Vistos para os EUA: Diferenças entre o visto de turista e o visto de estudante

Está planejando viajar e seu destino é o Estados Unidos? Então, antes de mais nada, você precisa conhecer e entender tudo sobre o visto que você deverá solicitar. O visto é um documento essencial para entrar no país de forma segura, por isso, é importante que você conheça as principais diferenças entre o visto de turista e o visto de estudante, que são os dois tipos mais solicitados.

Ficou perdido só de ler essas primeiras linhas? Fique calmo, nas próximas linhas iremos te explicar a diferença dos dois e te mostrar as vantagens de cada um.

Diferenças entre o visto de estudante e o visto de turista

Na hora de solicitar o visto você deve ter em mente é qual a sua intenção com a viagem. Se você estiver indo viajar apenas para conhecer ou visitar algum familiar o visto certo será o visto de turista (B1/B2) mas, caso você esteja indo com o propósito de estudar você deverá solicitar o visto de estudante (F1). O visto de estudante só será concedido caso seu curso ultrapasse a carga horária de 18 horas semanais, caso o curso não tenha essa duração esse tipo de visto não será cedido.

Cada um dos vistos permite que você permaneça no país por um período de tempo. O visto de turista permite que você fique por até 6 meses dentro do país, já o visto de estudante lhe permitirá ficar por toda a duração do curso e um pouco mais para que você viaje e conheça toda a região (se seu curso tem o período de 10 meses eles lhe concederão um visto de 12 meses, 10 para o curso e 2 para você conhecer o país).

Vantagens do visto de turista

O visto de turismo pode oferecer algumas vantagens a quem o solicita, confira:

  • Pouca burocracia: Este tipo de visto é o menos burocrático de todos! Com ele você poupa tempo e dores de cabeça com comprovações;
  • Boa duração: O visto de turista tem validade de 10 anos. Contudo, isso não significa você poderá ficar todo esse tempo no país;
  • Cursos: Você poderá fazer cursos com o visto de turista normalmente, desde que eles tenham menos que 18 horas semanais.

O visto de turista possui mais vantagens do que desvantagens. Sua principal desvantagem é na extenção da estadia no país, caso precise você terá pela frente um processo burocrático e demorado.

Vantagens do visto de estudante

A principal vantagem do visto de estudante é que ele pode prolongar sua estadia no país. Caso você precise ficar por mais tempo o processo será fácil e prático, sendo tudo resolvido em poucos dias.

A desvantagem desse tipo de visto é que todo o processo precisa ser feito diretamente no Brasil. Vale lembrar que é obrigatório a comprovação de pelo menos 20 horas semanais de estudo.

Entretanto é importante lembrar que o visto não garante a sua entrada nos Estados Unidos. Sua entrada só será permitida quando você chegar no aeroporto pelo agente de imigração, mas não se preocupe, pois os critérios utilizados por ele são os mesmos utilizados pela baixada americana no Brasil.

Agora que você já tem na ponta caneta todos os detalhes para conseguir seu visto você já pode planejar sua viagem ou seu intercâmbio com segurança, não se esqueça, viajar é ótimo mas viajar com segurança é ainda melhor.

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).