O que fazer em Aracaju: Conheça a capital de Sergipe

Quem vai visitar Aracaju, a capital do Sergipe, e não sabe o que fazer, tem muito para se surpreender nesse lugar incrível. A cidade foi uma das primeiras a ser planejada em todo o país. Suas ruas são projetadas de maneira geométrica e toda a organização da cidade faz com que sua estrutura seja impecável também para os turistas.

Seus planos de ciclovias, sua segurança e outros aspectos positivos, fizeram da cidade um ótimo lugar para morar e visitar.

Para os turistas, as atrações naturais são os principais atrativos da região. Se você não sabe o que fazer em Aracaju e gosta de estar em meio à natureza, a cidade possui parques, praias, rios, manguezais, entre outras atrações que trazem a natureza para perto do visitante.

Visitar a Orla de Atalaia

A Orla de Atalaia é uma das principais atrações do que fazer em Aracaju. A orla possui uma excelente infraestrutura, com quadras esportivas, ciclovias, parques infantis, um lago artificial e feira de artesanatos. Também há bares, quiosques e restaurantes para curtir o ambiente.

É também onde está a “Passarela dos Caranguejos” e você poderá desfrutar da ótima gastronomia local.

Outros atrativos famosos para quem procura o que fazer em Aracaju são os Arcos da Atalaia, o Centro de Arte e Cultura e o Oceanário do Projeto TAMAR.

Andar de catamarã na Crôa do Goré e Ilha dos Namorados

Esse é um dos passeios mais procurados pelos visitantes de Aracaju.Os catamarãs são barcos de dois cascos que partem da Orla do Pôr do sol e vão pelo rio Vaza Barris até a Crôa do Goré.

Esse trajeto dura cerca de 40 minutos até chegar ao banco de areia que é a Crôa do Goré. O banco de areia fica localizado ao meio do rio e lá é possível descer e apreciar a vista junto a um bar-barco que serve petiscos e bebidas.

Depois de sair da Crôa do Goré, o catamarã ainda segue por mais 30 minutos. Esse novo trajeto passa por mangues até chegar à Ilha dos Namorados.

A ilha é uma grandiosa ilha formada entre o Oceano Atlântico e o rio Vaza Barris. Nela toda uma infraestrutura foi preparada para servir petiscos e bebidas.

A estrutura conta com atrações para crianças e guarda-sóis. Essa parada é mais longa, durando aproximadamente 2 horas. Nessa ilha está localizada uma deliciosa piscina natural ideal para as crianças. Após essa parada, o catamarã retorna à Orla do Pôr do sol.

O que fazer em Aracaju: Mercado Municipal Antônio Franco

Para quem não sabe o que fazer em Aracaju ou mesmo onde fazer compras, o Mercado Municipal Antônio Franco é o local ideal para adquirir artesanatos e produtos locais.

Dentre os itens mais comprados no mercado estão as lembrancinhas como camisetas, chaveiros, pinturas, bordados e redes. Os produtos locais como queijos, castanhas, farinhas e doces, também são uma excelente pedida. No Mercado também é possível encontrar alguns restaurantes a preço popular que trazem a comida local feita por moradores da própria cidade.

Explorar o Museu da Gente Sergipana

Já para aqueles que gostam de cultura e história, o Museu da Gente Sergipana é um ótimo passeio.

Além do museu conter muita tecnologia e obras interativas com os visitantes, ainda possui muito da cultura local. Isso porque lá é possível encontrar personagens importantes, culinária típica local, folclore local e imagens históricas da cidade.

O passeio também é muito interessante para as crianças. O local tem diversas brincadeiras, tanto virtuais como com recreadores. Atente-se apenas aos horários de funcionamento que alteram entre os dias da semana e finais de semana.

Passear pelo parque da Cidade Gov. José Rollemberg Leite

Localizado na zona norte da cidade de Aracaju, o Parque da Cidade é uma linda reserva de fauna e flora típicas da Mata Atlântica.

Além de contemplar o parque e poder se reunir com os amigos, o parque ainda abriga outras duas atrações. Uma reserva florestal que pode ser visitada com guias e também um minizoológico, com muitas espécies diferentes.

Também é possível desfrutar a vista de um grande lago com peixes e patos, perfeito para descansar. E, por fim, também é possível fazer um passeio no teleférico do parque. No passeio é possível observar toda a extensão do local, além de observar o minizoológico e partes das cidades e das praias.

Centro de Arte e Cultura José Inácio

Outra atração cultural presente na cidade e que não pode deixar de fora do roteiro do que fazer em Aracaju é o Centro de Arte e Cultura José Inácio.

O Centro está localizado na Orla de Atalaia e pode ser local de inúmeras festividades. Ele conta com lojas de artesanatos locais, roupas e lanchonetes. Também há um espaço destinado a shows, apresentações e festas típicas da região do Sergipe.

Além disso, também existem diversas barracas e stands de comidas. Estão disponíveis comidas típicas e outros pratos como lanches, pizzas, cafés e outros.

Por isso, não deixe de dedicar um tempo do seu dia para passear tanto na Orla de Atalaia como no Centro de Arte e Cultura.

O que fazer em Aracaju: Oceanário de Aracaju

Por fim, outro passeio para se fazer em Aracaju é visitar o Oceanário da cidade.

Ele está localizado na Orla de Atalaia e é gerenciado pelo Projeto Tamar. No local você poderá apreciar 18 aquários e 4 tanques, todos com animais nativos do habitat marinho de Sergipe e também do Rio São Francisco. São ao todo mais de 80 espécies de animais disponíveis para observação. Portanto, não deixe de levar uma câmera para registrar o momento!

Um dos grandes projetos do Oceanário é o tanque das tartarugas.

Dentre as espécies presentes estão Tartarugas-Oliva e Tartarugas Cabeçudas que podem chegar a ter aproximadamente um metro de comprimento. Além dessa atração, também é muito visitado o tanque dos tubarões da espécie tubarões-lixa, que podem ser observados durante todo o horário de funcionamento.

Aracaju: culinária, lazer a noite e festas tradicionais

Com paisagens maravilhosas e uma culinária excelente, Aracaju conquista a todos que passam por essa pequena cidade.

Este município conta com pouco mais de 640 mil habitantes e, apesar de ser a capital do menor estado do Brasil, você com certeza vai se encantar com tudo o que eles têm a te oferecer.

Mesmo com o seu pequeno tamanho, Aracaju é super hospedeira com todos que passam por lá, sendo conhecida como uma das cidades mais acolhedoras do País. 

Apesar de toda a sua beleza, muitas pessoas ainda não conhecem muito sobre esta cidade e ficam em dúvida se vale a pena ou não passar suas férias por lá ou sobre o que fazer nestes dias.

Pensando nisso, o Assistente de viagem preparou um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre Aracaju.

Saboreie as delícias culinárias de Aracaju

A culinária de Aracaju é uma das mais elogiadas de todo o Brasil, mas não é para menos.

Com diversos pratos típicos e um tempero marcante, a comida local deixa sempre um gostinho de quero mais nos seus visitantes.

No entanto, alguns lugares marcam mais do que outros e, neste quesito, não poderia ser diferente. Confira:

Passarela do Caranguejo

Esse local é composto por diversos bares e restaurantes dos quais oferecem uma ótima oportunidade para experimentar o caranguejo sergipano.

O espaço está sempre repleto de turistas e moradores locais que vão curtir essa parte badalada da cidade com muita comida boa.

Bar Cariri

Falando em agito, o Bar Cariri é um ótimo lugar para comer bem e ainda se jogar em uma noite de forró em Aracaju.

Ele é um dos bares que ficam na passarela do caranguejo e por lá você encontra muita música e uma pista de dança muito agradável.

Na alta temporada (como no Carnaval, por exemplo), o bar fica completamente lotado e muito mais agitado do que o habitual.

Côco Sergipe

Outro ótimo local de Aracaju para sair satisfeito com a comida é o Côco Sergipe. 

No entanto, essa opção é mais voltada para quem deseja ter uma noite tranquila e degustar de um belo jantar.

Quem decide passar algumas horas por lá, ainda é recebido com a maresia do mar que fica a um quarteirão de distância do estabelecimento.

Lá você encontrará pratos deliciosos de frutos do mar e típicos italianos. Além disso, o restaurante serve drinks incríveis.

Afinal, onde ficar em Aracaju?

Da mesma forma que você facilmente encontrará diversas variantes de restaurantes e bares que rodeiam a cidade, você não terá nenhuma dificuldade em encontrar um ótimo lugar para se hospedar por lá.

São tantas as opções em Aracaju, que você poderá escolher um local perfeito para o tipo de viagem que você está fazendo.

Onde ficar gastando pouco

Além de encontrar diferentes hotéis e pousadas, você também verá que pode facilmente passar suas noites na cidade, pagando pouco por isso.

Seja próximo ou não da praia, Aracaju conta com várias opções de hospedagens para todos os gostos e valores.

Os principais bairros para ficar por lá são Atalaia e a Coroa do Meio. Ambos os locais compartilham a praia mais famosa do município.

Opções como Grageru e Jardins também não ficam atrás quando o assunto é boa hospedagem e preço justo.

Se você quiser ficar mais afastado da bagunça do centro, mas não quer abrir mão de praias excelentes, então pode escolher um hotel na Praia do Aruanã.

Onde ficar para curtir a lua de mel

Em Aracaju você também poderá encontrar ótimos lugares para curtir a sua lua de mel e melhor, alguns deles são com vista para o mar!

Dentre os hotéis mais românticos da cidade, estão:

  • Celi Hotel;
  • Aruanã Eco Praia Hotel;
  • Quality Hotel Aracaju;
  • Arcus Hotel;
  • Del Mar Hotel.

As opções são muitas, portanto, planeje sua viagem com bastante antecedência para que possa escolher o melhor lugar para comemorar sua nova fase.

Muitos desses estabelecimentos ainda possuem condições especiais para quem vai passar sua lua de mel por lá.

O que fazer a noite em Aracaju?

A vida noturna em Aracaju é bastante agitada e é uma ótima escolha para quem gosta de muita curtição, festa e música.

Os amantes do forró podem se sentir em casa em praticamente todos os bares de lá, o ritmo domina essa pequena cidade.

Variando em bares e baladas, com ou sem música ao vivo, neste quesito o município também oferece opções para todos os gostos.

No entanto, nem só de festas o lugar é feito, isso porque também é possível aproveitar um belo passeio à luz do luar.

Orlinha do bairro industrial

Localizada na zona norte da cidade, a Orlinha do bairro industrial atrai muitos turistas que desejam aproveitar a noite quente e ainda presenciar uma bela vista.

Da Ponte Construtor João Alves, que ganha uma iluminação especial ao escurecer, você poderá ver uma boa parte da cidade e dos estabelecimentos que se destacam em meio a escuridão da noite.

No espaço, que fica situado nas margens do Rio Sergipe, há restaurantes, bares e píres exclusivos que oferecem um clima muito agradável para quem passa por lá.

A orla também é equipada com ciclovias, parquinhos infantis e um centro de artesanato para os turistas passarem uma ótima noite quente em Aracaju.

Quais são as festas tradicionais de Aracaju?

E a nossa lista não para por aí. A cidade também conta com diversas atrações de festas tradicionais que vale muito a pena conhecer.

Dependendo da época do ano, você poderá participar de várias diversões sergipanas, além de curtir a ótima música do estado em todos os lugares que passar.

Por lá você encontra festas como:

  • Forró Caju;
  • São Pedro de Capela;
  • Forró Siri;
  • Rasgadinho.

Podemos garantir que, independente da sua escolha, você não vai querer ir embora de Aracaju!

Quando ir em Aracaju

O clima em Aracaju é sempre gostoso e convidativo em qualquer época do ano. 

No entanto, existem os melhores momentos para visitar a cidade, de acordo com o gosto de cada turista.

No verão, a temperatura máxima atinge uma média de 30 graus. Para quem gosta de sol e calor, os melhores meses para visitar a capital de Sergipe são entre dezembro e fevereiro.

Já no inverno as temperaturas atingem a marca de 27 graus, ou seja, é muito difícil fazer frio por lá. Durante a noite as temperaturas caem, indo para 21 graus.

Porém, na época de março a agosto, o período de chuva da região começa e isso pode acabar sendo um empecilho para quem quer curtir suas férias tranquilamente e sem possíveis imprevistos.

Conclusão

Seja para passar as férias em família ou curtir seus dias de lua de mel, Aracaju é uma ótima escolha para qualquer pessoa!

A cidade é muito bonita e acolhedora e você com certeza vai desejar voltar para lá o quanto antes.

Se você se interessou em fazer uma viagem para conhecer este belo município, não se esqueça de contar com o Assistente de Viagem para garantir o seu seguro.

Com ele, você e sua família poderão passar momentos mágicos, sem precisar se preocupar com eventuais emergências.

Sem burocracia e com direito a pacotes para pessoas de diversas idades, nós te ajudamos a tornar suas férias em Aracaju realidade!

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).