Cidades turísticas do México: 6 destinos imperdíveis para conhecer!

As cidades turísticas do México se destacam para os amantes de história e cultura latino-americana por oferecer atrativos diversos. Ou seja, assim como acontece no Brasil, as dimensões do país tem um gama imensa de regiões com suas próprias características.

De modo geral, o México é um país acolhedor e possui enorme receptividade para turistas brasileiros.

Por isso, o Assistente de Viagem preparou este artigo exclusivo para trazer dicas sobre o que fazer nas principais cidades turísticas do México. Separe seu seguro viagem internacional e confira conosco essa leitura incrível!

Entrada das cidades turísticas do México pós pandemia

Ainda que a pandemia não esteja oficialmente no fim mas apresente números que oferecem tranquilidade, é importante explicar os protocolos mexicanos para a entrada de turistas estrangeiros.

De modo geral, todos os viajantes estão sujeitos a exames de saúde, avaliação visual e verificação de temperatura na chegada. Contudo, as medidas são mais protocolares da alfândega do que, necessariamente, referentes à Covid-19.

Além disso, o país não exige o Certificado Internacional de Vacinação nem o seguro viagem, porém a recomendação é sempre tê-los. Isso porque, no caso do certificado, garante sua integridade física e mental e evita o risco de doenças.

Por sua vez, o México não oferece um sistema de saúde gratuito para turistas. Ou seja, caso precise acionar assistência médica ou hospitalar, você pode ter que desembolsar altos valores.

Dito isto, conheça nossa lista com 7 cidades turísticas do México.

1 – Guadalajara

Primeiramente, é importante explicar que Guadalajara abre nossa lista por ser a cidade onde nasceu a bebida símbolo do país: a tequila. Contudo, da capital mexicana até lá são quase 550 km.

Situada no Estado de Jalisco, Guadalajara é famosa por seus mariachis e possui prédios históricos e monumentos que datam do período colonial mexicana.

Dentre os mais famosos, se destacam o Teatro Degollado e o Palacio del Gobierno, com murais do pintor José Clemente Orozco, figura importante no México.

Se você ama artesanato e comidas típicas, pode passar pelo Mercado San Juan de Dios e aproveitar para provar as mais saborosas tequilas do mundo.

2 – Guanajuato

Patrimônio da Humanidade tombado pela Unesco desde 1988, Guanajuato fica a 365 km da capital do México e se localiza no estado de mesmo nome. Com arquitetura colonial, ela lembra algumas das cidades históricas de Minas Gerais, devido suas vielas e casarões.

Além disso, também possui minas desativadas de ouro, dentre elas, a de maior profundidade do mundo.

Para passeios ao ar livre, se destacam o Callejón Miguel Hidalgo, Del Beso e De La Condesa. Em ambos é possível apreciar cenários típicos e repletos de vida e história.

Contudo, se você curte atrações exóticas, dê uma passado no Museu das Múmias. Por lá, você vai se deparar com múmias exumadas de antigos habitantes de Guanajuato.

3 – Puebla entre as principais cidades turísticas do México

Mais uma cidade tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco, Puebla fica a apenas 140 km da Cidade do México. Por isso, costuma ser uma ótima opção para quem busca um roteiro de um único dia fora da capital.

A cidade é muito famosa pela sua gastronomia, com doces e bebidas típicas do país, como o mexcal, o pulque e os bolos de elote. Aliás, elote nada mais é do que uma espiga cozinha na brasa e temperada com especiarias, maionese e queijo.

Para os amantes de arquitetura, o centro de Puebla reserva uma parada obrigatória, já que conta com edifícios coloniais elegantes e imponentes e a Catedral de Puebla, que data de 1530.

Por último, você precisa ter no roteiro uma vista até a pirâmide de Tlachihualtépelt, cuja extensão é de 16 mil metros e é considerada como a maior do mundo.

Conheça 6 pontos turísticos do México

4 – Mérida, península de Yucatán

Na ponta extrema do sul do México está Mérida, distante mais de 1400 km da capital. Ou seja, a cidade está mais próxima do Caribe do que da Cidade do México. Cheia de zonas arqueológicas e lindas paisagens naturais, claro que o destaque vai para as praias.

Contudo, Mérida também merece atenção pelo Museu Regional que abriga algumas das principais peças da cultura maia. Além disso, oferece turismo ecológico surpreendente para quem busca mergulhos em águas límpidas e transparentes.

Ainda na Península de Yucatán, é possível dar uma passada no famoso sítio arqueológico de Chichén Itzá, a cerca de 2 horas da cidade. Isso porque ele foi nomeado como uma das sete maravilhas do mundo e é uma experiência única.

5 – San Miguel de Allende

Em comparação com as demais cidades turísticas do México que citamos até aqui, San Miguel de Allende é relativamente grande. Com seus 130 mil habitantes, tem mais de 10% da população formada por estrangeiros.

Diversos visitantes costumam dizer que ela é a cidade mais bonita do México, e em 2008, a revista Condé Nast Traveller foi além: a escolheu como a melhor cidade do mundo.

Opiniões e votos à parte, as ruas de pedra, os pátios floridos  e as construções coloniais de San Miguel são de encher os olhos. E tem mais: você pode comer os tradicionais churros em qualquer esquina da cidade.

Merece uma visita com mais tempo a Igreja de São Miguel Arcanjo e o Tempo de San Francisco.

6 – San Luis Potosi

A cidade e o estado do próximo nome na lista das cidades turísticas do México possuem o mesmo nome. E em ambos, há uma explosão multicultural que envolve história, arquitetura barroca e gastronomia.

San Luis Potosi fica a 418 km da capital do México e todo passeio por lá pode começar pela Plaza del Armas, onde fica o Palácio Municipal e a Catedral Metropolitana.

Além disso, destaca-se o Museu de Las Tradiciones Potosinas e a Huasteca Potosina. Este segundo conta com vários cenotes (cavidades com poços profundos de água) e possuem cenários espetaculares.

Curtiu as cidades turísticas do México? Faça seu seguro com o Assistente de Viagem!

Após conhecer os atrativos das principais cidades turísticas do México, temos uma última dica para que sua viagem até lá seja absolutamente inesquecível.

No portal do Assistente de Viagem, você pode cotar nas melhores seguradoras do país, um seguro viagem nacional para ter um passeio tranquilo e seguro. Dessa forma, você não se preocupa com nada e ainda evita imprevistos ou problemas.

Por fim, se quiser ler mais sobre viagens, continue no Blog do Assistente de Viagem.

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).