Cinco pontos turísticos de Porto Seguro imperdíveis. Você precisa conhecer!

Há muitos pontos turísticos em Porto Seguro, esta cidade citada como terra mãe do Brasil, se situa no Sul do Estado da Bahia. Conhecida por ter sido a primeira vila fundada no país, no século XVI, esse caloroso município tem pouco mais de 146 mil habitantes e fica cerca de 710 quilômetros da Capital Salvador.

Além disso, Patrimônio Histórico Nacional e Natural da Humanidade, Porto Seguro preserva muito bem, em seus quase quinhentos anos, suas riquezas naturais, culturais e arquitetônicas.

Os pontos turísticos de Porto Seguro são ricos de história

Devido a sua importância histórica, essa cidade é considerada um dos melhores destinos do nordeste. De fato, sua fama atrai centenas de turistas nacionais e internacionais, que querem conhecer em pessoa a herança colonial deixada durante os anos do descobrimento do Brasil. 

Conheça os principais pontos turísticos de Porto Seguro

Confira agora os cinco lugares que você não pode deixar de visitar quando estiver passeando no berço do Brasil!

1 Centro Histórico

Ao passear pelo Centro Histórico, é fácil saber o que visitar dado que os seus atrativos estão sinalizados em todos os mapas turísticos da cidade. Contudo, para não correr o risco de perder algo marque com estrelinha:

 O Marco do Descobrimento foi o primeiro monumento trazido pelas caravelas portuguesas em torno de 1500. Assim sendo, foto imperdível para os amantes de história.

– A Igreja Nossa Senhora da Penha contém em toda sua construção, manifestações do período Barroco. Ademais, o seu interno abriga imagens Sacras, inclusive a imagem de São Francisco de Assis datada do século XVI, e uma torre em louça de Macau. 

– A Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia preserva a rara imagem do Nosso Senhor dos Passos. Outrossim, é que ela é considerada a igreja mais antiga do Brasil.

– A Capela São Benedito guarda as ruínas da primeira escola Jesuíta do país. 

– A Casa da Câmara abriga o Museu de Porto Seguro e a Cadeia. O Museu não só retrata a vida indígena antes mesmo dos portugueses chegarem, como contém muitos artefatos usados pelas tribos brasileiras. Ao passo que, na parte inferior, fica a Cadeia,onde colocavam os presos da época.

– A Casa da Lenha era onde, devido a sua localização estratégica na beira do Rio Buranhém, se armazenavam os produtos que seriam embarcados nas caravelas.

Caravela, Porto Seguro, BA – Imagem de LAUDEMIRO MOURA por Pixabay

Sem dúvida está parte histórica é riquíssima e relevante para a cultura e o legado do povo brasileiro.

2 Praia de Taperapuã

Nessa praia se manifesta a energia da cultura baiana. Tanto que é a mais requisitada de Porto Seguro. 

A praia de Taperapuã é o lugar perfeito para quem procura muita curtição e agito durante o dia. Ela proporciona aos seus visitantes, uma estrutura espetacular: grandes barracas-restaurantes, muita música e shows animados para quem gosta de remexer o corpo. Os esportes como futebol e vôlei rolam solto na areia. Enquanto em suas águas claras, é possível desfrutar de passeios de banana-boat e caiaque.

Aqui os amantes de belas paisagens e diversão irão se deliciar. É inegável que a praia deTaperapuã oferece um misto de sensações prazerosas.

3 Passarela do Descobrimento

A Passarela do Descobrimento, popularmente conhecida como a “Passarela do Álcool”,é um dos lugares mais procurados no período noturno. Posto que ali estão os bares que servem bebidas, como o famoso drink do “capeta”. A verdade é que a Passarela é indicada para todo público, visto que dispõe de restaurantes dos mais variados estilos e gostos: dos mais sofisticados aos mais simples; dos que oferecem comidas típicas aos que servem pratos internacionais. Ali também ficam muitos vendedores de artesanato local. 

Do mesmo modo, depois de curtir a Passarela, você pode seguir para a orla e continuar se divertindo com muita música, dança, bares e aquele clima de paquera. 

4 Arraial d’Ajuda

Arraial d’Ajuda é um distrito de Porto Seguro e é mais um daqueles pontos turísticosimperdíveis. Em Arraial, durante o dia, você consegue entrar em contato com a natureza, ao conhecer as praias e as trilhas do lugar. Anota aí:

– A Praia do Mucugê contém uma larga faixa de areia e muitas árvores que oferecem uma deliciosa sombra para se deitar e relaxar. Decerto é uma ótima opção de hospedagem também, dado que em sua orla tem ótimos hotéis, restaurantes e bares.

– A Praia da Pitinga com suas águas calmas e claras é perfeita para qualquer banhista. Sem contar que a sua paisagem é deslumbrante e fascina qualquer um que é apaixonado por natureza. Seus morros colorem as fotografias e engraçam as lembranças dos seus visitantes.

– A Praia do Taípe tem um acesso mais complicado, mas justamente por isso é o lugar ideal para você se afastar um pouco da multidão. Essa praia contém morros enormes e coloridos, que se revelam junto a nuance e tranquilidade do lugar. Sem dúvidas é um cantinho perfeito para fugir do agito da região e curtir um pouco de calmaria.

Praia Arraial d’Ajuda, Porto Seguro, BA Imagem de SauloVieiraArquiteto por Pixabay

Em Arraial d’Ajuda há ainda outras lindas praias e atrações turísticas, como, por exemplo, o Eco Parque e a Praça Do Caminho Do Mar e a Rua do Mucugê. Está última é point noturno, cheia de bares, restaurantes e claro, muita música para alegrar seus visitantes.

5 Trancoso

Ah! Esse paraíso baiano é considerado um dos lugares mais lindos do Nordeste brasileiro.Esse distrito de Porto Seguro fica bem no meio do estado da Bahia e é sede de uma estonteante beleza natural, contornada de história e cultura. Lá a culinária também é ótima e se situam aconchegantes pousadas.

Os principais pontos turísticos de Trancoso, são:

– O Quadrado, uma pracinha cartão postal. Conhecida por suas casinhas coloridas que englobam a beleza da cultura e da arte.

– A Vila de Caraíva, restrita a pedestres, tem suas ruas de terra ladeadas por lindas casetas.

– A Praia do Espelho é tida como uma das mais belas. Essa praia ostenta sombras de coqueiros e coloridos corais para os praticantes de snorkel.

– A Praia do Rio Barra é outro local de importância histórica, enquanto foi citada na famosa carta de Pero Vaz de Caminha na época do descobrimento – motivo que atrai muitos turistas. Suas águas claras são ótimas para quem gosta de mergulhar.

Enfim, se você quer conhecer bem essa região e se maravilhar com a sua história e paisagem, não pode deixar de visitar estes cinco pontos turísticos de Porto Seguro

Trancoso, Praia do Coqueiro, Porto Seguro, BA Imagem de nathsegato por Pixabay

Então, o que achou dos lugares que falamos aqui? Pretende conhecer algum em breve? Lembre-se de viajar sem preocupações com Seguro Viagem.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre este roteiro, é só falar no comentário. Clique aqui para mais conteúdo, informações e cotações de seguro-viagem.

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).