Renovar passaporte: documentos e valores

Não deixe para renovar passaporte na última hora

Se você chegou a esse texto é porque das duas uma: ou o seu passaporte venceu ou você é um grande desbravador do mundo e já conheceu, ousamos chutar, uns 50 países, e completou todas as folhas dele, certo? Vamos trabalhar com a segunda hipótese, que é mais divertida. De qualquer forma, é hora de renovar passaporte!

O documento mais valioso de qualquer viajante, o passaporte, permite o direito de ir e vir para qualquer lugar do mundo. É nele que ficam registros de entrada e saída dos países e, com eles, muitas experiências. Para quem ama viajar, os carimbos são verdadeiras medalhas e frutos de admiração.  

O processo para renovar passaporte é basicamente o mesmo que você fez para emitir a primeira via do documento e deve ser feito a cada 10 anos para adultos. Entretanto para menores de 18 anos as validades são diferenciadas. Confira abaixo:

  • 1 ano de validade para bebês com até 12 meses
  • 2 anos de validade para crianças de até 2 anos
  • 3 anos de validade para crianças de 2 a 3 anos
  • 4 anos de validade para crianças de 3 a 4 anos
  • 5 anos de validade para quem tem de 4 a 18 anos

Agora que você já sabe quando é necessário renovar passaporte, confira o passo a passo para renovação:

O preenchimento do formulário é a primeira etapa para renovar passaporte

O primeiro passo para renovar passaporte é preencher o formulário solicitando a nova emissão. Para isso, basta acessar o site da Polícia Federal. Lá você encontra  o formulário a ser preenchido. Neste documento, você informa os seus dados incluindo local de nascimento, estado civil e outros documentos, por exemplo. Além disso, você deve informar também os dados do seu último passaporte. 

Para renovar passaporte também paga taxa

Assim como na emissão, você só pode agendar a ida à Polícia Federal depois de pagar uma taxa. O boleto é de R$257,25 e é gerado logo depois de completar o cadastro no site. Não se esqueça: é importante guardar o comprovante de pagamento para apresentar à PF.

Documentos necessários para renovar passaporte

Como já informado aqui, os documentos para renovar passaporte são os mesmos solicitados para emitir pela primeira vez o documento: 

  • RG
  • CPF
  • Último passaporte
  • Comprovante do pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU)

Evite pagar mais taxas. Caso você não tenha em mãos o passaporte anterior ou o boletim de ocorrência em caso de perda ou roubo, é necessário pagar uma taxa a parte para a renovação do passaporte. Essa taxa custa R$ 514,50 – o que equivale ao valor de duas emissões do documento. Por isso, fique atento!

Hora de sair de casa e ir até o Departamento da Polícia Federal

Com o formulário preenchido, a taxa paga e documentos exigidos em mãos, no dia e horário marcado, você se apresenta na Polícia Federal. Lá você faz a foto, recolhe as digitais e a assinatura do passaporte. Feito isso, o processo para renovar passaporte está praticamente concluído e é só aguardar o documento ficar pronto para retirá-lo.

Para os ansiosos de plantão, é permitido acompanhar a solicitação através do site da Polícia Federal. Para isso, você vai informar o número de protocolo do processo e CPF.

Hora de buscar o passaporte

Chegou a hora mais esperada, o documento cheio de folhas brancas aguardando novos carimbos está pronto. Com data e horário agendado, você deve ir pessoalmente até o departamento da Polícia Federal portando documento de identificação e o protocolo de processo. Viu só como é simples para renovar passaporte?

E aí, qual vai ser o primeiro carimbo?

Aqui no nosso blog, temos várias dicas de destinos incríveis para você conhecer, apreciar e curtir. Além disso, na hora de planejar a viagem, não se esqueça de contratar um seguro viagem. Neste momento tão especial, ninguém merece passar perrengue, não é mesmo?!

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).