Califórnia, Estados Unidos: Top 6 Cidades + Dicas de Viagem

Califórnia - Estados Unidos. Foto: Pexels.com.

“California Dreamin”, o sonho americano é também o sonho de muitos brasileiros. Apesar da Califórnia estar nos Estados Unidos, parece que somos tão próximos a eles.

O fator primordial que nos une ao estado da Califórnia tem uma relação muito próxima ao que vimos nos filmes, seriados, reality shows e notícias sobre os ricos e famosos com suas imensas mansões em Beverely Hills, Hollywood, Malibu, Vale do Silício etc.

Porém, a Califórnia não é só isso.

Califórnia – Rodeo Street – Bervely Hills. Foto: Wikipédia.

 

Califórnia (EUA) – O Estado Dourado

O “Estado Dourado”, apelido do estado a Califórnia, está situado no oeste americano, com uma população de quase 40 milhões de habitantes (censo americano de 2018) e recebe milhões de turistas por ano.

O oceano pacífico contorna todo seu litoral. Já o interior da Califórnia é repleto de colinas, desertos e florestas.

Toda essa diversidade é devido a sua extensão territorial (3º maior estado americano). Com isso, a variação climática também é grande e podemos encontrar temperaturas negativas no Norte no inverno até calorão nas praias ao sul.

Portanto, em um lugar com esse tamanho e diversidade, realmente todo mundo pode fazer algo novo e sempre haverá muito a fazer quando você voltar.

Praias ensolaradas e surfistas nas ondas, cidades deslumbrantes repletas de cultura e diversão, parques de cair o queixo e vistas dignas de qualquer lista de desejos: a Califórnia tem qualidade incomparável.

Entregue-se aos famosos parques temáticos ou a algumas das melhores experiências gastronômicas e vinícolas do mundo.

Encante-se com a vista da janela de um hotel cinco estrelas ou pelos respiros de uma barraca, a Califórnia vale mesmo ouro.

 

1. Los Angeles, Califórnia

California – Los Angeles. Foto: Wikipédia.

A “cidade dos anjos” é a segunda mais populosa dos Estados Unidos, com quase 4 milhões habitantes, de acordo com o censo americano. Além disso, a cidade localizada ao sul da Califórnia é a 16ª maior área metropolitana do mundo. Seu inverno não costuma ser rigoroso e o verão é bem quente.

Los Angeles foi fundada em 4 de setembro de 1781, como colônia espanhola. Em 1821, passou a pertencer ao México e somente em 1850 passou a ser território americano. Os habitantes da cidade são referidos como “Angelinos”.

A cidade é muitas vezes conhecida por suas iniciais – LA, e seu principal aeroporto é o LAX.

 

Los Angeles – Universidades, Negócios e Entretenimento

UCLA – Universidade da California em Los Angeles. Foto: Wikipédia.

Além do turismo e agitada vida noturna, Los Angeles é um centro mundial de negócios, comércio internacional, entretenimento, cultura, mídia, moda, ciência, tecnologia e educação.

LA” abriga universidades de renome mundial, formando profissionais desejados por grandes empresas de todo mundo.

Entre as universidades em destaque podemos citar: UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles); USC (Universidade Sudoeste Califórnia); ArC (Universidade de Arquitetura da Califórnia); dentre outras.

A cidade também é classificada como a “capital criativa do mundo” (um em cada seis moradores trabalham em empresas do setor). Há mais artistas, escritores, cineastas, atores, músicos que trabalham e residem em LA do que em qualquer outro lugar do mundo.

Por isso, três dos seis maiores estúdios de cinema – Paramount Pictures, 20th Century Studios e Universal Pictures – estão localizados dentro dos limites da cidade.

 

Disneyland – Califórnia

California – Disneyland. Foto: Wikipédia.

Tão logo Walt Disney enxergou potencial para seus parques na Califórnia, e acompanhou toda a construção da Disneyland (uma hora de distância de Los Angeles).

Um parque com tom mais intimistas que os demais parques da Disney. Bem como, a Walt Disney Concert Hall, uma casa de espetáculos iniciada pela esposa de Walt Disney, Lillian Bounds. Vale uma visita ao seu interior, circulando entre seus palcos e seus belos jardins.

 

Los Angeles – Cultura

As artes cênicas desempenham um papel importante na identidade cultural de Los Angeles. O Centro de Música de Los Angeles é “um dos três maiores centros de artes cênicas do país”, com mais 1,3 milhão de visitantes por ano.

Existem 841 museus e galerias de arte na cidade. Na verdade, Los Angeles tem mais museus per capita do que qualquer outra cidade do mundo.

Principais museus: Museu de Arte do Condado de Los Angeles; Getty Center, USS Iowa (BB-61) e o Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles.

 

Los Angeles – Esportes

California – Los Angeles – Esportes. Foto: Wikipédia.

Quando falamos sobre esporte, Los Angeles contempla todos os gostos.

A cidade é o lar de times como:

 

Los Angeles – Principais Praias

California – Los Angeles – Venice Beach. Foto: Wikipédia.

Já em relação às praias, elas são famosas pela alta concentração de esportistas, corpos sarados e esculpidos naturalmente, ou com a ajuda de cirurgias plásticas (por lá encontramos os melhores cirurgiões plásticos do mundo).

As praias mais conhecidas são: Santa Monica Beach, Venice Beach, Malibu, Manhattan, Hermosa e Redondo Beach.

 

Los Angeles – Hollywood

California – Los Angeles – Hollywood. Foto: Wikipédia.

Hollywood é um bairro de Los Angeles e devido a sua fama e identidade cultural como o centro de estúdios (CBS Columbia Square, Charlie Chaplin Studios, Paramount Pictures, Sunset Gower Studios, The Prospect Studios, Warner Bros, Universal Studios) e astros de cinema, é conhecida como “capital mundial do entretenimento”.

Muitos teatros históricos de Hollywood são utilizados como pontos de encontro e palcos de concerto das principais estreias cinematográficas. O bairro é líder mundial na criação de filmes, produção de TV, videogames e gravação de músicas.

A importância do setor de entretenimento levou muitas celebridades a residir em Los Angeles e em seus subúrbios. Hollywood é a sede da premiação do Oscar e abriga a calçada da fama.

 

2. San Diego, Califórnia

California – San Diego. Foto: Wikipédia.

O clima quente de San Diego e seus 112 km de praias, dentre elas: La Jolla Beach, Pacific Beach, Ocean Beach, Mission’s Beach, Black’s Beach e Coronado Island são grandes atrativos dessa cidade.

Já para prática de surfe, as mais indicadas são Silver Strand e Windansea Beach.

San Diego é a segunda maior cidade da Califórnia, uma mistura perfeita da sofisticação urbana com a cultura tranquila do litoral e população hospitaleira (1,426 milhões de acordo com censo de 2018).

Hotéis e resorts são um verdadeiro convite para os hóspedes relaxarem, enquanto atrações de nível internacional, recreação diversificada ao ar livre e um centro agitado estimulam os visitantes a buscar diversão o ano todo.

Em San Diego você terá diversão, criatividade e pouca preocupação. Se você está em busca de uma verdadeira cidade litorânea da Califórnia, onde “a felicidade chama”, San Diego é o seu lugar.

 

San Diego além das praias

California – San Diego – Deserto Anza Borrego. Foto: Wikipédia.

Por lá, encontramos o Torrey Pines Natural Reserve (Reserva Natural de Pinheiros Torrey) repleto de trilhas com vistas estonteantes do Oceano Pacífico.

Em contraste, o Anza-Borrego Desert State Park (Parque Estadual do Deserto de Anza-Borrego) é o maior parque estadual da Califórnia e apresenta uma mistura de cores graças a suas belas flores na primavera.

Para se refrescar a pedida é o Mission Bay Aquatic Park (Parque Aquático da Baía de Mission), que oferece uma enorme variedade de atividades, como aluguel de barcos a vela e trilhas de bicicleta.

Próximo a ele, visite uma das melhores atrações da região, o SeaWorld San Diego.

California – San Diego – Zoo. Foto: Wikipédia.

Ainda há o Balboa Park, o maior parque cultural urbano dos EUA, que conta com 17 museus, jardins, teatros e os famosos San Diego Zoo (Zoológico de San Diego), Caravan Safari (visitantes entram nos habitats naturais dos animais, ou se preferir podem optar por dormir em barracas e vivenciar uma noite na “floresta”).

Também é imperdível uma visita ao histórico, Old Town San Diego State Park (Parque Estadual da Velha Cidade de San Diego).

California – Old Town San Diego State Park. Foto: Wikipédia.

San Diego possui mais de 100 bairros, com características bem distintas. São repletos de história, influências de outras nacionalidades, casas noturnas, restaurantes, parques. Portanto, é diversão garantida para toda família.

 

San Diego – Esportes

Quando falamos de esportes em San Diego, merecem destaque o Basebol e Golfe. Encontramos mais de 93 campos de golfe e os principais golfistas do mundo.

Já no Basebol o destaque é San Diego Padres. As franquias de basquete da NBA que nasceram em San Diego migraram para Houston e Los Angeles. O mesmo ocorreu com o time de futebol americano San Diego Chargers, que agora se chama Los Angeles Chargers.

 

San Diego – Educação

Em termos de educação, 44% dos adultos acima de 25 anos da região de San Diego possuem formação superior, em contrapartida aos 30% da média americana.

As principais universidades são: SDSU (Universidade Estadual de San Diego), UCSD (Universidade da Califórnia San Diego).

 

3. São Francisco, Califórnia

Califórnia – São Francisco. Foto: Wikipédia.

São Francisco, no norte da Califórnia, é uma cidade com colinas situada na ponta de uma península cercada pelo Oceano Pacífico e pela Baía de São Francisco. É conhecida pela névoa que dura o ano todo, pela emblemática Ponte Golden Gate, por seus bondinhos e por suas coloridas casas vitorianas.

O Transamerica Pyramid, no Distrito Financeiro, é o arranha-céu mais conhecido da cidade. Na baía, encontra-se a Ilha de Alcatraz, onde ficava a famosa antiga prisão. A cidade é o centro financeiro da Califórnia, uma região com mais de 7,4 milhões de pessoas.

A cidade de São Francisco é um grande polo educacional, destaque para a SFSU (Universidade Estadual de São Francisco) e suas mais de 25 bibliotecas.

Também é considerada uma das mais inclusivas cidades americanas, é conhecida por ter o maior percentual de homossexuais assumidos e por muitos anos teve o título de maior Parada LGBTQ+ do mundo.

 

São Francisco – Passeios e Pontos Turísticos

Na hora de escolher o que fazer em San Francisco, parte de seus dias serão dedicados a somente caminhar por seus bairros históricos. Três deles não podem ficar fora de sua lista: The Mission, The Castro e The Haight.

Califórnia – São Francisco – The Golden Gate. Foto: Wikipédia.

Já entre os passeios obrigatórios estão: Gate Bridge, andar de Bondinho pela cidade, Ferry Building Marketplace, Píer 39, Alcatraz, Chinatown, City Lights Bookstore, Caffe Trieste, Alamo Square, Lombard Street, Palace of Fine Arts e Muir Woods Monument Park.

Para se refrescar ou simplesmente relaxar, recomendamos passar o tempo em suas praias, não tão badaladas como em LA, ou San Diego. Entre elas: Baker Beach (a mais popular da cidade), China Beach (bem familiar e com vista para Golden Gate), Lands End Beach e Ocean Beach.

 

São Francisco – Esportes

Em termos de esportes, o assunto é levado a sério desde a infância. A região de São Francisco é uma das que mais moldaram super atletas profissionais americanos.

Quantos aos times os destaques são: San Francisco Giants – MLB (Liga Nacional de Basebol); San Francisco 49ers – NFL (Liga Nacional de Futebol); e Golden State Warriors – NBA (Liga Nacional de Basquete).

 

4. Sacramento, Capital da Califórnia

Califórnia – Sacramento. Foto: Wikipédia.

A capital da Califórnia, Sacramento, passa por um renascimento vigoroso.

Jovens adultos em busca de agitação urbana estão se mudando para esta discreta cidade, com cervejarias artesanais, pubs gastronômicos e butiques descoladas que estão surgindo repentinamente para atendê-los.

Chefs premiados têm ganhando atenção pela preferência ao uso de ingredientes locais. As relações entre restaurantes, fazendas e ranchos dos arredores não se tornaram uma inovação, mas uma regra.

O calor do verão cria um dos anoiteceres mais agradáveis do estado, é quando os moradores se sentam em elegantes varandas de casas da era vitoriana, e as crianças correm pelos parques até pôr do sol.

Califórnia – Sacramento – State Capital. Foto: Wikipédia.

A sede do governo do estado da Califórnia com colunas nobres e cúpula marcante, todo pintado em branco, o State Capitol da Califórnia se parece com uma pequena réplica do U.S Capitol, em Washington D.C.

A cidade possuí aproximadamente 500 mil habitantes, em uma área de 259,3 km².

 

Sacramento – Passeios e Pontos Turísticos

Os museus estão centralizados na área de Capitol Mall e na histórica Old Town Sacramento, região renovada ao longo do Rio Sacramento e que foi um centro importante durante a Corrida do Ouro.

Os principais museus são State Railroad Museum e Crocker Art Museum (primeiro museu público fundado no oeste dos Estados Unidos).

Além dos museus, há exposições exclusivas no California Hall of Fame, incrível coleção estabelecida em conjunto pelo museu e pela ex-primeira dama do estado, Maria Shriver, em homenagem aos californianos que deixaram sua marca na história.

Entre os homenageados estão, por exemplo: Francis Ford Coppola, John Muir, Joan Didion, Billie Jean King, Kareem Abdul Jabbar, Walt Disney e Steve Jobs.

Califórnia – Old Sacramento. Foto: Wikipédia.

Vale uma visita à renovada Old Sacramento, declarada como marco histórico nacional com seus 11 hectares, inúmeras galerias de arte e apresentações de teatro e musicais.

 

Sacramento – Destaque para a produção agrícola

O estado da Califórnia é o maior produtor agrícola do país e Sacramento lidera o ranking.

Devido a sua proximidade com as fazendas, Sacramento é a vitrine da culinária fresca e sazonal, com ingredientes vindos do quintal da cidade. Os principais produtos são: leites e derivados, uvas, frutas vermelhas, nozes, tomate, carne bovina, verduras e legumes.

 

Sacramento – Bem estar e esportes

Sacramento é um ótimo local para pedalar, a League of American Bicyclists concedeu medalha de ouro para a cidade que conta com amplas pistas e ciclovias pavimentadas ao longo dos rios American e Sacramento.

Então, é comum encontramos centenas de bicicletas estacionadas na CSUS (Universidade Estadual da Califórnia, Sacramento) principal universidade da cidade.

Já no esporte, a cidade é sede do Sacramento Kings – NBA (Liga Nacional de Basquete).

 

5. Fresno, Califórnia

Califórnia – Fresno. Foto: Wikipédia.

Fresno é a quinta cidade mais populosa da Califórnia e a maior cidade do interior desta.  São 290 km² de área com aproximadamente 600 mil habitantes.

Na cidade existem 3 instituições de ensino superior que se destacam: a California State University, Fresno; Fresno Pacific University; e o Fresno City College.

Durante todo o verão, o Woodward Shakespeare Festival apresenta produções de teatro ao ar livre no deslumbrante Woodward Park, onde fica clara a vocação cultural de Fresno.

Califórnia – Fresno – Central Valley. Foto: Wikipédia.

A agricultura é a rainha desta cidade central do San Joaquin Valley. Entre alguns dos produtos cultivados estão: pêssegos, ameixas, damascos e tomates.

Na região encontramos muitos vinhedos e vinícolas. A mais conhecida e antiga dos Estados Unidos é Zinfandel e por lá é possível fazer muitas atividades ao ar livre.

 

Fresno – Passeios e Pontos Turísticos

Califórnia – Fresno – Forestiere Underground Gardens. Foto: Wikipédia.

De volta à cidade, explore um espaço de vida sob a terra nos Forestiere Underground Gardens (jardins escavados à mão), ou Victory Park em Stockton (um parque delicioso para se refrescar das altas temperaturas).

Já as crianças adoram o Fresno Chaffee Zoo.

Para todos uma a opção é o Museu Bakersfield, com a rica história petrolífera da Califórnia, com culinária basca e música country como acompanhamento.

Fresno – Delta Califórnia. Foto: Wikipédia.

A diversão é garantida no Delta da Califórnia – nordeste da Baía do São Francisco – é um paraíso da pesca, navegação e casas flutuantes.

Em toda a região estão cidades e vilarejos repletos de história local, cultura internacional e diversão para todos. Como o Lake Berryessa, lago perto de Winters, que tem uma cidade submersa chamada Monticello, ou Gray Lodge Wildlife Area, onde muitos pássaros e mamíferos se refugiam.

 

6. San José, Califórnia

Califórnia – San José. Foto: Wikipédia.

San José está localizada no sul da Baía de São Francisco. Segundo o censo de 2010, a cidade possui quase 1 milhão de habitantes, em 687 km².

 

Vale do Silício

Califórnia – San José – Vale do Silício. Foto: Wikipédia.

San José é uma das cidades que compõem o Vale do Silício, um apelido da região da baía de São Francisco, onde estão situadas várias empresas de alta tecnologia, destacando-se: produção de circuitos eletrônicos, eletrônica, informática, softwares e mídias sociais.

NASA, HP, Google, Facebook, Instagram, YouTube, WhatsApp, Garage Steve Jobs, Apple, Microsoft, Oracle, Evernote, Adobe, LinkedIn, Yahoo! e Tesla estão entre algumas empresas localizadas na região.

Califórnia – Aeroporto San José. Foto: Wikipédia.

O inconfundível traço tecnológico da cidade logo fica evidente. O Space Observer, um robô de 8 metros de altura, nas cores branco e cromo, o recepciona no terminal B do ultramoderno Aeroporto Internacional de San José – Norman Y. Mineta.

 

San José – Museus e Eventos

Califórnia – San José – The Tech Museum. Foto: Wikipédia.

San José é repleto de atrações importantes, como o interativo The Tech Museum, Computer History Museum e o iluminado San Jose Museum of Art.

Essa cidade high tech, também tem muita história e museus para contar como: History San Jose, Winchester Mystery House, San Jose Museum of Art, Rosicrucian Egyptian Museum e Municipal Rose Garden.

No centro, o San Jose Center of Performing Arts recebe produções itinerantes da Broadway, e ainda mantém um calendário repleto de artistas e bandas mundialmente famosas. Já foi palco para The Who, Barbara Streisand, The Rolling Stones e Frank Sinatra.

Califórnia – San José – Silicon Valley Innovation Gallery. Foto: Wikipédia.

Outro destaque é a Silicon Valley Innovation Gallery, mostrando máquinas que revolucionaram o pensamento humano, a criatividade e a comunicação.

 

San José – Praias e Esportes

Califórnia – San José – Twin Lakes State Beach. Foto: Wikipédia.

Quanto às praias vale uma esticada até Santa Clara, são apenas 32 km de distância. Então é possível aproveitar uma das mais belas praias da Califórnia como: Salinas River Beach (a mais famosa da região), Twin Lakes State Beach, Pantera Beach e Capitola City Beach e Wharf.

Outra maravilha de San José é o Levi’s Stadium. O estádio conta com recursos ecológicos, como um telhado verde, painéis solares, irrigação de campo com água de reuso e muita tecnologia. É a casa do time de futebol San Francisco 49ers (NFL).

Além de futebol americano, o estádio também foi projetado para promover jogos universitários, partidas de futebol nacionais e internacionais, eventos de motocross, espetáculos, MMA etc.

A cidade também possuí um time de hóquei no gelo, o San Jose Sharks.

 

San José – Educação

Devido ao Vale do Silício e a presença de muitas empresas, San Jose é um polo de universidades – principalmente as voltadas para tecnologia, engenharia e administração.

O destaque é para SJSU (Universidade Estadual de San Jose), uma das mais concorridas do país.

 

Seguro Viagem para a Califórnia com Assistência 24h

Antes de tudo, seja qual for o o tipo de viagem que pretende fazer, é fundamental contratar um seguro de viagem.

Só quem teve sua mala extraviada sabe da importância de ter um seguro, ou principalmente em caso de necessidade de assistência médica.

Afinal, qualquer transtorno pode acabar com a paz e sossego das suas férias e tudo que queremos nesse momento é acumular boas lembranças e diversão, e não contrair dívidas médicas astronômicas.

Entre as coberturas essenciais do seguro viagem estão, por exemplo:

O Assistente de Viagem oferece seguros para todo tipo de viagem, ampla cobertura, bem como preços irresistíveis. Cote online você mesmo em https://assistentedeviagem.com.br/seguro-viagem/.

 

Califórnia – Melhores lugares para comprar a sua viagem

Pacotes para a Califórnia: Hotel Urbano – http://viajar.hu/1iuhk

Pesquisa de Voos: Google Flights –  https://www.google.com/flights

Hospedagem: Booking.comhttps://www.booking.com

Hospedagem alternativa: Airbnbhttps://assistentedeviagem.com.br

Aluguel de Carro: RentCarshttps://www.rentcars.com

Ingressos e atividades: Get Your Guide – https://www.getyourguide.com.br

Câmbio: Cotação Câmbiohttps://seguro.cotacao.com.br

Chip de Internet: Yes Brasilhttps://viajeconectado.com

Seguro Viagem: Assistente de Viagemhttps://assistentedeviagem.com.br

 

Califórnia, Estados Unidos – Conclusão

Em resumo, por tudo que foi apresentado, a Califórnia é um destino americano que vale a pena conhecer e quem sabe até estudar, morar e trabalhar por lá. No entanto, esteja atendo ao seu passaporte, visto e a todas as exigências americanas para embarcar nessa jornada, seja como turista ou como residente.

A Califórnia é um estado americano cheio de peculiaridades e muitos encantos.

Apesar dos diversos incríveis atrativos econômicos, acadêmicos, financeiros, culturais e artísticos, nenhum deles supera a exuberância da natureza que transita com a mesma beleza entre praias, montanhas, florestas e desertos.

Porém, é necessário um bom investimento financeiro e tempo para desfrutar suas maravilhas.

Vamos arrumar as malas?

Boa viagem!

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).