Visto para EUA: tipos de visto, taxas e dicas para solicitar

Tirar o visto para EUA é uma das grandes dúvidas da maioria dos brasileiros que planejam visitar a América do Norte.

Infelizmente, esse é um processo impossível de ser driblado, já que só entra na Terra do Tio Sam quem tem o documento aprovado e válido.

A verdade é que existem muitos boatos sobre a emissão deste documento. 

Afinal, mesmo que muitas pessoas acreditem ser um processo complicado, podemos garantir que este é um processo bastante simples. 

Agora, se você tem dúvidas durante o processo, o Assistente de Viagens preparou este conteúdo justamente para te ajudar a entender melhor todo esse universo.

Saiba o que é preciso para solicitar visto para EUA

Solicitar o seu visto para EUA costuma ser bastante fácil. O primeiro passo para conseguir dar sequência em todas as etapas, é ter todos os seus documentos.

Além disso, é preciso ter paciência no momento de tirar o seu visto, pois é um processo longo e demorado.

Por isso, o prazo “padrão” instituído pelos órgãos competentes costuma ser de três meses e que, preferencialmente, precisam ser feitos com a viagem para os Estados Unidos marcada.

Também existe a possibilidade de tirar o seu documento de forma emergencial, no entanto, o processo é um pouco diferente e só se adequa a casos excepcionais.

Diferenças entre o visto de estudante e o visto de turista

Na hora de solicitar o visto você deve ter em mente é qual a sua intenção com a viagem. Se você estiver indo viajar apenas para conhecer ou visitar algum familiar o visto certo será o visto de turista (B1/B2) mas, caso você esteja indo com o propósito de estudar você deverá solicitar o visto de estudante (F1). O visto de estudante só será concedido caso seu curso ultrapasse a carga horária de 18 horas semanais, caso o curso não tenha essa duração esse tipo de visto não será cedido.

Cada um dos vistos permite que você permaneça no país por um período de tempo. O visto de turista permite que você fique por até 6 meses dentro do país, já o visto de estudante lhe permitirá ficar por toda a duração do curso e um pouco mais para que você viaje e conheça toda a região (se seu curso tem o período de 10 meses eles lhe concederão um visto de 12 meses, 10 para o curso e 2 para você conhecer o país).

 

Vantagens do visto de turista

O visto de turismo pode oferecer algumas vantagens a quem o solicita, confira:

  • Pouca burocracia: Este tipo de visto é o menos burocrático de todos! Com ele você poupa tempo e dores de cabeça com comprovações;
  • Boa duração: O visto de turista tem validade de 10 anos. Contudo, isso não significa você poderá ficar todo esse tempo no país;
  • Cursos: Você poderá fazer cursos com o visto de turista normalmente, desde que eles tenham menos que 18 horas semanais.

O visto de turista possui mais vantagens do que desvantagens. Sua principal desvantagem é na extenção da estadia no país, caso precise você terá pela frente um processo burocrático e demorado.

Vantagens do visto de estudante

A principal vantagem do visto de estudante é que ele pode prolongar sua estadia no país. Caso você precise ficar por mais tempo o processo será fácil e prático, sendo tudo resolvido em poucos dias.

A desvantagem desse tipo de visto é que todo o processo precisa ser feito diretamente no Brasil. Vale lembrar que é obrigatório a comprovação de pelo menos 20 horas semanais de estudo.

 

Entretanto é importante lembrar que o visto não garante a sua entrada nos Estados Unidos. Sua entrada só será permitida quando você chegar no aeroporto pelo agente de imigração, mas não se preocupe, pois os critérios utilizados por ele são os mesmos utilizados pela baixada americana no Brasil.

Agora que você já tem na ponta caneta todos os detalhes para conseguir seu visto você já pode planejar sua viagem ou seu intercâmbio com segurança, não se esqueça, viajar é ótimo mas viajar com segurança é ainda melhor.

 

Posicionamento da embaixada EUA: solicitação de visto e coronavírus

Com o surgimento do coronavírus, a Embaixada dos Estados Unidos e os Consulados no Brasil decidiram cancelar as entrevistas rotineiras para a emissão do visto para EUA para imigrantes e não imigrantes.

Conforme as condições de cada cidade, é permitido continuar a oferecer serviços essenciais da Missão e dos vistos de emergência.

Apesar de a Embaixada americana não estipular uma data exata para a volta da emissão de vistos, é garantido que o processo será feito o mais rápido possível, de acordo com o controle do Covid-19.

Saiba como tirar o visto para EUA

Como dito anteriormente, alguns documentos e processos são necessários no momento da emissão do visto para EUA. 

Mas fique tranquilo, vamos mostrar todos os passos para você!

Preencha o formulário DS-160

O primeiro passo para tirar o seu documento americano é preencher o formulário de visto DS-160.

É preciso ter muita atenção neste passo pois qualquer erro de informação pode prejudicar todo o processo de aplicação do visto, podendo até ocasionar na negativação do documento.

Quando estiver preenchendo o formulário, salve todas as etapas e guarde o número do seu documento para que possa acessá-lo novamente depois, se necessário.

Após isso ter sido feito, chega o momento de realizar o pagamento da taxa do visto. Com o comprovante de pagamento em mãos, você já poderá marcar a sua entrevista com o CASV.

Se apresente no CASV

O próximo passo para tirar o seu visto americano é comparecer a um dos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) para realizar a coleta dos dados biométricos (impressões digitais e foto) e para complementar o seu pedido.

É preciso também levar o passaporte válido e a página impressa de confirmação do formulário DS-160.

Solicitantes acima de 66 anos ou com menos de 15 anos estão isentos da coleta de impressões digitais. 

Eles mesmos ou seus representantes legais devem entregar uma foto 5×7 e a página de confirmação do DS-160 no centro de atendimento mais próximo.

 

Entenda o importância da entrevista para conseguir o visto para EUA

Muitas pessoas acabam se perguntando sobre a necessidade de se ter uma entrevista para conseguir tirar o visto americano

Acontece que esse processo tem uma grande importância, já que é com ele que o entrevistador consegue definir se o solicitante tem condições reais de viajar e se manter no local pelo período que apresenta na entrevista. 

Essa etapa também tem como função confirmar todas as respostas que a pessoa colocou no formulário de inscrição, evitando fraudes e até mesmo o tráfico de pessoas.

Portanto, mesmo que seja um “ritual” que muitos têm medo, é possível fazê-lo tranquilamente e sem se preocupar.

 

Entrega do visto para EUA: como acontece?

Quando todas as etapas anteriores tiverem sido passadas, só restará receber o seu visto, que será feito em até 10 dias úteis após a entrevista.

No entanto, existem casos em que o documento acaba demorando um pouco mais para sair, portanto, não finalize seus planos de viagem antes de recebê-lo.

A retirada do visto para EUA é feita diretamente no CASV e os solicitantes receberão um e-mail com todas as instruções para isso.

Uma terceira pessoa poderá fazer a retirada, no entanto, ela precisa apresentar um documento com foto, uma autorização assinada pelo proprietário do visto e uma cópia do documento de identificação do solicitante.

Valor da taxa do visto para EUA em 2021 e como pagar?

Após o preenchimento do formulário do DS-160, você deverá pagar a taxa do visto para EUA no valor de US$160 (em torno de R$880,00).

O pagamento pode ser feito por cartão de crédito através do site de agendamento, por telefone, por boleto bancário ou em dinheiro em qualquer agência do Citibank.

 

Todos precisam de visto para entrar nos EUA?

Sim. Só poderão passar pela fronteira dos Estados Unidos os brasileiros que estiverem com o seu visto americano em dia.

A única “brecha” que esse sistema possui é para as pessoas que têm um passaporte de outra nacionalidade (dupla cidadania).

Isso porque no País Norte-Americano existe um Programa de Isenção de Vistos, que permite aos cidadãos de certos países viajarem para lá a turismo ou negócios sem o documento.

No entanto, para esses casos, é preciso que as pessoas tenham a permanência nos Estados Unidos igual ou inferior a 90 dias.

Esse processo evita os imigrantes ilegais que tentam entrar no País e também mantém o controle de todos que estão lá apenas para viajar, estudar ou morar fora.

 

Como o Assistente de Viagem vai te ajudar com o visto para EUA?

Na plataforma do Assistente de Viagem você encontrará dicas de como tirar o seu visto para EUA e todos os passos e documentos necessários para esse processo.

Além disso, você poderá encontrar um ótimo pacote de seguro de viagem para tornar suas férias ainda mais seguras e sem dores de cabeça.

No nosso site você poderá encontrar a melhor opção para sua viagem, além de não precisar apertar o bolso para isso.

Conte com o Assistente de Viagem e tenha o seu visto americano sempre em dia e uma ótima segurança para casos de emergência.

Conclusão

Apesar de o processo de tirar o seu visto para EUA ser um pouco longo e trabalhoso, é possível fazê-lo sem medo.

Seguindo todos os passos descritos acima, você poderá ter o seu documento em dia e já marcar a sua próxima viagem.

Já tirou seu visto para EUA? Se sim, conta sua experiência aqui nos comentários e ajude quem ainda está iniciando o processo para visitar os nossos vizinhos Norte-Americanos.

 

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).