de embarque.
  • A data de retorno ao Brasil. Especial atenção nesse caso, pois a data deve coincidir com a sua chegada ao Brasil (desembarque).
  • A quantidade de pessoas viajando e suas respectivas idades.

Cotação de Seguro Viagem

Passo 3: Clique em VER PLANOS E PREÇOS

Agora você já tem acesso a sua cotação e ela deve se parecer com a seguinte imagem.

Cotação de Seguro Viagem

Clique em VER TODAS AS COBERTURAS do plano que desejar obter mais detalhes.

Passo 4: Quando tiver escolhido o plano que mais lhe agrada em termos de cobertura e preço, clique em COMPRAR.

Passo 5: Agora basta você informar mais alguns dados pessoais, escolher como quer pagar e concluir seu pedido.

Com o pedido concluído e o pagamento aprovado, é só aguardar seu voucher (apólice eletrônica) em seu e-mail. Quando ele chegar estará tudo pronto. Basta imprimir o documento e levá-lo com você na viagem.

Receberei algum documento após contratar o Seguro Viagem?

Sim. Após a contratação e confirmação do pagamento será enviado para o seu e-mail e WhatsApp (se possuir) um voucher (apólice eletrônica). Não há envio de documentos físicos.

Esse voucher contém tudo que você precisa em relação ao seguro viagem: coberturas contratadas; comprovante para apresentar a imigração do país de destino (se solicitado); e todos os meios de contato com a seguradora.

Sugerimos que imprima esse documento e o mantenha junto de você durante toda a viagem.

Em quanto tempo recebo o voucher (apólice) do Seguro Viagem em meu e-mail?

O envio do voucher (apólice eletrônica) é feito logo após a confirmação do pagamento da sua compra.

Para pagamento com cartão de crédito esse processo geralmente leva poucos minutos, mas quando a forma de pagamento escolhida é boleto bancário, o prazo é de um dia útil após a data do pagamento do boleto.

Se você tem urgência em receber o voucher do seu seguro viagem, aconselhamos que opte pelo pagamento com cartão de crédito. Mas se você precisa comprar com boleto, efetue o pagamento dele o mais rápido possível e envie o comprovante para o e-mail atendimento@assistentedeviagem.com.br.

Quando nossa equipe receber o comprovante de pagamento do seu boleto, ela adiantará a emissão do seu seguro e enviará o voucher em seu e-mail o mais rapidamente possível.

Como posso pagar o Seguro Viagem?

O pagamento pode ser feito com cartão de crédito em até 10x sem juros, ou com boleto bancário à vista com 5% de desconto.

O que é Tratado de Schengen?

O Tratado de Schengen é um acordo entre países europeus sobre uma política de abertura de fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países participantes.

Os cidadãos brasileiros não necessitam de visto para entrar nos Países da Europa integrantes do espaço Schengen, quando estiverem se deslocando a turismo e por no máximo 90 dias. Mas devem portar obrigatoriamente um Seguro Viagem com cobertura mínima de € 30.000,00 (ou o equivalente em Dólar).

Leia mais sobre o Tratado de Schengen em https://assistentedeviagem.com.br/blog/tratado-de-schengen-e-seguro-viagem-obrigatorio-para-a-europa/

Viajantes que já estão fora do Brasil podem comprar um Seguro Viagem?

É permitido desde que autorizado previamente pela seguradora.

Quando o cliente solicita um seguro viagem já estando fora do país, nosso time entra em contato com a seguradora para solicitar uma autorização especial. A seguradora analisará as informações do viajante e decidirá se autoriza ou não a emissão do seguro.

Caso o cliente compre o seguro viagem estando fora do país, sem a autorização prévia da seguradora, o seguro não terá validade e ele ficará descoberto.

Não vou mais viajar. Posso cancelar o Seguro Viagem e receber meu dinheiro de volta?

Sim. Até 24 horas antes do início da vigência do seguro é possível solicitar o cancelamento e receber de volta o valor pago de forma integral. Basta enviar um e-mail com a solicitação para atendimento@assistentedeviagem.com.br.

O prazo para reembolso é de até 30 dias se o pagamento foi feito por boleto bancário, ou até sete dias se foi pago com cartão de crédito.

Qual é a diferença entre Seguro Viagem, Assistência de Viagem e Seguro Saúde?

Podemos dizer que o Seguro Viagem é uma evolução do serviço de Assistência de Viagem, desde que ganhou definitivamente o status de seguro em 2016 quando o serviço foi regularizado pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados).

Desde então o produto de Seguro Viagem passou a ser mantido e garantido por seguradoras devidamente autorizadas a operarem no Brasil.

Já o termo Seguro Saúde é uma expressão usada equivocadamente para se referir ao Seguro Viagem. Seu uso é vedado pela SUSEP para que o Seguro de Viagem não seja confundido com um Seguro Saúde (saúde complementar), ou um convênio médico convencional, que tem por finalidade prover apenas assistência médica e somente em território brasileiro na maioria dos casos.

O Seguro Viagem é um serviço mais amplo, que além de fornecer assistência médica para doenças e acidentes, engloba uma séria de outras coberturas que vão desde localização de bagagem extraviada até repatriação sanitária.

Se você precisa de um serviço de assistência médica internacional para viajantes, desses que são exigidos por departamentos de imigração, consulados, e para obtenção de vistos, o que você precisa é de um Seguro Viagem.

Devo pagar pela assistência médica e depois pedir reembolso para a seguradora?

Normalmente, não. A assistência médica por acidente ou enfermidade funciona por acionamento. Ao acionar o seguro viagem pela central de atendimento da seguradora, ela encaminhará o segurado a um centro médico mais próximo de sua localização.

Em alguns casos um médico poderá ir até o segurado, no hotel por exemplo. O atendimento médico via reembolso será necessário em viagens de navio, ou se o segurado se dirigir por conta própria ao hospital sem prévia autorização da seguradora, ou ainda, se não houver rede credenciada na cidade onde o viajante se encontra.

É possível alterar dados de um seguro após emitido?

Não. Nesse caso, o seguro deverá ser cancelado e emitido uma nova apólice com os novos dados.

Assim, se você necessita alterar seu seguro por qualquer motivo, entre em contato com a nossa equipe e faça a solicitação.

Como é feito o contato com a seguradora?

Os telefones de contato com a seguradora, assim como outras formas de contato, estão no voucher que é enviado ao segurado por e-mail após a contratação do seguro.

Geralmente as seguradoras disponibilizam inúmeros meios de contato, como: número para ligação gratuita, número de telefone local, número para ligação a cobrar, WhatsApp, e-mail, e algumas possuem aplicativo para celular para esse fim.

Além de um Seguro Viagem Europa eu preciso de uma Carta Schengen ou Certificado Schengen para ingressar na Europa?

Para que um Seguro Viagem seja válido em toda a Europa, especialmente nos países do Tratado de Schengen, basta que ele possua limite de cobertura a partir de 30.000 Euros (ou o equivalente em Dólar) para acidentes, enfermidades e repatriação.

O voucher (apólice eletrônica) desse seguro é o documento que o viajante brasileiro deve apresentar à imigração do país ao qual esteja ingressando, caso seja solicitado. Enfim, não existe uma Carta Schengen, ou Certificado Schengen, como se ouve falar por aí.

Há como garantir o envio do médico até o segurado?

As seguradoras trabalham com envio de médico até o segurado, no hotel por exemplo. No entanto, essa prática depende da disponibilidade dos médicos credenciados à seguradora na ocasião do acionamento do seguro.

O que é Telemedicina?

Seguro Viagem - Telemedicina
Telemedicina. Imagem: Pixabay.

Telemedicina se refere ao atendimento médico prestado através de tele ou vídeo conferência.

Assim, em casos de enfermidades de baixa complexidade, uma ida a um centro médico por ser evitada através dessa prática, poupando tempo e dando mais conforto ao viajante.


Leia também nosso manual de utilização do seguro viagem.

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