9 pontos turísticos de Roma que você não pode perder

Roma é mundialmente conhecida pela sua história e arquitetura que persiste há séculos. Com mais de 2000 anos de existência, essa cidade é rodeada por histórias fantásticas sobre personalidades icônicas! Quer conhecer os pontos turísticos de Roma? Siga a leitura.

Curioso para saber o que fazer na capital da Itália? Vamos falar um pouco sobre os principais pontos turísticos desse maravilhoso centro urbano Europeu.

Conheça as Ruínas do Fórum Romano

Esta é uma das atrações mais importantes de Roma. Seus fragmentos de mármore, arcos e outras ruínas de elementos arquitetônicos datam de cerca de 500 a.C. Esse é um poderoso símbolo da política romana, responsável por avanços da humanidade que discutimos até hoje!

Por conta das diversas expansões realizadas pelos imperadores romanos, é possível conferir muitos outros feitos nesse mesmo espaço.

Para nomear alguns, você poderá visitar a Coluna de Trajano, que foi construída para comemorar a vitória do Imperador Trajan, nas Guerras Dácias.

O Arco di Tito é uma obra triunfal e foi composta para celebrar as vitórias militares do então falecido Imperador Tito, em específico, a captura de Jerusalém na primeira guerra romano-judaica.

E ainda nessa mesma área é possível ir até a Basílica de Santa Maria, que guarda relíquias do tempo medieval, como o crânio de São Valetim, considerado padroeiro dos enamorados, ou mesmo colocar a mão na Boca da Verdade. As histórias dizem que a pedra mordia as mãos dos mentirosos.

Visite o Panteão

Outro ponto turístico que prende a atenção de turistas do mundo inteiro é o Panteão, o templo de todos os deuses. Hoje o Panteão pode ser considerado como um mausoléu e lá ficam enterrados os restos mortais de figuras importantes da história italiana, como o pintor Rafael.

Mesmo o Coliseu não é tão preservado quanto o Panteão, que foi considerado o único prédio do mundo arquitetonicamente perfeito. Esse é um título e tanto para carregar!

Faça uma parada na Praça Navona

A praça mais famosa de toda a Roma nem sempre foi uma piazza (como chamariam os locais). Ela ganhou esse título quando o mercado da cidade foi transferido do Capitólio para lá. Atualmente, o mercado não fica localizado nessa praça, mas existem diversas atrações por lá.

Você vai encontrar diversos restaurantes, gelaterias, lojas para comprar lembranças para toda a família e ainda, o Museo di Roma, que fica no Palácio Braschi.

Vá ao Vaticano

Em Roma você pode visitar outro país incrível, sabia? Bem, é provável que você já saiba, mas caso contrário, o Vaticano é o centro da fé Católica e é também uma cidade-estado, ou seja, uma cidade independente.

Percorra pela Basílica e Praça de São Pedro, pois os locais mais importantes desse país se encontram por lá. Não perca essa oportunidade. E é claro, conheça também a Capela Sistina de Michelangelo!

Conheça a Fonte de Trevi e volte a Roma com uma moeda

Talvez você esteja se perguntando como essa fonte te fará voltar a Roma. Diz a lenda que aquele que jogar uma moeda nas águas dessa fonte estará de passagem comprada para voltar à capital da Itália. Será mesmo? Só fazendo para descobrir.

No mais, a fonte é de tirar o fôlego quando observamos Netuno (ou Poseidon, para aqueles que preferem a versão grega) cercado por tritões. Recomendamos que você faça esse passeio logo cedo ou durante a noite, quando há menos turistas.

Compre presentes e experimente a culinária no Centro Histórico

Bateu aquela fome ou está procurando lembranças para trazer na volta para o Brasil? O Centro Histórico é o seu destino. Você se sentirá nos tempos do reinado com a arquitetura desse espaço (e de toda Roma!).

Quando estiver desbravando as ruas do centro, esteja preparado para encontrar praças, igrejas, inúmeras obras de arte barrocas e diversas lojas.

O melhor é que quando bater aquela fome, você poderá se deliciar com os diversos restaurantes e cafés. Recomendamos que coma o máximo de pâtisseries, será o que você mais sentirá saudade quando voltar de viagem.

Não deixe de visitar o Coliseu

Sabe o que tem de tão especial sobre esse prédio?

O Coliseu foi inaugurado em 80 d.C. e por lá aconteciam inúmeras competições que iam desde gladiadores trocando golpes de espadadas até lutas entre animais durante 100 dias. E tudo isso em frente a aproximadamente 50 mil romanos.

É incrível pensar que esse local foi construído somente com concreto e areia, sem nenhuma das tecnologias que vemos hoje como guindastes.

A melhor forma de aproveitar esse local é comprando os ingressos com antecedência. Nessa oportunidade, compre o ingresso que te permite visitar o Fórum Romano e também o Monte Palatino.

O Monte Palatino foi residência de muitas figuras importantes da aristocracia romana desde períodos antes de Cristo. Desde o Imperador Augusto, diversos imperadores fizeram suas residências nesse morro, sendo inclusive um símbolo para a inserção do cristianismo no mundo, com o primeiro local oficial para o culto dessa religião.

Visite o Circo Máximo

O Circo Máximo é mais um dos imperdíveis pontos turísticos de Roma. Antigamente, o local funcionava como um circo romano dedicado às corridas de bigas, muito conhecidas atualmente devido ao cinema.

O que restou do Circo Máximo são ruínas repletas de história. Parte dessas ruínas são a Torre della Moletta, que é aberta para visitação. Você vai aproveitar melhor a visita na presença de um guia turístico que poderá trazer maiores informações e curiosidades sobre a história do local.

Conheça o Castelo de Santo Ângelo

Trata-se de um mausoléu construído em 125 d.C. para o imperador Adriano. O castelo abriga também os restos mortais de outros imperadores e de suas famílias, como o imperador Marco Aurélio, Sétimo Severo e Antonino Pio.

O prédio também já foi fortaleza para papas, prisão e base de apoio militar durante grandes batalhas da Primeira Guerra Mundial.

Atualmente, é onde se encontra um museu repleto de história de todos os períodos do castelo. Por conta da infinidade de usos desse local, é interessante contratar um guia para esclarecer possíveis dúvidas ou curiosidades.

Dessa forma, é possível aproveitar o passeio sem perder tempo, já que a lista de principais pontos turísticos de Roma não é pequena!

Os pontos turísticos de Roma são encantadores e essa é uma cidade com muita coisa para conhecer! Só tenha certeza que de ter todos os pré-requisitos para viajar para a Europa, principalmente o seguro viagem!

Depois disso, é só fazer uma viagem tranquila e aproveitar.

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).