Equador Passa a Exigir Seguro Viagem de Turistas

Desde maio quem deseja conhecer o Equador vai precisar apresentar, na imigração, um seguro de viagem que possua cobertura médica completa durante todo o período de visitação no país. É uma grande tendência mundial que recentemente foi adotada pelo governo equatoriano, e mesmo que não seja exigido um valor mínimo, o viajante deve se comprometer a possuir um seguro que possa cobrir eventuais doenças e/ou acidentes durante sua estadia.

Da mesma maneira que Cuba e Venezuela, o Equador inicia seu enquadramento como um dos únicos países da América do Sul a exigirem o seguro viagem, mas certamente este posto não se manterá por muito tempo. O especialista em seguros e diretor da Affinity, José Carlos Menezes, afirma que a tendência é que muitos países comecem a exigir esta medida de seus turistas.

Isso ocorre porque os serviços médicos desses países muitas vezes precisam arcar com despesas em alguns casos bem altas para certos acidentes ou doenças. E por mais que pareça ser algo difícil de ocorrer, há uma tendência de turistas necessitarem de atendimento ou mesmo serem socorridos em algumas urgências e acabarem indo embora não pagando valor algum, deixando prejuízo para o poder público do país.


O que muda e como devo proceder?

De acordo com o comunicado do Ministério do Turismo do Equador, o seguro viagem para estrangeiros será utilizado como um fator significativo para o maior desenvolvimento do turismo em todo seu território, podendo garantir bem-estar e maiores benefícios para turistas que desejam visitar o país.

As modificações que foram adotadas constam na atualização da chamada Lei Orgânica de Mobilidade Humana, que não exige a obrigação de um valor mínimo de cobertura, somente a necessidade de se contratar um seguro viagem que possua total cobertura para assistência médica, durante o período de visita no país.
A partir de agora, então, o tempo de duração de estadia para turistas não será somente de 90 dias como antigamente, e passa a valer por 180 dias.

O seguro viagem é um serviço prestado por seguradoras, comercializado pelos parceiros destas, garantindo maior tranquilidade para turistas em casos de imprevistos ou emergências que possam ocorrer no tempo de permanência em viagens internacionais.
É o que ocorre na Europa, onde o governo exige que seja contratado um seguro com cobertura mínima obrigatória de 30.000 Euros de acordo com o Tratado de Schengen.

Criado desde 1985, o acordo já é adotado por quase 30 países e tem a exigência de um valor mínimo de 30 mil euros para auxílios médicos em casos de acidentes ou doenças durante o período de visitação do turista.


Qual seguro de viagem devo escolher?

O momento de escolher o seguro de viagem é mais simples quanto parece, no qual você necessita somente ter acesso a uma agência de viagens física ou online e contratá-lo.
O turista precisa levar em consideração inúmeros fatores, desde o período de sua viagem, o objetivo da mesma – ou seja, se ela será a trabalho ou lazer –, a qualidade do destino que será escolhido, incluindo acesso remoto e segurança, e as atividades que o viajante exercerá durante a estadia no país.

Se você irá para um país remoto, ou mesmo para praticar esportes arriscados, como é o caso dos amantes de esqui, é necessário contratar seguros de viagens com valores mais altos.
É preciso se manter atento a tudo que o seguro de viagem escolhido cobre, pois é necessário se atentar a todos os imprevistos que possam acontecer e que todos eles estejam muito bem especificados em sua apólice. Não se esqueça: o que não estiver especificado em sua apólice de seguro de viagem não será coberto pela seguradora escolhida.

Outro ponto ao qual o viajante precisa se manter atento é se a empresa escolhida para efetuar o seu seguro viagem está corretamente registrada na Susep, órgão responsável pela fiscalização e registros de seguros de viagens, e o que as pessoas normalmente falam sobre a empresa que o mesmo irá escolher.

Se você está precisando de um seguro viagem para o Equador ou para qualquer outro país que exija a apólice de seguro, venha fazer sua cotação conosco da Assistente Viagem.
Acesse o site https://assistentedeviagem.com.br/seguro-viagem/ e tenha as melhores cotações e as melhores coberturas do mercado!

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).