O que fazer em Aracaju: conheça a capital de Sergipe

Quem vai visitar Aracaju, a capital do Sergipe e não sabe o que fazer, tem muito para se surpreender nesse lugar incrível. A cidade foi uma das primeiras a ser planejada em todo o país. Suas ruas são projetadas de maneira geométrica e toda a organização da cidade faz com que sua estrutura seja impecável também para os turistas.

Seus planos de ciclovias, sua segurança e outros aspectos positivos, fizeram da cidade um ótimo lugar para morar e visitar.

Para os turistas as atrações naturais são os principais atrativos da região. Se você não sabe o que fazer em Aracaju e gosta de estar em meio a natureza a cidade possui parques, praias, rios, manguezais, entre outras atrações que trazem a natureza para perto do visitante.

Visitar a Orla de Atalaia

A Orla de Atalaia é uma das principais atrações do que fazer em Aracaju. A orla possui uma excelente infraestrutura onde podem ser encontradas quadras esportivas, ciclovias, parques infantis, um lago artificial, feira de artesanatos e bares, quiosques e restaurantes para curtir o ambiente.

É também onde está a “Passarela dos Caranguejos” e você poderá desfrutar da ótima gastronomia local.

Outros atrativos famosos para quem procura o que fazer em Aracaju são os Arcos da Atalaia, o Centro de Arte e Cultura e o Oceanário do Projeto TAMAR.

Andar de catamarã na Crôa do Goré e Ilha dos Namorados

Esse é um dos passeios mais procurados pelos visitantes de Aracaju.Os catamarãs são barcos de dois cascos que partem da Orla do Pôr do sol e vão pelo rio Vaza Barris até a Crôa do Goré.

Esse trajeto dura cerca de 40 minutos até chegar ao banco de areia que é a Crôa do Goré. O banco de areia fica localizado ao meio do rio e lá é possível descer e apreciar a vista junto a um bar-barco que serve petiscos e bebidas.

Depois de sair da Crôa do Goré o catamarã ainda segue por mais 30 minutos. Esse novo trajeto passa por mangues até chegar a Ilha dos Namorados.

A ilha é uma grandiosa ilha formada entre o Oceano Atlântico e o rio Vaza Barris. Nela toda uma infra estrutura foi preparada para servir petiscos e bebidas.

A estrutura conta com atrações para crianças e guardas-sol. Essa parada é mais longa, durando aproximadamente 2 horas. Nessa ilha está localizada uma deliciosa piscina natural ideal para as crianças. Após essa parada o catamarã retorna à Orla do Pôr do sol.

O que fazer em Aracaju: Mercado Municipal Antônio Franco

Para quem não sabe o que fazer em Aracaju ou mesmo onde fazer compras o Mercado Municipal Antônio Franco é o local ideal para adquirir artesanatos e produtos locais.

Dentre os itens mais adquiridos no mercado estão as lembrancinhas como camisetas, chaveiros, pinturas, bordados e redes, e os produtos locais como queijos, castanhas, farinhas e doces. Nele também é possível encontrar alguns restaurantes a preço popular que trazem a comida local feita por moradores da própria cidade.

Explorar o Museu da Gente Sergipana

Já para aqueles que gostam de cultura e história o Museu da Gente Sergipana é um ótimo passeio.

Além do museu conter muita tecnologia e obras interativas com os visitantes, o museu ainda possui muito da cultura local. Isso porque lá é possível encontrar personagens importantes, culinária típica local, folclore local e imagens históricas da cidade.

Para as crianças os passeios também são muito interessantes. O local tem diversas brincadeiras, tanto virtuais como com recreadores. Atente-se apenas aos horários de funcionamento que alteram entre os dias da semana e finais de semana.

Passear pelo parque da Cidade Gov. José Rollemberg Leite

Localizado na zona norte da cidade de Aracaju, o Parque da Cidade é uma linda reserva de fauna e flora típicas da Mata Atlântica.

Além de contemplar o parque e poder se reunir com os amigos, o parque ainda abriga outras duas atrações. Uma reserva florestal que pode ser visitada com guias e também um minizoológico, com muitas espécies diferentes.

Também é possível desfrutar a vista de um grande lago com peixes e patos, onde muitos turistas se reúnem para um descanso em volta dele. E por fim também é possível fazer um passeio no teleférico do parque. No passeio é possível observar toda a extensão do local, além de observar o minizoológico e partes das cidades e das praias.

Centro de Arte e Cultura José Inácio

Outra atração cultural presente na cidade e que não pode deixar de fora do roteiro do que fazer em Aracaju é o Centro de Arte e Cultura José Inácio.

O Centro está localizado na Orla de Atalaia e pode ser local de inúmeras festividades. Além de ter lojas de artesanatos locais, roupas e lanchonetes, também existe um espaço destinado a shows, apresentações e festas típicas da região do Sergipe.

Além disso, também existem diversas barracas e stands de comidas. Estão disponíveis comidas típicas e outros pratos como lanches, pizzas, cafés e outros.

Por isso, não deixe de dedicar um tempo do seu dia para passear tanto na Orla de Atalaia como no Centro de Arte e Cultura.

O que fazer em Aracaju: Oceanário de Aracaju

Por fim, outro passeio para se fazer em Aracaju é visitar o Oceanário da cidade.

Ele está localizado na Orla de Atalaia e é gerenciado pelo Projeto Tamar. No local você poderá apreciar 18 aquários e 4 tanques, todos com animais nativos do habitat marinho de Sergipe e também do Rio São Francisco.  São ao todo mais de 80 espécies de animais disponíveis para observação, não deixe de levar uma câmera para registrar o momento.

Um dos grandes projetos do Oceanário é o tanque das tartarugas.

Dentre as espécies presentes estão Tartarugas-Oliva e Tartarugas Cabeçudas que podem chegar a ter aproximadamente um metro de comprimento. Além dessa atração também é muito visitado o tanque dos tubarões da espécie tubarões-lixa que podem ser observados durante todo o horário de funcionamento.

Gostou das atrações que podem te esperar em Aracaju? Não deixe de conferir um seguro viagem para possíveis necessidades.

Roberta Fonseca :Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).