Documentos para tirar passaporte: quais são necessários?

Quando pensamos em fazer uma viagem para o exterior, uma das primeiras perguntas que nos vêm à cabeça é: quais são os documentos para tirar passaporte?

Não é verdade?

Se você também tem essa dúvida, continue lendo esse post que vamos lhe explicar tudo o que você precisa saber para emitir seu passaporte e fazer aquela tão sonhada viagem internacional!

Como tirar o passaporte?

Quando pensamos em emitir qualquer documento, já associamos o trâmite a burocracias, espera, aborrecimento e chatice, não é mesmo? Entretanto, este processo pode ser mais fácil do que você imagina. Isto porque quase tudo é feito online.

O primeiro passo nesta jornada é reunir os documentos para tirar passaporte e é sobre isso que vamos falar neste post.

Para dar tudo certo é importante se organizar. Por isso, fique atento à lista de documentos que você vai precisar desde o início até retirar o passaporte. Você irá precisar de alguns documentos pessoais, do formulário de solicitação, além do comprovante do boleto de pagamento da GRU. Veja a lista de documentos no próximo tópico.

Lista de documentos para tirar passaporte

Quem planeja conhecer Estados Unidos, Ásia, Europa ou qualquer outro país fora do Mercosul é obrigatório ter em mãos o passaporte.

O passaporte é um documento de identidade emitido pelo governo do país que atesta formalmente que você está em dia com as suas obrigações no país de origem, além de garantir o direito de proteção legal no exterior.

O documento é emitido pela Polícia Federal e você terá que comparecer na PF em dia e horário marcados em dois momentos: uma para tirar as digitais e fazer a foto e outra apenas para retirar o passaporte.

É importante ressaltar que, antes de comprar a passagem aérea, você já tenha o passaporte em mãos, pois às vezes a emissão pode demorar, tornando a viagem dos sonhos, um pesadelo.

Bom, vamos ao que interessa? Pastinha na mão, é hora de ir atrás de alguns documentos para tirar passaporte:

  • Documento de identidade: muitos acreditam que o documento de identidade se limita ao RG, mas não. Além dele, você pode apresentar a carteira de motorista, carteira de trabalho, passaporte anterior (no caso de renovação do passaporte) ou qualquer outro documento expedido por comandos militares ou órgãos públicos. Ah, não se esqueça, a regra é clara: qualquer um desses documentos devem ter menos de 10 anos de expedição;
  • Certidão de nascimento: Este documento é só para quem já teve o nome alterado.
  • CPF: Muitos RGs e CNHs já possuem essa informação, entretanto, se você não tiver esse dado no documento de identidade apresentado, é necessário apresentar.
  • Comprovante de pagamento da GRU: boleto de solicitação do passaporte no valor de R$ 257,00.

Documentos para tirar passaporte para menores de 18 anos

Para emissão de passaporte de menores de 18 anos, as regras são um pouco diferentes. Por exemplo, é obrigatório que os pais ou o responsável legal compareça à PF com a autorização, junto ao solicitante.

Além disso, para menores de 12 anos, a certidão de nascimento substitui o documento de identidade.

A fotografia para o passaporte é realizada no posto de atendimento da PF. Entretanto, no caso de crianças com menos de três anos, a Polícia Federal exige uma fotografia facial no tamanho 5×7. É importante que a fotografia seja recente.

A validade do passaporte para adultos é de dez anos. O documento para menores de 18 anos possui validade específica de acordo com a idade.

Além do passaporte, para entrar em alguns países também há a necessidade de alguns outros documentos e serviços importantes, conforme listamos abaixo:

Seguro para perda de documentos

Em alguns países o seguro viagem é obrigatório. Entretanto, para qualquer viagem internacional, o seguro viagem é importante. Afinal nunca se sabe o que pode acontecer quando não estamos no nosso país, não é mesmo?

Para evitar qualquer perrengue, além de auxílios médicos e indenizações em caso de acidente, alguns planos incluem assistência para casos de documentos perdidos em viagem. Evite dores de cabeça neste momento tão especial e utilize nosso comparador de seguros para escolher a melhor cotação do Brasil.

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).