Como tirar o visto americano passo a passo

Está pensando em viajar para os Estados Unidos, mas não tem a menor ideia de como tirar o visto americano? Então, este conteúdo é para você!

A primeira coisa que você deve fazer é romper aquele ditado que diz que brasileiro deixa tudo pra última hora. Isso porque para entrar nos Estado Unidos é necessário obter o visto americano e enfrentar toda a burocracia do processo, que, às vezes, pode levar algum tempo. 

Por isso, é importante ter um planejamento, se você não quiser que sua viagem dos sonhos acabe atrasando e se tornando um pesadelo. E não tem outro jeito. Para conhecer os principais pontos turísticos dos Estados Unidos, você precisará do visto americano.

Mas fique tranquilo que nós vamos te ajudar com isso! Confira o passo a passo que preparamos e saiba tudo sobre os formulários necessários, agendamentos, taxas e a temida entrevista para tirar o visto americano.

Passo a passo: Como tirar o visto americano

Em primeiro lugar, certifique-se que você esteja com o passaporte em dia. Se você ainda não tem um, veja aqui quais são os documentos necessários para tirar passaporte. Caso ele esteja vencido, você terá que renovar o passaporte. E, se tiver urgência, você ainda pode tirar o passaporte emergencial

Uma vez que esteja tudo certo com seu passaporte, você está apto a começar o processo para tirar o visto americano. O primeiro passo é preencher o formulário DS-160, disponível no site oficial do Consulado Americano. Mas fique atento: o documento deve ser preenchido em inglês e com informações verídicas, já que qualquer inconsistência nos dados pode fazer com que o processo volte para o início. 

Apesar de tudo estar em inglês, basta colocar o cursor do mouse em cima da pergunta a ser respondida. Isso faz com que apareça a tradução em português, facilitando o entendimento de quem não está com o cursinho de inglês em dia. 

Ao finalizar cada procedimento na página, é importante salvar cada uma de suas etapas, evitando que a página expire. Guarde o número do “Application ID”, dado necessário caso precise entrar novamente no formulário. Ao terminar o processo, imprima a página de confirmação.

Mas vale ressaltar que existem diferenças entre o visto de turista e o visto de estudante para os Estados Unidos.

Valor para tirar o visto americano

Aqui é importante levar em conta o valor do dólar, isto porque a taxa de solicitação do visto americano custa US$ 160. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito ou por boleto bancário. O processo de pagamento acontece durante o passo a passo para o agendamento da entrevista, portanto, preste atenção: depois que preencher o formulário citado no item acima, crie uma conta de usuário no site, insira o número de confirmação DS-160 e siga os passos para o agendamento. Confira mais informações sobre as taxas aqui

Agendamentos necessários para tirar o visto americano

A confirmação do pagamento da taxa pode levar até dois dias úteis. Depois de compensado, segue a fase de agendamento da entrevista do visto americano.

Com o número identificador do DS-160 e o recibo de pagamento da taxa em mãos, você pode agendar a entrevista pelo site ou pelo call center. Não existe um tempo de espera fixo para a entrevista, pois ele varia de acordo com o local escolhido. Entretanto, já com o agendamento da entrevista no Consulado, você deve agendar também para coletar a foto e as impressões digitais nos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto USA (CASV), que deve ser feito antes da entrevista. 

Fique atento: Idosos acima de 66 anos ou jovens com até 15 anos estão isentos da coleta de impressões digitais. Eles mesmos ou seus representantes deverão entregar uma fotografia 5×7 e a página da confirmação do formulário DS-160 no centro de atendimento.

Saindo de casa para tirar o visto americano

São dois os momentos em que você precisará sair de casa para tirar o visto americano. Primeiro, para ir até ao CASV e, depois, para ir ao Consulado ou Embaixada – ambos com agendamento.

Vá ao CASV no dia agendado com a confirmação do formulário, o passaporte e o comprovante de pagamento da taxa. Colete o que for necessário.

No dia da entrevista, leve o passaporte e a página de confirmação do formulário DS-160. Além disso, é importante ter em mãos documentos que comprovem vínculos com o Brasil e que, principalmente, informem que sua visita aos EUA tem uma data pra acabar. Ainda não existe uma lista de documentos oficiais para isso, mas alguns exemplos são: carteira de trabalho, passaportes, declaração de imposto de renda, escrituras. 

Durante a entrevista, permaneça calmo, seja objetivo e transparente. 

Pegando o visto americano

Você vai receber o visto em até dez dias úteis após a entrevista. Para checar o status da solicitação, acesse este link

Para pegar o documento, é possível retirar direto no CASV ou recebê-lo em casa. A retirada no CASV pode ser feito pelo próprio solicitante ou por terceiros

Seguro viagem indicado para os Estados Unidos

Agora que você já sabe como tirar o visto americano, que tal se precaver e garantir que dê tudo certo na sua viagem aos Estados Unidos? Afinal, uma viagem tão programada como essa não pode correr nenhum risco, certo?! Por isso, é imprescindível que você esteja muito bem assegurado. Conheça os seguros indicados para quem vai conhecer os Estados Unidos. Nosso comparador de seguro viagem oferece as melhores cotações do mercado. Confira!

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).