Roteirão: O que fazer em Porto Seguro e suas irmãs!

Uma viagem à Porto Seguro é sempre uma experiência enriquecedora: não apenas pelo caráter histórico que a Costa do Descobrimento proporciona, mas as belezas naturais que encantam e prendem o olhar: emoções que nos fazem refletir a riqueza natural e cultural de um país imenso, de diversos contrastes.

Dona de uma atmosfera festiva e vibrante, Porto Seguro, está localizada no sul da Bahia; uma cidade que impressiona pela simpatia tanto quanto suas irmãs Caraíva, Trancoso e Arraial d´Ajuda: não dá para perder um passeio turístico por essas cidades para conhecer suas peculiaridades.   

O mar azul de águas mornas e a areia fina convida todos para um gostoso banho de mar – é quase impossível não se surpreender pelas surpresas que há por aqui em diversas épocas do ano: o carnaval, a temporada de desova das tartarugas marinhas, as temporadas de visita das baleias jubartes e de golfinhos.

Esse roteiro tem por objetivo que você conheça um pouco mais sobre a bela Porto Seguro e suas irmãs e possa realizar uma viagem muito divertida.

Em Porto Seguro

Porto Seguro é considerada Patrimônio Histórico Nacional e de Patrimônio Natural da Humanidade. Berço do Descobrimento do Brasil, possui quilômetros de falésias coloridas, recifes de corais e vegetação de Mata Atlântica – é quase impossível você não se apaixonar pelos inúmeros passeios que você pode fazer. Tem passeio de buggy, de jipe, caminhadas ecológicas, trilhas e passeios de barco para ver os arrecifes, com seus peixinhos e cavalos marinhos.

A cidade também é famosa pelos agitos noturnos da Passarela do Descobrimento (ou do álcool, como os locais preferem se referir), há inúmeros bares e restaurantes de comidas regionais com música ao vivo de diversos ritmos.

Uma cidade preservada, que conserva com cuidado suas riquezas naturais e seu patrimônio arquitetônico único. São igrejas, prédios públicos, casas de vila em estilo colonial português do século XVI. 519 anos de história, de cultura brasileira miscigenada entre índios, europeus e africanos.

Em Arraial d´Ajuda

Arraial d´Ajuda é uma pequena vila em Porto Seguro que desenvolveu forte potencial turístico com o crescimento de Porto Seguro. Arraial virou um dos points prediletos de cariocas, paulistas, baianos, franceses, holandeses e quem mais gostar de uma atmosfera frugal e tranquila.

A vila tem influências arquitetônicas e comerciais de diversas partes do mundo tornou a cidade internacional: restaurante tailandês, bar português, loja indiana… tudo seguindo os tons da natureza. As árvores fazem parte da decoração dos comércios na colorida Arraial d´Ajuda. Arraial tem falésias coloridas e praias encantadoras como a do Parracho, Pitinga, Mucugê e sua badalada avenida.

Para quem busca isolamento na natureza, melhor ir para a praia de Taípe, amais selvagem, a caminho de Trancoso – uma praia brava, excelente para surfistas, cercada de falésias coloridas de cerca de 45 m de altura, mas com piscinas amenas na maré baixa. 

Aulas de kitesurf, passeios de caiaque, de bicicleta e caminhadas ecológicas pelo parque Nacional Pau Brasil fazem parte desse roteiro ideal para os amantes de ecoturismo e turismo de aventura.

Em Trancoso

Os hippies dos anos de 1970 descobriram esse paraíso para chamar de seu. A singeleza do Quadrado, suas casinhas coloridas e o encanto das praias traduzem o sentimento de liberdade tão buscado naqueles tempos.

Com o crescimento da região, Trancoso ganhou status de cidade turística, com hotéis de classe superior e pousadas chiques, mas nada que apagasse a simplicidade característica de suas terras em meio às frondosas amendoeiras, iluminadas por luz velas quando a noite cai. No Quadrado não há energia elétrica e não há acesso aos carros em algumas praias e no centrinho, o que vale uma boa caminhada. Em Trancoso há alguns hotéis e resorts, dentre eles o famoso Club Med Trancoso, ideal para viagens em família!

Quem quer curtir a badalação em Trancoso deve vir na alta temporada, especialmente no Réveillon e no Carnaval. Mas se o intuito for desfrutar da paz e quietude do litoral sul-baiano, o melhor é vir na baixa temporada e aproveitar o que a cidade possui de mais rico: a natureza em seu esplendor.

Em Caraíva

No porto de Nova Caraíva, canoas coloridas te levam para travessia até o vilarejo. Aproveite para contemplar o rio, o mar, o céu e o mangue como numa pintura. Um lugar que você simplesmente deve chegar e ficar, devagar… tome um banho de mar, deguste um peixinho nas barracas, tome uma água de coco… O destino tem sido muito procurado por quem deseja ficar num lugar tranquilo, encantador, com poucos recursos, justamente para fugir da cidade grande e dos agitos presentes mesmo nas irmãs maiores Porto Seguro e Arraial D´Ajuda. Os hotéis de Caraíva são simples em sua maioria, mas aconchegantes. Vale a pena descansar e se apaixonar por lá.

Claro que há muitas outras atrações incríveis na Costa do Descobrimento e você ficará feliz em conhecer cada uma delas! Que tal começar a juntar uma grana para esse sonho se tornar real? Venha para o Hurb Cash e comece a juntar créditos para comprar suas viagens!

O Hurb valoriza o que é mais importante: Você. Conheça nossos pacotes para férias de janeiro e viva mais histórias.

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).