O que fazer em Florianópolis?

Se você que está com viagem marcada, mas ainda não sabe o que fazer em Florianópolis, onde de hospedar e quais as melhores praias, então este artigo irá te ajudar a definir o seu roteiro. 

Na linda capital de Santa Catarina você encontrará opções para toda a família e para todos os tipos de viajantes. Por isso a querida “Floripa” é um destino muito procurado o ano inteiro. Veja agora as nossas dicas do que fazer em Florianópolis.

O que fazer em Florianópolis: Praias

A notoriedade de Florianópolis entre os turistas é devida, em grande parte, a beleza de suas praias. Algumas delas são mais apropriadas para banho, enquanto outras são ideais para a prática de esportes aquáticos.

As praias da região leste da cidade são as mais indicadas para a prática de esportes radicais. As praias Mole e Joaca costumam ser a sede de campeonatos de surf todos os anos. Enquanto isso, se você quiser praticar sandboard, então a praia da Joaquina é o melhor lugar. Já para aqueles que preferem praticar windsurf, kite-surf ou vela, então o destino certo é a Lagoa da Conceição. Há ainda a praia da Galheta, que é frequentada pelos praticantes do nudismo.

A região abriga ainda muitos bares e restaurantes, e ainda oferece uma feira com a venda de produtos dos artesãos locais, na chamada Feirinha da Lagoa. Este é também um dos lugares mais badalados durante o verão.

Já a região norte é não apenas a mais populosa, mas também a que recebe o maior número de turistas. Por este motivo, é também a que apresenta a melhor infraestrutura e também a maior diversidade de passeios para fazer em Florianópolis. Falaremos mais deles a seguir. 

As praias de Cachoeira do Bom Jesus, Canasvieiras, Daniela, Jurerê, Lagoinha e Ponta das Canas são as que tem o mar mais calmo, e ideias para crianças. Para aqueles que gostam de muita agitação, a dica é ficar na praia de Jurerê Internacional. Já as Praia Brava, Ingleses ou Santinhos são as que possuem as melhores ondas.

Florianópolis também uma parte histórica, que está localizada na região Central da cidade. É possível desfrutar da arquitetura portuguesa e açoriana do século 17, enquanto caminha pelas ruas do centro. Aproveite para visitar o Mercado Público Municipal, a Catedral Metropolitana, a Praça XV de Novembro e a Ponte Hercílio Luz. E não deixe de presenciar pelo menos um pôr-do-sol no Morro da Cruz.

Onde ficar em Florianópolis

Agora que você já sabe o que cada região de Florianópolis tem para oferecer, chegou a hora de pensar na hospedagem. 

Lembre-se que, a menos que você esteja viajando de carro, ou que tenha alugado um veículo, o deslocamento entre uma região e outra pode ser um pouco complicado. Por isso a escolha de uma boa hospedagem é essencial planejar a sua viagem para garantir uma boa experiência no destino escolhido.

Com a grande diversidade de atrações e praias diferentes para ficar, o mais importante é escolher aquela que mais vai se adequar ao seu perfil de viajante, ao seu orçamento e ao propósito da viagem.

A Lagoa da Conceição é muito procurada por praticantes de esportes e por casais, além de ser um dos principais cartões postais de Florianópolis, ainda oferece fácil acesso para as demais regiões da cidade.

A Praia Mole é sem dúvida alguma um dos principais destinos de quem está em Floripa para surfar. Existem diversas opções de pousadas, mas nenhuma delas é “pé na areia”, já que a região tem a natureza bem preservada.

Já as praias de Jurerê e Jurerê Internacional possuem em sua maioria casas e resorts de luxo, mesmo que as praias são sejam as mais bonitas da cidade. Apesar disso, a região é muito procurada pelos inúmeros Beach Clubs que existem por lá.

Se você estiver viajando com a família, então uma ótima dica é escolher uma das pousadas da Praia da Daniela ou Lagoinha. Nas duas, o mar é tão tranquilo, que chega a ser quase uma lagoa. A diferença entre elas é que a Lagoinha possui mais infraestrutura para turistas do que a Daniela.

E finalmente, para quem quiser contar com toda a infraestrutura possível, então a melhor opção é a Praia dos Ingleses. Com uma excelente rede hoteleira, comércio local e restaurantes.

O que fazer em Florianópolis: Lazer

Chegou a hora de pensar no lazer e definir o que fazer em Florianópolis. Com opções de passeio em construções históricas, além de diversos roteiros de passeios de barcos.

Para quem ainda não conhece, uma visita ao centro da cidade é muito bem-vinda. Por lá você poderá conhecer o Mercado Público Municipal, que oferece uma grande diversidade de lojas, restaurantes e deliciosas cervejas artesanais. 

Já para quem é amante de artesanato, e gosta de ver as criações locais, então a Casa da Alfândega merece fazer parte do seu roteiro. O Palácio Cruz e Souza é uma casa do final do século 19. É possível conhecer o seu interior e apreciar a arquitetura e decoração da época. Não deixe também de visitar o Vilarejo Açoriano, onde está o maior patrimônio histórico de Santa Catarina.

Aproveite também para fazer um passeio de barco pela Costa da Lagoa. Nele é possível atravessar a lagoa da Conceição e ir até um vilarejo isolado. Chegando lá, é só escolher em qual restaurante você vai querer ficar e aproveitar um delicioso peixe bem fresco.

Há ainda a possibilidade de fazer passeios nos chamados barcos-pirata. Alguns deles duram cerca de 6 horas e o roteiro inclui passar pela ponte Hercílio Luz, visita às fortalezas, Baía dos Golfinhos e parada para o almoço. Existem outros roteiros disponíveis.

Lembre-se, ao planejar a sua viagem, não esqueça de contratar um seguro viagem, assim você viaja tranquilamente e sem se preocupar com emergência. Continue acompanhando nosso blog para mais dicas de viagem.

 

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).