Viagem para Bariloche: dicas imperdíveis para conhecer a região

Uma viagem para Bariloche é considerada o destino dos sonhos para muitos brasileiros. A cidade está localizada na Argentina e tem cerca de 130 mil habitantes, além de estar às margens do Lago Nahuel Huapi, no norte da patagônia argentina, na província de Rio Negro. Colonizada por alemães e austríacos, tem um relevo acidentado, vários lagos e temperaturas amenas ao longo do ano.

Veremos neste artigo que Bariloche é próxima o bastante para não perder tempo com deslocamento e longe o bastante para sentir o gostinho do frio, neve e muitas aventuras. Por lá, a língua portuguesa é comum tanto nas lojas, bares, restaurantes, hotéis e atrações turísticas. 

Uma viagem para Bariloche é uma combinação perfeita do vilarejo alpino à beira lago e ao pé das montanhas nevadas, com direito a arquitetura suíça, chocolate, fondue, vinho, atividades ao ar livre e muito calor humano. 

Então embarque nessa viagem para Bariloche e esteja preparado para vivenciar momentos inesquecíveis com nossas dicas a seguir.  Boa leitura!

Estação de esqui em Bariloche

Viagem para Bariloche: preciso de visto ou passaporte?

Bariloche é uma cidade argentina. Portanto, os brasileiros que viajam a turismo não necessitam de visto e nem mesmo passaporte, sendo possível viajar apenas com um RG de fácil identificação. 

Pela proximidade com o Chile, muitos turistas aproveitam para conhecer também algumas cidades chilenas e, diga-se de passagem, é uma excelente ideia se sua viagem para Bariloche for com tempo. 

Atente-se apenas que além do passaporte só é possível viajar com RG, documentos como a CNH não são aceitos para fins de imigração. Em caso de estrangeiros com visto permanente no Brasil, a maioria pode entrar com a RNE dentro da validade – nesse caso vale uma consulta no Consulado Argentino.

Viagem para Bariloche em época de neve

Normalmente, os brasileiros procuram a viagem para Bariloche na temporada de inverno para aproveitar a neve. O inverno nessa região é bastante gelado e chuvoso. As temperaturas entre junho e agosto variam de 9 a -2° C, sendo que a sensação térmica pode chegar a -15° C.  

A temporada oficial de inverno tem início na última semana de junho e segue até o final de setembro. Porém, o período mais garantido para seu encontro com a neve está entre o final de julho e todo mês de agosto. 

A cidade é conhecida por seu maravilhoso chocolate. Por isso, um ótimo programa para aliviar o frio é tomar um delicioso chocolate quente. Além disso, em Bariloche existem diversos restaurantes deliciosos, lojas, monumentos, mirantes, beleza natural, passeio de barco e, claro, muitas pistas para prática de esportes na neve.

Viagem para Bariloche em época sem neve

Quem pensa que o turismo em Bariloche é somente no inverno, se engana. A cidade também tem muitos atrativos em outras épocas do ano, incluindo o verão. Mas não pense em encontrar aquele calorzão, as temperaturas são mais agradáveis e esse é o período indicado para atividades na natureza, como caminhadas, ou pescas esportivas, ou arvorismo. 

Nessa época do ano, os esquis e todos os equipamentos de neve dão lugar aos equipamentos de rapel no Morro Otto, rafting nas águas do Rio Manso, arvorismo nas Cordilheiras, Kitesurfing no Lago Nahuel Huapi e para pesca esportiva no Lago Steffen. 

As águas geladas do lago recebem pequenas embarcações lotadas de pescadores de primeira viagem e profissionais. Também é possível navegar por Bariloche, um dos pontos mais visitados é a Isla Victoria, Morro Bella Vista e suas trilhas demarcadas. 

Além disso, podemos contar com a programação válida para o ano inteiro, uma caminhada pelo Bosque Los Arrayanes, ou então um passeio pelo centro cívico, museus, lojas, restaurantes, praças e, finalmente, as tradicionais casas de chocolate da cidade como a Mamuschka, Rapa Nui e Abuela Goye.

Viagem para Bariloche: dicas de pontos turísticos

Conforme já vimos, a programação na cidade é farta tanto no inverno, como no verão. Os turistas que costumam frequentar Bariloche dizem que a cidade muda conforme o clima, mas é encantadora em qualquer época. 

Confira a seguir os principais passeios que você pode aproveitar em uma viagem para Bariloche:

>> Aproveite e veja também o nosso artigo sobre Viagens para Solteiros: melhores destinos para quem está solteiro

  1. Circuito Chico

É o passeio mais conhecido em Bariloche. São 60 km entre o centro da cidade e o famoso hotel Llao Llao, construído nos anos 40. Ao longo do caminho você irá encontrar diversas atrações, podendo parar em algumas delas e apreciar as mais belas paisagens de Bariloche. 

  1. Cerro Catedral

Essa é a principal estação de esqui quando se faz uma viagem para Bariloche. O lugar tem dezenas de pistas para todos os níveis de praticantes de esportes da neve. É diversão garantida para quem está começando a engatinhar no esqui ou para os esportistas mais experientes. 

Vale a visita mesmo para quem não pretende esquiar, pois próximo da estação estão várias lojinhas, restaurantes e através dos meios de elevação você também pode subir a montanha. 

  1. Cerro Otto

Assim como seus morros vizinhos, oferece uma paisagem incrível de Bariloche. O diferencial do local é que em seu topo fica a Confeitaria Giratória, que fica girando e assim proporcionando paisagens diferentes ao longo de uma refeição.

  1. Lago Nahuel Huapi

Bariloche está situada às margens desse lago de águas azuis e aos pés da cordilheira. O cenário natural é lindo e vale a pena observar a cadeia rochosa, muitas vezes com neve no topo. Navegue pelo lago no Catamarã Cau Cau, e explore a Ilha Victoria e o Bosque de Arrayanes. 

  1. Vila La Angostura

A Vila La Angostura está a 80 km de Bariloche e oferece um turismo mais original. É uma cidade pequena, com alguns restaurantes e uma paisagem igualmente incrível. Nela fica o Cerro Bayo, uma estação de esqui bem estruturada. 

  1. Centrinho de Bariloche

Reserve um tempo da viagem para Bariloche para conhecer o centro da cidade, andar pelas lojas da rua Mitre, comprar chocolates e tirar fotos no Centro Cívico. A cidade pode ser facilmente conhecida a pé. A duração desse destino depende da sua vontade de consumir nas lojas, confeitarias, restaurantes, mas o custo para passear é 0.

  1. San Carlos de Bariloche a Puerto Varas

Nesse passeio você irá descobrir as belas paisagens na região colorida da Patagônia em uma viagem de San Carlos de Bariloche, Argentina, a Puerto Varas, no Chile. Sua viagem inclui transporte de barco ao longo de 3 lagos com 4 transportes por terra. 

  1. Monte Tronador

Por fim, aproveite para explorar o Parque Nacional Nahuel Huapi e o pico mais alto da Patagônia, da incrível Geleira Negra. Admire lagos, cachoeiras e o rio Manso, alimentado pela geleira. 

Viagem para Bariloche: o que é importante saber?

É importante também que os turistas saibam de outras informações sobre a sua viagem para Bariloche. A moeda da Argentina é o peso argentino, mas o dólar e o real também são aceitos no comércio local, o problema é que nem sempre a cotação é vantajosa. 

Para compartilhar nossos momentos com todos, inclusive amigos e familiares que estão no Brasil, recomendamos o uso de chip internacional pré-pago. O sinal de internet é ótimo e você não terá surpresas na conta de celular. 

Como em toda viagem que fazemos, o processo de arrumar a mala é algo que devemos pensar com muita atenção seja na escolha de roupas adequadas para enfrentar a temperatura, atividades, entre outros. No caso de uma viagem para Bariloche, se escolher a época de inverno, devemos nos preparar para um frio rigoroso. 

A dica do especialista é vestir várias camadas, começando por uma segunda pele bem ajustada ao corpo, depois uma ou duas malhas. As extremidades do corpo devem estar bem aquecidas, então capriche nas meias, calçado, luvas e gorro. Esses produtos resistentes ao frio encontramos no Brasil, inclusive em lojas esportivas que vendem online.  

Conclusão

Uma viagem para Bariloche com certeza será inesquecível independente da época do ano. A cidade argentina é um daqueles destinos que se inovam conforme o clima e a sua disposição para aproveitar todas as delícias dessa estância acolhedora.

Contudo, é certo que sempre encontrará belas paisagens, lagos de cores lindas, além de atividades na natureza, ampla variedade de lojas e boa gastronomia. Quem foi quer voltar; quem não foi, sonha. 

Portanto, programa-se e se jogue em Bariloche! Aproveite e conheça os nossos planos, do Assistente de Viagem, para seguro viagem internacional

 

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).