Mochileiros e seguro viagem: saiba porque o serviço é indicado

Quando abordarmos a palavra mochileiro com seguro viagem na mesma frase, pode parecer pouco óbvio associar um ao outro. Isso porque a iniciativa de realizar um mochilão, normalmente, pretende combinar conhecer destinos diferentes com liberdade e baixo custo.

Seja para destinos urbanos ou aqueles que envolvem conhecer lugares distantes e mais próximos da natureza, é importante deixar claro que estas viagens podem oferecer riscos extras.

E que, em casos onde o mochileiro viaja sozinho ou em pequenos grupos, pensar na segurança e comodidade é imprescindível.

Viagens muito longas, por exemplo, podem acabar tendo de ser interrompidas. Neste caso o cancelamento deve estar previsto no serviço contratado. Hoje, ainda há muita gente nutrindo a ideia de que seguros são caros.

Saiba, no entanto, que é possível adquirir um seguro viagem para mochileiros com um bom custo-benefício. Vamos esclarecer neste texto as maiores dúvidas que você pode ter a respeito do assunto. Confira conosco!

O que é mochilão?

Primeiramente, a melhor forma de explicarmos um mochilão é pensar em uma viagem, curta ou longa, que possa se converter em uma grande experiência.

Em outras palavras, trata de buscar destinos onde o aprendizado, seja cultural, gastronômico ou social, possa até mesmo transformar nossa percepção de mundo.

Não existe um tempo determinado para um mochilão, entretanto, ser capaz de planejar uma média irá facilitar bastante. Isso porque mochileiros com seguro viagem precisam da cobertura durante todo o trajeto, e nada melhor do que evitar surpresas desagradáveis, não é mesmo?

Além disso, vamos deixar claro que a proposta de viajar com uma grande mochila não precisa ser levada ao pé da letra.

Pensar em um mochilão diz mais sobre economizar com pequenos luxos para aproveitar melhor e ir a mais lugares do que, necessariamente, onde você irá acomodar a sua bagagem.

Vantagens para mochileiros com seguro viagem

E se já sabemos o que é um mochilão, vamos agora explicar porque só há vantagens para mochileiros com seguro viagem.

Primeiro, porque esta modalidade de viagem exige atenções redobradas, uma vez que pode contar com hospedagens informais ou com menor custo, busca por voos mais baratos e com várias escalas e diversos outros tipos de economia.

Dessa forma, o mochileiro sem seguro viagem poderá correr mais riscos do que um viajante convencional.

Além disso, se a viagem for internacional, a decisão por um seguro viagem pode também ser obrigatória, como acontece nos países europeus que fazem parte do Tratado de Schengen, em Cuba e alguns outros países latinoamericanos.

Aliás, a dica é global: mochileiros com seguro viagem, mesmo em países onde ele não é item obrigatório, terão segurança médica, odontológica, contra acidentes, extravios de bagagem e até assessoria jurídica.

E isso faz toda a diferença, uma vez que há países como os Estados Unidos, que não exige o seguro, porém tem taxas altíssimas para atendimento médico.

E a última coisa que um mochileiro quer é gastar altos valores com esse tipo de despesa, concorda?

O que um seguro viagem pode cobrir em um mochilão

Não é possível falar de seguro viagem para mochileiros sem citar, primeiramente, uma cobertura médica mais ampla do que nas demais apólices.

Em outras palavras, o mochileiro que é adepto de esportes radicais como bungee jump ou mergulho poderá ter amparos adicionais.

E mesmo para aqueles que não se arriscam neste tipo de aventura, é possível ter cobertura em casos diversos de acidentes, como aqueles causados no trânsito, em passeios ou mesmo momentos de lazer.

Além disso, mochileiros com seguro de viagem não precisam de situações mais graves para serem atendidos.

Se você ficar doente, este acompanhamento da sua saúde também poderá ser necessário. As intoxicações alimentares, por exemplo, são muito comuns, independente do destino escolhido pelo mochileiro.

Com um seguro de viagem você adquire maior tranquilidade, garantindo que nenhuma emergência de saúde resulte em desamparo.

Mochileiros e seguro viagem: como escolher a apólice?

Mochileiros com seguro viagem precisam estar atentos a todos os itens de cobertura da apólice. Isso porque as questões de saúde cobrem apenas uma parcela dos problemas que você deseja evitar no trajeto.

 

Devido a alguns destes mochilões possuírem condições um pouco diferentes, a recomendação é que nunca se arrisque em uma apólice básica se houver situações específicas que merecem atenção.

Por isso, é imprescindível que você informe o destino e quais as intenções nele, a fim de que sua apólice seja completa para a sua necessidade.

Abaixo, relacionamos as principais diferenças de uma cobertura básica e um seguro viagem para mochileiros que possa contemplar vários itens.

O que um seguro viagem cobre?

De modo geral, todo seguro viagem terá cobertura obrigatória para alguns itens, conforme determinação da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). A Portaria 315 faz o controle destas apólices e exige que elas contemplem:

  • Despesas médicas, odontológicas e hospitalares, não importa se em viagem nacional ou internacional
  • Traslado de corpo em caso de falecimento e médico, em caso de doença
  • Caso de morte, acidental ou não
  • Invalidez total ou parcial em caso de acidente em viagem
  • Regresso sanitário

O que irá diferenciar um pacote básico de um completo, vem a seguir. Além, é claro, de diferentes valores de franquia para cada uma destas coberturas.

Mesmo sendo facultativos, é uma opção inteligente pensar em um seguro viagem para mochileiros que tenha também cobertura para:

  • Extravio, furto, roubo ou danos em bagagens, que se estende também para a perda de documentos
  • Regresso antecipado no caso de cancelamento da viagem
  • Funeral, em caso de morte no período da viagem
  • Coberturas especiais, das quais detalharemos a seguir

Coberturas especiais do seguro viagem

As coberturas especiais em um seguro viagem para mochileiros seriam aquelas que incluem problemas ou situações específicas.

Exemplos são cobertura médica para a prática de esportes, seguro viagem para gestantes ou até mesmo para a realização de fisioterapia.

Além disso, há a possibilidade de hospedagem de acompanhante em caso de hospitalização prolongada, convalescença em hotel, gastos por atraso no voo e até mesmo assistência emergencial via Internet.

Para os mais prevenidos, é possível contratar uma apólice que ofereça cobertura de assistência jurídica e remessa para fiança judicial em casos de acidentes de trânsito.

Seguro viagem para mochileiros e atividades de risco: o que não inclui

Se já citamos o que você pode incluir na cobertura do seu seguro viagem para mochileiros, precisamos também nos atentar à lista de exclusões.

Ou seja, nela estão pontos que não possuem cobertura e precisam ser analisados antes de viajar. De modo geral, essa lista pode incluir:

  • Alguns esportes específicos, por isso, é importante ler todas as cláusulas do contrato
  • Problemas relacionados a recomendações de órgãos locais que foram desrespeitadas pelo turistas, como por exemplo, ameaça de terrorismo
  • Greves de conhecimento público no momento da aquisição do seguro
  • Solicitações resultantes da não vacinação necessária para viajar ou do uso de álcool ou drogas, dentre outros

Mochileiros e seguro viagem com cobertura para Covid-19

Por fim, não é possível pensar no que o seguro viagem para mochileiros cobre sem citar a pandemia de Covid-19.

Mesmo com o atual cenário de vacinação em todo o mundo e um aumento no fluxo de turistas, inclusive para o turismo de vacina, é importante a inclusão de uma modalidade extra nos planos de seguro viagem.

Por isso, algumas seguradoras já oferecem internação hospitalar em caso de diagnóstico de Covid-19 e opções adicionais como reembolso hospitalar e repatriação funerária.

Além disso, já são mais de 40 países que exigem a cobertura para Covid-19 no seguro viagem. Dentre os principais, estão a Alemanha, Bélgica, Cuba, Espanha, Finlândia, França, Suécia, Portugal e República Tcheca.

Então, atente-se à importância de contratar o seguro adequado, a fim de que você cumpra as exigências e tenha uma viagem sem maiores problemas.

Aliás, o simulador de seguro viagem do Assistente de Viagem seleciona, de forma automática, todas as apólices que incluem a cobertura contra Covid-19.

Mochileiros e seguro viagem: como acionar

Mochileiros com seguro viagem podem acioná-lo de forma rápida. Basta apenas ter em mãos, de forma física ou online, os dados da apólice e os números de contato.

É importante citar que os seguros contratados pelo site do Assistente de Viagem possuem atendimento em português.

Geralmente, as seguradoras disponibilizam vários meios de contato, como: número de telefone para ligação gratuita, número de telefone local, número para ligação a cobrar, WhatsApp, e-mail ou até mesmo um aplicativo dedicado para este fim.

Encontre seu seguro viagem no Assistente de Viagem!

E agora que você já sabe mais da importância de mochileiros com seguro viagem, você precisa conhecer o site do Assistente de Viagem para realizar sua cotação de maneira rápida, simples e segura.

Para isso, basta preencher o formulário de contratação, com data de viagem, destino e idade dos passageiros, e você terá acesso às melhores opções de seguro viagem do mercado.

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).