Plano de viagem: planejando a viagem perfeita

Organizar a viagem perfeita

Antes de sair por aí comprando qualquer passagem ou reservando qualquer hotel, é necessário criar um plano de viagem. Calma, isso pode ser uma atividade muito divertida, mas também é importante ter bastante atenção, especialmente se estamos falando de uma viagem internacional.

Independente do seu destino, separamos aqui algumas dicas valiosas para que você possa planejar todos os passos da sua viagem, desde a escolha do destino até a escolha do seguro viagem.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa.

O PASSO A PASSO NA HORA DE FAZER UM PLANO DE VIAGEM

Dividiremos o passo a passo desde a maturação da ideia da viagem até a sua execução, que é a compra de passagens e de outros itens necessários para que dê tudo certo.

Os preparativos

  1. Escolhendo o destino: para onde ir?

Talvez a resposta para essa pergunta seja um tanto quanto óbvia: para onde eu quiser ir. Exato! Mas ainda existem algumas coisas a serem ponderadas.

  • Quando tempo a viagem irá durar?
  • Quanto dinheiro irei levar comigo?
  • Os passeios que eu quero fazer condizem com a época do ano?
  • Qual é o custo de vida nesse local?
  • Qual é o custo benefício dessa viagem?

Vamos explicar o porquê de você precisar saber as respostas para todos esses questionamentos. Digamos que você pensa em fazer uma Eurotrip. Para conseguir fazer isso da forma apropriada, você precisará de mais de uma semana.

Caso a viagem seja durante as suas férias ou folgas, você deve considerar destinos mais próximos. O custo de passagens aéreas mais o tempo que você vai passar no avião não compensa uma semana na Europa ou em qualquer outro lugar longe. Isso faz com que o custo benefício da viagem (levando em consideração as experiências que você poderia ter) seja muito baixo.

Considere todas essas respostas para os destinos que você tem em mente e, se necessário faça uma lista. Um ótimo aplicativo para guardar todas essas informações é o Trello, um programa para organizar tudo!

  1. Procurando voos e hospedagem

Vamos às valiosas dicas de como viajar barato: 1) nunca pesquise diretamente nos sites das companhias aéreas. Essa etapa deve ser feita em plataformas de busca como o Skyscanner e Kiwi. Nelas você encontrará os melhores preços e também poderá comparar diversas companhias aéreas e datas.

Outro ponto a se considerar na hora do transporte é 2) tempo de deslocamento versus preço. Muitas vezes, o preço das passagens aéreas pode ser bastante abusivo. Nesse caso, vale a pena considerar os transportes alternativos, como trem ou ônibus.

Depois de saber quando você chegará e quando você deixará o destino de suas férias, está na hora de 3) planejar a sua estadia. Para isso, também é interessante observar alguns pontos: quanto você pode gastar? Você pretende comer fora em todas as refeições? Será que o valor cobrado pelo café da manhã do hotel vale a pena?

Caso a sua viagem consista em passar o dia inteiro na rua, conhecendo cada canto da cidade, é aqui que você pode fazer uma boa economia. Priorize hostels ou mesmo hotéis sem muitos luxos.

Caso você decida por esticar a sua viagem por muitos dias e gosta de privacidade, é interessante considerar a hospedagem em um Airbnb ou um local em que você possa cozinhar. Essa é uma dica de ouro para economizar bastante dinheiro e te oferece uma experiência muito mais imersiva na rotina da cidade.

 

O que você deve preparar para nunca ficar na mão?

Agora que falamos sobre o primordial, também falaremos sobre algumas dicas de preparativos para que você nunca fique na mão.

  1. Compre um chip de celular local em viagens internacionais

O custo de roaming não compensa o custo de adquirir um número local. Além disso, você não quer se aventurar em um país desconhecido com um mapa gigantesco nas mãos, não é? É muito mais seguro e rápido contar com o Google Maps.

Sendo assim, pesquise as empresas de telefonia com melhor cobertura. Caso o seu destino seja a Europa, recomendamos a Vodafone.

  1. Adquira os pacotes de passeio com antecedência

Essa é uma regra que quase nunca falha: comprar ingressos com antecedência é muito mais barato. Na Disney, por exemplo, você pode pagar até o dobro do valor (em dólar) se deixar para comprar o ingresso diretamente nos parques.

Vale muito a pena pesquisar todos os passeios que você quer fazer, organiza-los conforme os dias da viagem e comprar com o máximo de antecedência possível.

  1. Seguro viagem para férias tranquilas

O seguro viagem é o item que garante uma viagem sem paranoia, mesmo quando o seguro não é obrigatório. Com ele você pode ter certeza que terá acesso à assistência médica sempre que precisar e muito mais:

  • Perda ou extravio de bagagem;
  • Cancelamento de viagem;
  • Translado médico;
  • Retorno antecipado.

Esses são somente alguns exemplos. Você pode personalizar a cobertura do seu seguro viagem de acordo com o que achar relevante. Lembre-se sempre de pesquisar as coberturas mínimas obrigatórias para o país de destino e de comparar os preços. Você pode acessar o Assistente de Viagem e ver as promoções que estão acontecendo no momento.

 

Confira ainda nosso infográfico para saber as melhores dicas na hora de planejar sua viagem.

 

O

Visualizar infográfico em PDF

Quer compartilhar essa Informação no seu site? Copie e Cole o Código Abaixo:

 

 

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).