Roteiro de Viagem: Organize sua Viagem Perfeita

Você vai viajar e não sabe por onde começar o planejamento?

Está na hora de criar um roteiro de viagem para te ajudar.

Como fazer o seu roteiro de viagem?

O roteiro de viagem é como um plano de viagem, serve para dar um rumo ao que você vai fazer todos os dias do seu passeio.

Através desse planejamento, você consegue se organizar e garantir a viagem perfeita, sem estourar o orçamento, ou perder os melhores pontos turísticos, como:

  • As datas das suas viagens;
  • Quais destinos visitar;
  • Período de duração;
  • Controlar os seus gastos;

Tomar como estes cuidados é ótimo para não ter surpresas durante a viagem, e acabar com imprevistos desagradáveis. Além de garantir menos ansiedade e estresse 🙂

Continue a leitura e veja mais sobre como criar um roteiro de viagem perfeito, independente do destino que escolher.

Como organizar um roteiro excelente?


Primeiro entenda como é, de fato, um roteiro de viagem. Veja um exemplo de roteiro de viagem que fizemos para Campos do Jordão, nele mostramos lugares e informações para ter dias incríveis durante a viajem.

Entenda o seu perfil de viajante

Descobrir qual tipo de viajante você é, para então, fazer as escolhas certas, é um ótimo começo de planejamento de roteiro.

Afinal de contas, é bom que antes de decidir os destinos, datas e orçamentos, você descubra qual é o seu estilo de viagem. Pois, entender melhor qual o tipo de lugar e experiência que você procura, vai fazer da sua viagem um sucesso.


Algumas perguntas importantes para definir qual tipo de viajante é você:

  • Você prefere ter tudo planejado antes ou gosta de surpresas?
  • Prefere viagens de carro ou avião?
  • Precisa de conforto ou quer simplicidade?
  • Quer aproveitar mais de um hotel ou prefere se hospedar em um lugar mais econômico e conhecer as pessoas da localidade?
  • Prefere diversões para família, casal ou amigos?
  • Quais são os tipos de lugares que quer frequentar: museus, parques, cachoeiras, praias ou centros históricos?
  • Em que época do ano pretende viajar
  • Qual tipo de viagem vai fazer: lazer ou negócios

Através destas perguntas, você pode escolher o que é mais adequado ao seu estilo e expectativas de viagem.

Fazer a escolha certa é importante, mas não deixe a indecisão atrapalhe seu momento de diversão. Afinal de contas, é bom planejar para evitar problemas, mas, o mais valioso em uma viagem é aproveitar ela.

Criando o seu próprio Roteiro de Viagem

Agora que você já conhece alguns dos seus objetivos e tem metas bem definidas, pode criar o seu próprio planejamento. Mas como fazer isso e ter a viagem dos sonhos?

Sendo um roteiro nacional ou internacional, você pode seguir as dicas a seguir, como um passo a passo. Confira!

1. Decidindo os destinos

Um dos principais passos no roteiro de viagem é escolher para onde quer ir.

Por isso, você precisa pesquisar os lugares que mais agradam e que, além disto, tenham pontos turísticos do seu interesse.

Não esqueça de considerar a cultura local com um diferencial no destino escolhido, culturas interessantes e diferentes tornam a experiência única.


Também é importante escolher entre uma viagem nacional ou internacional.

Sendo o Brasil um país enorme, nele existem diversas culturas regionais, e, portanto, vários estilos de turismo.

Viagens nacionais podem ser impressionantes e tem a facilidade de contar com bancos conhecidos e a língua brasileira.


Já para as viagens internacionais, as opções são muitas. Existem lugares incríveis para viajar no mundo e você pode escolher um que seja bacana e caiba no orçamento que tem disponível.

Considere sempre os preços de passagens entre os lugares e facilidades entre conexões. Entre distâncias curtas, você pode sempre optar entre ônibus, carro ou trem. Isso já facilita muito o seu planejamento.

Entre distâncias maiores, fique de olho nos preços dos voos. E também não esqueça de conferir se a conexão vai tomar muito tempo da sua viagem. Recomendamos conferir a ferramenta de pesquisa por voos do Google.

2. Orçamento Disponível

Ao definir o lugar para onde deseja ir, você pode ter uma noção melhor dos preços praticados por lá e saber de quanto vai precisar para ir a esse destino.

Antes de viajar você já pode ter uma ideia de gastos conferindo o Numbeo. Além disso, confira os preços dos passeios turísticos nos sites oficiais.

Agora, basta alinhar o seu orçamento disponível com o custo necessário para a viagem. Vamos lembrar quais são os principais custos envolvidos numa viagem: Passagens, Hospedagem, Alimentação, Pontos turísticos, Transporte interno, Mercado, Compras, Seguro de Viagem, entre outros.

Caso o custo extrapole as suas finanças, considere viajar para outro destino ;). Você vai se divertir mais tendo liberdade financeira para aproveitar o seu passeio.

3. Quando deseja viajar?

É importantíssimo alinhar o destino e orçamento com a época do ano que vai viajar, evitando estragar seu passeio.

Dependendo do local, em determinadas épocas do ano, o clima pode não ser agradável ou pode ser bem mais caro que em outros períodos.


Além disso, se seu objetivo é aproveitar a praia, em certos lugares pode estar mais chuvoso, por exemplo. Por isso, ao decidir o local, procure a data mais interessante para o seu destino e inclua no seu roteiro de viagem.

4. Disponibilidade para Viagem

Agora que já decidiu para onde vai, qual o orçamento e em qual época deseja viajar, é necessário escolher os dias.

O dia de ida e volta pode fazer com que economize em passagens e até em hotéis. Mas, além disso, é importante ver quantos dias você tem disponível para a sua viagem.

5. Pesquise sua Hospedagem bem localizada

Além do destino, como País, Estado ou Cidade, é importante definir os locais mais bacanas para conhecer por lá. Dessa maneira, você pode escolher os hotéis mais próximos do seu ponto de interesse e também analisar os outros quesitos, como:

  • Comodidade;
  • Conforto;
  • Preço;
  • Opções de entretenimento;
  • Opções de lazer;
  • Localização.

A pesquisa pelo local ideal é imprescindível no seu roteiro de viagem

Existem algumas perguntas que podem salvar a sua viagem, evitando que imprevistos aconteçam, como:

  • Qual época é alta temporada e como o local fica nesses dias?
  • Quais são as atrações em altas e baixas temporadas? Elas são interessantes para você?
  • Como você pode chegar ao seu destino?
  • A localização é boa e te dá oportunidade para conhecer os pontos de interesse no destino?
  • Para as viagens internacionais: é necessário ter visto, passaporte ou vacina?
  • Em viagens nacionais ou internacionais: você tem algum outro meio de se proteger contra imprevistos? (Como um seguro viagem, por exemplo).

Seja precavido

Independente de ser uma viagem a negócios, lazer ou estudos, é importante ter uma segurança – mesmo que as suas atividades não sejam “radicais”.

Imagine, por exemplo, que você viaje para qualquer Estado do Brasil e, de repente, acabe ficando doente. Isso fica ainda pior quando o seu convênio médico não cobre fora do seu Estado. Já parou para pensar em passar por isso fora do País, sem atendimento público e pagando em dólares?

Por isso, é importante procurar uma assistência de viagem, considerando as melhores coberturas para você. Quer viajar sem imprevistos? Entre em contato e tire as suas dúvidas

Roberta Fonseca :Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).