Viagem para França: dicas especiais para curtir o passeio!

Uma viagem para França costuma estar entre os sonhos de muitas pessoas, seja por seu ar romântico, sua cultura, gastronomia ou mesmo sua história.

Aliás, de acordo com a Organização Mundial de Turismo (OMT), há quase uma década ele é o país mais visitado do mundo.

Por isso, resolvemos preparar este guia para te auxiliar em tudo o que você precisa saber se vai realizar uma viagem para França. Dessa forma, poderá se encantar pelo país sem preocupações com segurança, saúde e com prevenção total para possíveis imprevistos.

Confira conosco e boa leitura!

Uma viagem para a França começa pelo planejamento

Se você decidiu que irá realizar uma viagem para a França, o primeiro passo é se planejar.

Isso porque, sem considerar o quanto você irá gastar nesta viagem, é preciso levar em conta alguns fatores. Por exemplo, a época do ano em que pretende conhecer o país e quais atrações não podem ficar de fora do seu roteiro será um ponto decisivo para planejar a viagem.

Isso porque entre o começo de julho e meio de setembro é considerada a alta temporada do verão francês. Logo, os locais de visitação estarão mais cheios e os preços maiores.

Já do final de fevereiro até maio, o clima costuma oscilar entre 10 e 20º e há menor movimentação turística.

Assim, se o seu planejamento propõe uma viagem para França mais econômica, a dica é de janeiro a março, durante a parte mais intensa do inverno.

O que você não pode deixar de conhecer em uma viagem para França

Mesmo que roteiros possam ter decisões pessoais ou indicação de amigos, há alguns pontos do país que todo turista precisa conhecer. Paris, é claro, é uma opção que está em todas as listas de destinos durante uma viagem para França.

Entretanto, conforme a disponibilidade e a duração do passeio, separamos abaixo outras cidades imperdíveis para se conhecer em uma viagem pela França.

  • Avignon: A cidade francesa já foi considerada a capital da cristandade e até mesmo antigos papas já viveram por lá. A ponte St Bézenet é tão famosa que existe uma canção popular na França sobre ela, chamada “Sur le Pont d”Avignon”.
  • Annecy: também conhecida por Pequena Veneza, possui um estilo romântico com terraços na beira dos canais e um pitoresco castelo que data do Século 12.
  • Beynac-et-Cazenac: Cidade medieval ao longo do Rio Dordogne, com uma vista incrível da parte alta.
  • Biarritz: Talvez menos francesa que as outras citadas, Biarritz fica na baía de mesmo nome, tem praias propícias para esportes e está a apenas 35 km da fronteira da França com a Espanha.
  • Bordeaux: Uma cidade grande com estilo do interior. Assim será sua viagem pela França se optar por conhecer a cidade responsável pelo vinho mais importante do mundo.
  • Colmar: Também com o mesmo título de Annecy (Pequena Veneza), Colmar se destaca por suas cores vivas e canais forrados de flores.
  • Lille: Charmosa e culturalmente fascinante, a cidade de Lille é dinâmica e jovem, devido ao alto número de estudantes, bares e vida noturna bem agitada.

Documentos necessários para viajar para a França

Turistas brasileiros não necessitam de visto para realizar viagem para França. Entretanto, é preciso ter atenção à documentação que será exigida pelo governo francês.

Como a França é um dos signatários do acordo de livre circulação dos países europeus, conhecido por Tratado de Schengen, as exigências são:

  • Passaporte com data de validade de no mínimo 6 meses
  • Seguro viagem internacional com cobertura mínima de Є30 mil ou valor equivalente em dólares
  • Comprovante de hospedagem em solo francês
  • Passagem aérea de volta
  • Comprovante financeiro de, no mínimo, Є65 por dia de estadia no país. Tal comprovante pode ser em dinheiro ou cartão de crédito internacional. Se a sua viagem para França tiver hospedagem na residência de um cidadão francês, também é aceita uma carta convite informando que ele o receberá em casa. Nesse caso, o valor cai pela metade
  • Comprovante de vacinação, conforme regras exigidas no momento da viagem

Dicas importantes para quem vai viajar para a França

Se sua viagem para França está garantida e você não quer perder nenhuma dica sobre o país, a primeira coisa que precisa saber é que você irá encontrar excelentes preços.

Seja de vinhos ou roupas, o país tem tradição e qualidade, por isso, reserve um espaço extra na mala.

Outra dica é evitar calçados desconfortáveis, como no caso de quem usa saltos, e guardá-los apenas para ocasiões especiais. Isso porque em cidades como Paris, as ruas não são favoráveis e as calçadas históricas são bonitas, mas não permitem muita mobilidade.

Além disso, os metrôs possuem enormes escadarias.

Sobre a gastronomia, prepare-se! Uma viagem para França irá proporcionar experiências com muito croissant, queijos, baguetes e vinhos.

Como escolher o melhor seguro viagem para a França

Quem pretender fazer uma viagem para França, certamente, quer desfrutar tudo que o país tem para oferecer sem preocupações. Por isso, é preciso considerar as diferentes seguradoras e tipos de planos de seguro viagem disponíveis no mercado.

Primeiramente, a cobertura exigida em uma viagem para a França (ou por qualquer outro país do Tratado de Schengen) é de no mínimo Є30 mil.

Após validar esse critério, analise as coberturas adicionais que poderão atender a todos os viajantes (gestantes, idosos, pessoas com deficiência, prática de esportes radicais ou alguma doença que exige cuidados especiais).

Por último, leve em conta a possibilidade da viagem para França também incluir no roteiro outros países e assistências que poderão ser úteis em um passeio, como indenização por extravio de bagagem, assessoria jurídica, entre outros.

Como contratar um seguro viagem para a França

A contratação de um seguro viagem para França acontece da mesma forma que para todos os países do Tratado de Schengen.

Basta acessar o site do Assistente de Viagem para realizar a cotação do seguro viagem França e selecionar o plano ideal para o seu caso, preencher seus dados pessoais e conferir o valor do serviço.

As principais seguradoras do mercado, como Assist Seguro Viagem, Coris, Affinity Seguro Viagem e Assist Card estão todas relacionadas em nossa ferramenta de cotação.

Após obter os valores e coberturas de cada uma, é só clicar em “fazer contratação” e preencher mais alguns dados de caráter pessoal. Em seguida, você será direcionado para realizar o pagamento do seu seguro viagem para França.

Será enviado um e-mail para você com a confirmação da aquisição e a apólice do seguro (um contrato com todas as informações importantes).

Como acionar o seguro durante uma viagem para França

Todas as nossas indicações de seguro viagem para França têm canais de atendimento simples e rápidos.

Caso precise acioná-las, basta utilizar os contatos disponíveis na apólice, seja por telefone, WhatsApp, e-mail ou aplicativo de celular. O atendimento funciona 24 horas e pode ser feito em língua portuguesa.

Vai viajar para França? Faça a cotação do seu seguro com o Assistente de Viagem

Agora que você já sabe tudo que precisa considerar para ter uma experiência incrível de viagem para França, acesse o Blog do Assistente de Viagem e confira outras dicas e conteúdos exclusivos.

E seja para a França ou qualquer outro destino no mundo (inclusive roteiros nacionais), compare sempre as principais coberturas de seguros com o Assistente de Viagem e economize tempo e dinheiro.

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).