Viajar na Pandemia: Confira Dicas e Cuidados para uma Viagem Segura

Viajar na pandemia do Coronavírus (Covid-19). Foto: Wikipédia.

Entre dezembro de 2019 e janeiro 2020, começamos a ouvir sobre o tal do Coronavírus na China. Nos parecia tão distante e acreditávamos que não chegaria até aqui. No entanto, o vírus avançou, seguiu para Europa e Américas, incluindo o Brasil. Assim, viajar na pandemia seja a trabalho ou a lazer tem sido uma missão desafiadora.

Aqui no Brasil estamos vivendo essa pandemia desde março, sem qualquer precedente. Medidas como isolamento, uso de máscaras, álcool gel, fechamento de comércio/fronteiras foram adotadas para coibir o avanço da Covid-19. Com isso, somado ao desemprego a economia estagnou e um dos principais setores atingidos foi o turismo.

Pandemia – Coronavírus (Covid-19). Foto: reprodução internet.

A medicina e os pesquisadores avançam na busca de vacinas. Porém, as previsões mais otimistas acreditam que só teremos uma vacina eficaz e disponível a partir do início de 2021. Por outro lado, nos vemos diante de um conflito Saúde x Bem-estar x Desemprego x Economia.

Aos poucos, setores retornam às atividades, mesmo com restrições, e viajar na pandemia tem feito parte da rotina de brasileiros. Seja uma viagem a trabalho, estudo, necessidade e, até mesmo a lazer.

Do mesmo modo que é um respiro, tanto para as pessoas como empresas, é uma preocupação com saúde. Para evitarmos ao máximo a propagação do vírus, devemos manter uma rotina de higiene intensificada para nos prevenirmos da COVID-19.

 

Viajar de avião durante a pandemia

Viagem de avião na pandemia. Foto: reprodução internet.

Em busca de minimizar os riscos de contágio da Covid-19, companhias aéreas adotaram uma série de protocolos de segurança. Tudo para permitir que possamos viajar na pandemia de forma segura.

Por aqui, as três maiores companhias aéreas (Latam, Gol e Azul) estabeleceram praticamente os mesmos critérios. Os protocolos estão sob supervisão da ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil) e ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Viagens em tempos de pandemia. Foto: reprodução internet.

Para quem não puder viajar, a ANAC, através da MP 925 e Resolução 556, estabeleceu regras para cancelamento/adiamento de voos.

Medidas emergenciais de cancelamento/adiamento de viagens

  • Caso o passageiro opte por adiar sua viagem, ele fica isento de cobrança de multa contratual. Entretanto, deve aceitar um crédito para a compra de uma nova passagem em até 12 meses.
  • Se ele optar por cancelar o voo e optar pelo reembolso, está sujeito às regras contratuais da tarifa adquirida. O prazo para o reembolso é de 12 meses.
  • Quem desistir da passagem até 24 horas contadas do recebimento do bilhete, terá direito ao reembolso em até 7 dias. A regra se aplica às compras realizadas com antecedência mínima de sete dias do embarque.
  • O passageiro deverá ser comunicado pela empresa aérea sobre eventual alteração programada do voo com antecedência mínima de 24 horas.
  • Nos casos de alteração programada, atraso, cancelamento ou interrupção do voo, fica assegurada a reacomodação do passageiro em voo de terceiro quando não houver disponibilidade de voo da própria empresa.

Medidas adotadas pela Latam

Na Latam, sem ônus ao passageiro, a flexibilidade se aplica a bilhetes adquiridos no Brasil de 01/08/2020 até 31/08/2020. As viagens devem ser realizadas entre 01/08/2020 e 30/11/2020, dependendo da disponibilidade de voos.

Medidas adotadas pela GOL

Na GOL, a remarcação pode ser realizada sem custo uma única vez. Quando possível, deve ser remarcada para o mesmo tipo de tarifa selecionada anteriormente. Para alterar ou cancelar passagens compradas em agências de viagens, entre em contato com a sua agência.

Medidas adotadas pela Azul

Na AZUL os passageiros com voos até 31/08/2020 poderão alterar uma única vez, sem qualquer custo. A data do voo deve ser até 20/03/2021. Em caso de reembolso, ele será processado de forma integral em até 12 meses, a contar da data da solicitação.

 

Viajar na pandemia – Dicas para uma viagem segura

Dicas para uma viagem segura na pandemia. Foto: reprodução internet.

Viajar é sem dúvida uma das maiores paixões dos brasileiros, seja a turismo, trabalho, em território nacional ou no exterior. O prazer de viajar começa no planejamento, escolha do destino, toda aquela preparação para a viagem e, em alguns casos, começa anos antes com economia financeira, compra de moeda estrangeira, pacotes.

Porém, 2020 reservou uma dessas surpresas nada agradáveis – a Covid-19 – e viajar na pandemia exige uma série de cuidados ainda maiores.

Primeiramente, precisamos saber se o destino está aberto para receber turistas e, se estiver, quais são medidas sanitárias e precauções que devemos ter.

Medias imprescindíveis para viajar na pandemia. Foto: reprodução internet.

A partir da definição, como é viajar na pandemia? Independente do destino, ou meio de locomoção, ou medidas locais é imprescindível:

  • O uso correto de máscaras;
  • Manter as mãos limpas com água e sabão;
  • Utilizar álcool gel nas mãos e superfícies de contato;
  • Se manter afastado de aglomerações;
  • Procurar usar meios eletrônicos ou cartões para realizar pagamentos;
  • Dar preferência a horários alternativos ao visitar pontos turísticos para evitar aglomeração.

 

Lugares para viajar na pandemia

Bom, ao longo do texto já vimos como fazer uma viagem mais segura durante a pandemia. Agora iremos conhecer algumas especificações para alguns destinos. Vale lembrar que as restrições e os procedimentos podem sofrer alterações a qualquer momento.

Destinos Nacionais

Primeiramente, as viagens para destinos nacionais estão entre as preferidas dos brasileiros num primeiro momento – seja de carro, ônibus ou avião, segundo um debate realizado com especialistas da XP Investimento em julho. Ainda de acordo com eles, a procura por grandes redes hoteleiras tende a ser maior pois o turista acredita que esses estabelecimentos possuem maiores condições de seguir os protocolos sanitários.

Ainda segundo os especialistas, as viagens pelo Brasil ganharam espaço por conta da queda de renda, aumento do dólar, menor tempo de deslocamento e facilidade de adaptação às alterações das regras da quarentena.

Retomada das Viagens Pós-Pandemia. Foto reprodução internet.

Destinos Internacionais

Há situações que viajar para o exterior é um sonho a ser realizado, ou até mesmo uma necessidade. Como a pandemia está em diferentes estágios pelo mundo, também encontramos diferentes procedimentos e algumas restrições quanto a entrada de turistas, ou brasileiros, ou residentes do Brasil, ou de voos com escalas no país.

Alguns países como Portugal, exige o teste RT-PCR COVID-19 negativo, realizado 72h antes do voo, de todos os passageiros – seja qual for a origem, caso contrário não poderão viajar. Essa é uma exigência até mesmo para quem permanecer na sala de embarque para uma conexão.

Teste de Covid-19 para viajar. Foto reprodução internet.

Outro país a adotar a testagem do RT-PCR COVID-19 é França. O teste deve ser realizado com 72h antes do voo e ter resultado negativo. Para quem não conseguiu realizar o teste, desde 1º de agosto, os aeroportos franceses implantaram um sistema de testagem. Pessoas com resultado negativo para Covid-19 podem circular livremente, testes positivos terão que fazer a quarentena, o mesmo vale a quem se recusar fazer o teste.

Por outro lado, encontramos países com restrições de entrada de estrangeiros em todos os continentes. Quando pensamos em viajar para os Estados Unidos, apesar de haver voos Brasil-EUA, a entrada de pessoas que tenham passado os últimos 14 dias no Brasil continua proibida, exceto cidadãos americanos, residentes e seus familiares.

Portanto, antes de viajar na pandemia recomendamos a todos os passageiros que verifiquem periodicamente as informações atualizadas nos sites oficiais do país de destino.

No caso de viagens para Europa, recomendamos acessar um portal criado pela União Europeia com informações atualizadas, também em português, sobre as restrições de cada país. (https://reopen.europa.eu/pt)

 

Seguro Viagem – Mais indispensável que nunca

Em tempos de pandemia o seguro viagem é um item obrigatório. Ele será nossa garantia tanto nos cuidados com a saúde, incluindo a utilização de consulta médicas online, quanto com imprevistos como extravios de bagagem, cancelamento de voos, dentre outros.

Por isso, a escolha de um seguro viagem deve ser tão planejada quanto a viagem e optar por planos, seguradoras que atendam às necessidades do novo normal.

A importância maior do seguro viagem em tempos de pandemia

Em entrevista com Ronam Fonseca, diretor da empresa Assistente de Viagem, ele nos revelou a importância de um seguro viagem em tempos de pandemia: “Os gastos hospitalares podem fugir do controle rapidamente quando viajamos sem um seguro viagem, então com certeza ter um seguro é uma boa aposta. Além disso, nós oferecemos uma assistência completa – 24 horas por dia durante toda viagem, tanto na saúde como uma garantia do cuidado consigo, com documentos, despesas jurídicas, bagagens e diversas outras coberturas”.

Seguro Viagem para viajar na pandemia. Foto: Wikipédia.

Viajar na pandemia exige das seguradoras atualizações. Portanto, é fundamental buscar empresas conectadas às mudanças de mercado.

Seguro Viagem com Telemedicina

Como vemos desde o início da pandemia, a Anvisa e Ministério da Saúde autorizaram a prática da telemedicina e a legalidade das receitas médicas digitais. Nesse cenário, é possível realizar consultas emergenciais e eletivas de forma online, obter a prescrição de medicamentos digital, comprar online ou nas drogarias e realizar o tratamento.

Diante disso, é possível estar viajando e ter acesso remoto a um profissional da saúde, com segurança, conforto e sem o desgaste de enfrentar emergências lotadas. Sendo assim, acabou por gerar mais um serviço para os seguros de viagem. “Pensando no contexto da pandemia, ampliamos nosso portfólio e agora oferecemos planos com telemedicina. Desse modo o paciente recebe o atendimento sem se expor a maiores riscos”, revela Ronam.

Assistente de Viagem – Seguro Viagem com Assistência 24h

No caso da empresa Assistente de Viagem (associada à ABAV – Associação Brasileira de Agências de Viagens e ao Ministério do Turismo), o segurado terá assistência 24h por dia, enquanto durar a viagem, e contará com uma equipe de apoio especializada. Saiba mais em: https://assistentedeviagem.com.br/seguro-viagem/

 

Conclusão

Viajar na pandemia do Coronavírus (Covid-19). Foto: reprodução internet.

Então, viajar na pandemia não é nenhum bicho de sete cabeças. Basta somente estarmos informados e nos prepararmos para enfrentar essa nova realidade. Pelo menos, até que tenhamos uma vacina eficaz e capaz de atingir toda a população.

Grande parte dos cuidados, como uso de máscara, higienizar as mãos e evitar aglomerações, cabe a cada um de nós. Bem como, verificar se estabelecimentos, pontos turísticos estão seguindo às determinações e protocolos da OMS – Organização Mundial da Saúde e do Mistério da Saúde.

A grande questão para esse momento é se adequar para o novo normal. Para isso, possuir um seguro viagem e conhecer a situação no destino para onde se pretende viajar é essencial.

Portanto: basta se preparar, tirar o passaporte, se informar e aproveitar com segurança.

Boa Viagem! 😉

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).