Argentina Turismo: 10 cidades que valem a pena visitar

O turismo na Argentina é uma excelente opção para Brasileiros. Não devido apenas ao custo da viagem ser muitas vezes menor do que viajar pelo Brasil, mas também porque o país possui lugares incríveis para quem quer apreciar sua bela arquitetura, paisagens e a vida selvagem.

Neste artigo, vamos falar das 10 cidades da Argentina que são os verdadeiros pontos turísticos do país:

1. Buenos Aires

Sem dúvida alguma, Buenos Aires, a capital da Argentina, deve fazer parte do seu roteiro de viagem no país. Muitas pessoas acabam ficando por lá apenas, e aproveitam para conhecer bem a cidade e fazer compras.

Os principais pontos turísticos da cidade incluem: Bairro da Recoleta, Plaza de Mayo, Casa Rosada, Puerto Madero, Rua Caminito, Estádio La Bombonera e o Obelisco. Ficou curioso para saber mais sobre os pontos turísticos acima? Então você não pode deixar de ler nosso artigo sobre Buenos Aires , pois lá você vai encontrar todas as informações para ter uma viagem inesquecível, aproveitando ao máximo cada ponto da cidade.

2. Mendoza

Esta região oferece não apenas vinhos muito saborosos, como também acesso para o monte Aconcágua, que é a maior montanha das Américas. Pelas belezas naturais do local, é possível também fazer escaladas, trilhas, canoagem, rafting, ciclismo, dentre outros. É o local perfeito para quem gosta de adrenalina e de contato com a natureza.

3. San Carlos de Bariloche

Entre os destinos na Argentina, turismo em Bariloche provavelmente é o mais conhecido dos brasileiros. No norte da Patagônia a região é muito procurada por quem quer esquiar e aproveitar um pouco de neve durante o inverno.

Mas Bariloche merece uma visita também durante o outono. Neste período a neve ainda não chegou, mas as árvores ganham os lindos tons outonais (alaranjados, marrom e amarelados) que deixam a paisagem fascinante.

4. Ushuaia

Já pensou em viajar para o fim do mundo? Pois a cidade de Ushuaia é carinhosamente chamada assim. Essa é a última cidade austral do planeta, ou seja, depois dela há somente a Antártica. Por lá os invernos são bastante gelados, rigorosos, com muita neve e dias bem curtinhos. Enquanto o verão possui temperaturas amenas e muitas horas de claridade. O local oferece ainda uma beleza natural inigualável.

Vale a pena destacar que algumas atividades de turismo estão disponíveis somente durante um período do ano, devido às condições climáticas.

5. El Calafate

Um dos locais de turismo na Argentina muito visitado é a região de El Calafate. É lá que está localizado o glaciar Perito Moreno. Para os mais corajosos é possível caminhar sobre o glaciar e apreciar a sua beleza ainda mais de perto. Existem também outros dois glaciares na região, Spegazzini e Upsala. Aproveite para passar por lá quando estiver a caminho de Ushuaia.

6. San Martin de Los Andes

Se você quiser fugir da badalada Bariloche, a pequena, tranquila e charmosa cidade de San Martin de Los Andes é uma excelente alternativa. Ela fica a cerca de 190 km ao norte de Bariloche e os turistas são encontrados em números muito menores. Para esquiar a estação mais próxima fica em Cerro Chapelco. Enquanto estiver por lá aproveite para conhecer a rota dos sete lagos e ainda fazer trekking pela região.

7. Península Valdez

Uma dica de turismo na Argentina para quem quer apreciar a vida selvagem é a cidade de Península Valdez, que fica na região de Puerto Madryn.

Durante os meses de junho e dezembro é possível realizar um dos mais famosos passeios oferecidos na região, o avistamento de baleias. Esse é um passeio que dura geralmente um dia e que você terá a oportunidade de ir para mar aberto e ver as baleias de pertinho.

Além disso, na região ainda existem colônias de leões-marinhos e muitas aves. Ou seja, é um passeio imperdível que fica como dica para suas próximas férias.

8. El Chaltén

Esta cidade faz fronteira com o Chile, e é conhecida como a capital nacional do trekking, ou seja, fazer trilhas ou caminhadas na natureza. A cidade nada mais é do que um pequeno vilarejo cerca por montanhas da Cordilheira dos Andes.

Os picos mais conhecidos e procurados pelos turistas são o Cerro Torre e o Fitz Roy, que desafiam escaladores do mundo inteiro. Entretanto, você pode apenas fazer as inúmeras trilhas que o local oferece, com ou sem guia, e apreciar a linda paisagem.

9. Córdoba

A segunda maior cidade da Argentina, Córdoba, possui uma atmosfera vibrante. Isso graças aos inúmeros jovens que cursam faculdade na região.

Uma vez na cidade você poderá aproveitar para visitar a Plaza San Martin e a Catedral de Córdoba, a igreja Los Capuchinos. Além disso, nos arredores você poderá visitar também a Mina Clavero, Villa General Belgrano e a cidade de La Cumbrecita.

10. Salta

Ao norte do país, próximo à fronteira com a Bolívia e Chile, está localizada a cidade de Salta. Por lá é possível relembrar a memória colonial argentina, com um centro histórico, igrejas e casas que irão te transportar diretamente para o passado.

O Museu de Arqueologia de Alta Montanha é um dos grandes destaques do local. No acervo do museu você terá a oportunidade de ver 3 múmias com mais de 500 anos de crianças incas que foram encontradas no vulcão Llullaillaco.

Por toda a região é possível ainda ver a presença de pequenas aldeias e cidades. Nestes locais as tradições indígenas e incas ainda podem ser vistas.

Dicas para fazer turismo na Argentina

Agora que você já sabe para onde viajar nas suas próximas férias, é importante ficar atento a alguns detalhes. Isso vai garantir que você consiga aproveitar mais a sua passagem pelo país.

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Argentina e podem ficar no país viajando a turismo por até 90 dias. Para cruzar a fronteira você precisará apresentar um passaporte ou a cédula de identidade (RG) em bom estado de conservação e que permita a apropriada identificação do portador.

É importante mencionar também que as greves no país são frequentes, portanto, fique atento com os horários de voos e chegue com antecedência no aeroporto. Além disso, o seguro viagem é um item importantíssimo, principalmente para quem for fazer esportes de risco na Argentina.

Ainda tem alguma dúvida com sobre turismo na Argentina? Deixei o seu comentário abaixo que nós te ajudamos.

Continue lendo sobre outros destinos para sua viagem aqui.

Roberta Fonseca :Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).