Um bom mochilão é uma combinação entre viagem de baixo custo e a liberdade de se aventurar em destinos únicos. Este é o principal motivo que leva as pessoas a adotarem esta forma de turismo. Trata-se inclusive de uma prática que se ajusta tanto aos destinos urbanos, quanto àqueles em meio a natureza.
É claro que antes de fazer uma viagem, seja esta qual for, muitas precauções devem ser tomadas. Afinal, ninguém deseja ter o seu momento de relaxamento arruinado por algum infortúnio. É neste momento que se deve considerar o seguro viagem para mochileiros.
Nessas horas é importante garantir uma boa cobertura e conferir se o atendimento em questão se estende ao país que será visitado. Também é relevante que você saiba como encaixar o seguro nas suas necessidades.
Viagens muito longas, por exemplo, podem acabar tendo de ser interrompidas. Neste caso o cancelamento deve estar previsto no serviço contratado. Hoje ainda há muita gente nutrindo a ideia de que seguros são caros. Saiba, no entanto, que é possível adquirir um seguro viagem para mochileiros com um bom custo-benefício. Vamos esclarecer neste texto as maiores dúvidas que você pode ter a respeito do assunto.
Como funciona um seguro viagem para mochileiros?
O primeiro diferencial a ser mencionado aqui é a cobertura médica mais ampla do que a apresentada por outras apólices. Quem é afeito aos esportes radicais, como bungee jump e mergulho, encontrará amparos adicionais.
É comum ainda que um mochilão dure certo tempo, razão pela qual estes seguros podem se estender por prazos maiores. Durante este intervalo o segurado dispõe de cobertura ininterrupta. O que se garante com isso é a sua própria segurança no decurso da viagem.
É algo que vem a calhar em casos de acidente, por exemplo. Especialmente porque os tratamentos médicos no exterior tendem a ser muito caros. Lembremos, porém que os atendimentos não são válidos apenas em situações mais graves.
Se você ficar doente este acompanhamento da sua saúde também poderá ser necessário. As intoxicações alimentares, por exemplo, são muito comuns, independente do destino escolhido pelo mochileiro. Com um seguro de viagem você adquire maior tranquilidade, garantindo que nenhuma emergência de saúde resulte em desamparo.
O que mais a apólice deve cobrir?
As questões de saúde cobrem apenas uma parcela dos problemas que você deseja evitar em uma viagem. Reunimos a seguir alguns tópicos importantes que são garantia de que o seu mochilão poderá ser feito sem nenhuma preocupação. Ao comprar o seu seguro verifique estes itens com atenção.
• Despesas de viagem
Neste tópico entram algumas questões delicadas, como o extravio de bagagem. Sabemos que este é um problema que pode acontecer em qualquer lugar. Em alguns casos o seguro oferece até mesmo auxílio para que o mochileiro encontre os seus pertences. Esta assistência se estende também para a perda de documentos.
Outras situações podem envolver atraso de voos e até mesmo o cancelamento da viagem. A maioria dos seguros oferece indenização para os viajantes que encarem estes acontecimentos. Ainda assim, não se esqueça de que os problemas com bagagens em voos são de responsabilidade da companhia aérea.
• Auxílio jurídico
Embora este seja um caso extremo vale seguir o que diz a velha máxima: melhor prevenir do que remediar. Por conta disso, não é demais garantir que o seguro tenha cobertura para eventuais despesas jurídicas e legais. Esta assistência vai colaborar também nos casos de documentos extraviados. Ou seja, o suporte legal pode ser útil onde você menos espera.
Fique atento! Alguns países exigem o seguro
Embora o seguro tenha sido por muito tempo opcional, hoje ele se tornou obrigatório para visitar certos países. A Europa, por exemplo, utiliza o chamado Tratado de Schengen. Este determina uma cobertura mínima de 30 mil euros para os viajantes ou o equivalente em dólares. É importante conferir também se o país escolhido tem cobertura do seu plano.
Para quem não domina bem outras línguas pode ser um diferencial os serviços com atendimento em português. Estas são as principais informações que tínhamos a passar sobre o assunto. Especialmente para os mochileiros, que costumam viajar sozinhos, todo cuidado é válido. Portanto, não deixe de sair do Brasil já preparado para qualquer eventualidade. Só assim você poderá aproveitar ao máximo a liberdade que um bom mochilão oferece.
Faça uma cotação
Quer descobrir os melhores planos e seguradoras para o seu seguro viagem para mochileiros? Venha fazer uma cotação conosco. Confira aqui como fazer a sua cotação ainda hoje e conheça as melhores condições de pagamento.