Como arrumar mala de viagem: passo a passo completo

Arrumar a mala parece uma atividade simples. Mas se não for bem feita pode se transformar em uma dor de cabeça e atrapalhar sua viagem. Isso porque você pode levar coisa a mais, esquecer algo importante, pagar taxas de excesso de bagagem ou ficar sem espaço para trazer compras ou aquela lembrancinha. Por isso, é importante aprender como arrumar mala de maneira inteligente e eficaz.

Nesse post, vamos dar orientações sobre todas as etapas de uma mala, desde a escolha de uma até o eterno debate entre enrolar ou dobrar suas roupas. Confira!

Como escolher a mala ideal?

Tudo é umas questão de planejamento. O primeiro passo é encontrar a mala certa. Não, não vá até o Google pesquisar “mala certa”, isto porque a mala “certa” é diferente para todos, pois cada uma tem o seu diferencial, bem como a proposta de cada viajante ao colocar o pé na estrada, não é mesmo?! 

Se você precisar de uma bolsa grande para despachar, talvez prefira uma mala rígida que seja durável o suficiente para suportar um manuseio grosseiro – que acontece geralmente pelas linhas aéreas em viagens internacionais.

Por outro lado, uma mala mais leve pode ser melhor se você não costuma despachar e gosta de ter alguns bolsos externos para guardar coisas, como, por exemplo, produtos de higiene pessoal.

Portanto, escolha uma mala que corresponda às suas necessidades e que, principalmente, caibam suas coisas.

Agora que você sabe como escolher a mala ideal, vamos te ensinar como arrumar mala sem gastar tanto tempo e te dar algumas dicas importantes. Continue a leitura!

Passo a passo como arrumar mala

Antes de você começar a fazer a mala e colocar tudo o que vê (e acha que vai precisar) dentro dela, pense o que você vai fazer nesta viagem: é uma viagem de negócios ou a passeio? Vai precisar de um look mais confortável? Além disso, sempre vale a pena dar uma olhada na previsão do tempo para evitar imprevistos.

Com essas definições, você pode olhar para seu armário e escolher cada peça que vai te acompanhar nesta jornada. Dica: escolha roupas versáteis, que sirvam para qualquer situação.

Feito isso, coloque tudo o que pretende levar em cima da cama e vá fazendo um checklist à medida que for colocando as coisas na mala.

Para organizar a mala, comece primeiro pelos itens mais pesados. Convém colocá-los na parte inferior da mala, pois quando ela estiver em pé (se for uma mala de rodas) não fica muito pesada. Distribua itens mais pesados ​​de maneira uniforme entre os dois lados da mala. Isso evita que ela fique desequilibrada quando estiver em pé. Já peças menores e que não amassam podem ser dobradas em forma de rolinho.

Ao embalar sapatos, não desperdice espaço: encha-os com meias, roupas íntimas ou outros itens pequenos. Se estiverem sujos, coloque-os em um saco plástico para evitar que sujem suas roupas. Além disso, se a mala tiver bolsos externos, use-os para guardar itens de fácil manuseio. 

Cuidado com o peso da mala

Outra dica importante é: nunca encha demais sua mala. Se os zíperes estiverem tensos antes mesmo de você sair de casa, um deles poderá se romper ao longo do caminho. E você não quer passar perrengue neste momento, né?! 

Também é importante ficar atento ao peso da mala, se você não quiser pagar por excesso de bagagem. Esse peso geralmente varia entre as companhias aéreas e dependendo do destino. Mas o ideal é que você trabalhe com o peso máximo de 23 quilos. Se possível, vale a pena pesar a mala em uma balança antes de sair de casa.  

Além disso, é importante deixar um espaço na mala para as compras feitas durante a viagem e para trazer lembrancinhas e souvenirs.

Como arrumar mala de mão

No caso de viagens de avião, existem algumas regras específicas quanto aos itens que podem ser levados na bagagem de mão. Objetos cortantes, como tesouras e canivetes, por exemplo, devem ser despachados.

Também há regras próprias para líquidos, o que inclui, por exemplo, perfumes. Não é permitido levar mais do que 100 ml e as embalagens devem ser transparentes.

Outra dica é: preste atenção nos frascos. Você vai precisar do tubo inteiro do creme? E do shampoo? Organize os itens de higiene pessoal em frascos pequenos.

Para quem optar por levar maquiagem, também é preciso ficar atento para que não aconteçam acidentes. Afinal, o coração dói quando uma sombra ou um pó se quebram, não é mesmo? Opte sempre por uma mala segura e firme. 

Além disso, também é importante ficar atento para que nada vaze. Então, certifique-se que tudo está bem fechado.

Seguro viagem para mala

Agora que você já sabe como arrumar mala, é hora de pensar na segurança dela. É recomendável utilizar sempre um cadeado para evitar que ele seja violada.

Apesar disso, evite despachar equipamentos eletrônicos, como notebook e tablets, pois eles podem acabar danificados durante o trajeto e te dar um prejuízo. Mantenha os itens de maior valor com você.

Um dos maiores receios de quem viaja é ter a bagagem extraviada. Ninguém quer chegar em um destino novo e descobrir que sua mala não veio, não é mesmo?

Por isso, para você não ficar completamente desamparado, é interessante se precaver e levar em conta fazer um seguro viagem. Conheça os nossos planos aqui

 

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).