Considerada a cidade mais populosa da América, os pontos turísticos de São Paulo são diversos. Não é à toa que esse é um lugar muito visitado no Brasil. A cidade oferece atividades para diversos gostos, sejam gratuitas ou pagas, em teatros, shows ou museus, são muitas as opções.
Não é difícil encontrar alguns pontos turísticos para visitar caso esteja passeando na cidade. Por isso, separamos 7 dos principais pontos turísticos de São Paulo para você conhecer a capital paulista. Confira!
Passear no Parque Ibirapuera
O Ibirapuera, parque mais famoso da cidade de São Paulo, foi inaugurado na década de 50 e recebe muitos visitantes todos os dias. Esse local é ideal para quem deseja fazer um passeio ao ar livre, andar de bicicleta, praticar yoga ou fazer um piquenique com os amigos.
Além disso, o parque ainda conta com espaços culturais, como o Museu da Arte Moderna, Museu Afro Brasil, Museu de Arte Contemporânea, planetário e até escola de astrofísica. Vale a pena sair um pouco do trânsito e da correria e conhecer um dos icônicos pontos turísticos de São Paulo.
Andar por um dos principais pontos turísticos de São Paulo: a avenida Paulista
Ir para São Paulo e não caminhar e tirar diversas fotos na avenida Paulista é inevitável. A avenida fica fechada para carros nos domingos e feriados, ficando exclusiva para pedestres e ciclistas.
Lá você encontra diversos artistas tocando músicas na rua, fazendo apresentações teatrais e, com sorte, até shows grandes podem estar rolando na Paulista.
Não se engane pensando que o único passeio ali é andar pela avenida. Nas redondezas da Paulista você vai encontrar dois shoppings, e você pode aproveitar para fazer compras ou parar para comer.
Por ali também tem museus, bares, cafeterias, cinemas de rua e tantas outras atividades. Não deixe de planejar um passeio completo por esse grande ponto turístico de São Paulo.
Visitar o famoso Mercado Municipal
O Mercado Municipal Paulistano é um dos pontos turísticos de São Paulo que não podem faltar em um roteiro pela cidade. Carinhosamente apelidado de Mercadão, o prédio, inaugurado em 1933, possui uma arquitetura muito bonita, reunindo colunas no estilo arquitetônico grego, com cerca de 70 vitrais que retratam algumas cenas de São Paulo na década de 30.
Além da arquitetura, o Mercadão também é muito famoso por ser um centro gastronômico. Reúne em seu interior 290 boxes que comercializam frutas, verduras, temperos, vinhos e diversos outros alimentos.
Dois pratos bem famosos vendidos no Mercado Municipal são o sanduíche de mortadela e o pastel de bacalhau, ambos considerados pratos típicos da cidade de São Paulo.
Ir ao Pacaembu e ao Museu do Futebol
Para os amantes de futebol, a visita ao Museu do Futebol e ao Estádio do Pacaembu é obrigatória e não pode ficar de fora dos principais pontos turísticos de São Paulo. Ao entrar no museu, você encontrará a história do futebol contada em vídeos, fotos e cartas.
O museu reúne curiosidades e relatos de como o esporte se consolidou no Brasil e como a população aderiu a esse novo esporte, fazendo com que essa nova paixão transformasse o Brasil no país do futebol.
Dentro do museu, o visitante poderá desfrutar de diversos telões interativos e testes para medir a potência e velocidade do chute (eu sei que você vai querer arriscar um chute!). No final do passeio você ainda pode entrar no Estádio do Pacaembu e conhecer o estádio de perto.
Conhecer os famosos pontos turísticos de São Paulo: Praça e Catedral da Sé
A Praça da Sé é o marco zero da cidade e é por isso, um dos pontos turísticos de São Paulo mais conhecidos.
Na praça está localizada a Catedral Metropolitana da Sé, que é considerada a maior igreja de toda São Paulo. A construção, que demorou cerca de 40 anos para ser finalizada, alcança cerca de 110 metros de comprimento, 46 metros de largura e incríveis 92 metros de altura por torre.
A Catedral da Sé tem capacidade para cerca de 8 mil pessoas, e é a partir dela que a distância de qualquer ponto da cidade é calculada. Ali, pessoas de todos os estilos se encontram, e a praça é referência do centro velho da cidade.
Visitar o MASP
O Museu de Arte de São Paulo, popularmente conhecido como MASP, foi inaugurado por Assis Chateaubriand, em 1947. Do ponto de vista arquitetônico, a construção é extremamente curiosa, uma vez que todo o edifício é sustentado por quatro pilares. Esse é o único edifício do mundo que tem sua estrutura principal apoiada em quatro pilares e com um vão de aproximadamente 75 metros sob ele.
Para os amantes da arte, o MASP é um dos museus mais importantes da cidade. Nele estão reunidas uma pinacoteca, uma fototeca, uma filmoteca, uma videoteca e uma biblioteca.
Além disso, o museu oferece a exibição de filmes e concertos musicais, cursos de arte e serviços educativos de suporte às exposições.
Devido a todo esse arsenal, o MASP é considerado um centro cultural de excelência no Brasil e é um dos pontos turísticos de São Paulo mais procurado.
O museu conta com um acervo permanente rico em obras de artistas de todo o mundo e também é famoso por receber exposições temporárias dos mais diversos artistas e momentos da história da arte.
Aos domingos, o popular vão livre do MASP recebe uma feira de antiguidades. Essa feira é considerada um verdadeiro paraíso para colecionadores dos mais diversos itens, como moedas, discos de vinil, miniaturas de carrinho ou até mesmo cartões telefônicos.
O MASP está localizado na avenida Paulista e uma das maneiras mais fáceis de chegar a ele é de metrô, descendo na estação Trianon-Masp.
Conhecer o bairro da Liberdade
O bairro da Liberdade é reúne o que há de melhor da cultura oriental em São Paulo. Uma visita ao bairro traz muito da atmosfera oriental por conta da gastronomia, da música e dos costumes dos povos asiáticos. Lá é possível encontrar lojas repletas de artefatos da cultura oriental, além de restaurantes de comida asiática e templos deslumbrantes.
Aos domingos acontece a tradicional feira japonesa, na qual são comercializados diversos tipos de artesanatos orientais, trajes típicos e muita comida. Para quem visita São Paulo no final de semana, almoçar na feira da Liberdade é com certeza uma ótima pedida.
Para quem procura saber um pouco mais sobre esse ponto turístico de São Paulo, o Museu da Imigração oferece uma quantidade enorme de informações e curiosidades valiosíssimas sobre a chegada e permanência do povo asiático em São Paulo.
Conhecer a cidade não é muito difícil. Você vai precisar de uma boa dose de disposição para conhecer os principais pontos turísticos de São Paulo e ainda aproveitar a noite em bares ou restaurantes. Duas dicas para quem visita São Paulo são: tente fazer tudo de metrô e contrate um seguro viagem. Mesmo em viagens nacionais, prevenir nunca é demais.