Que tal visitar Porto Rico? Conheça a ilha caribenha e suas atrações

Você sabe quais são os pontos turísticos de Porto Rico? Essa ilha caribenha é um território não incorporado dos Estados Unidos da América e que reserva muitas belezas. 

Possui uma paisagem formada por praias, montanhas, cachoeiras e a floresta tropical de El Yunque. 

A região tem seu ritmo caribenho com toques norte-americanos, especialmente na gastronomia, na moda e no esporte. 

Por outro lado, a infraestrutura do turismo fica um pouco aquém dos Estados Unidos da América. Ainda assim, é um destino repleto de atrativos e boa infraestrutura!

Por isso, se você está pensando em conhecer a região, veja destinos que pode visitar em Porto Rico, além de outras curiosidades importantes para ajudar na sua viagem! 

Já prepare o seu seguro de viagem, continue aqui e desvende todas as atrações da ilha caribenha. Boa leitura! 

Viagem para Porto Rico: curiosidades

O Estado Livre Associado de Porto Rico está localizado a nordeste do mar do Caribe, leste da República Dominicana e a oeste das Ilhas Virgens Britânicas e Americanas. 

A entrada de estrangeiros é regida pelas leis de imigração e alfândega dos Estados Unidos. Portanto, cidadãos brasileiros devem obter o visto em um consulado americano antes de ingressar no território. 

Mas não há voos diretos do Brasil. Sendo assim, o meio mais fácil de se chegar ao país é com escala na Cidade do Panamá, pela Copa Airlines, ou em Miami, ambos com 3 horas de viagem.

O aeroporto internacional Luis Muñoz Marín (SJU), em San Juan, é o principal aeroporto de Porto Rico. Bem como o maior e mais moderno do Caribe, oferecendo todas as facilidades e serviços esperados de um grande aeroporto. 

Além disso, Ponce e Aguadilla também recebem alguns voos da Blue Jet, Delta e Continental, vindos dos Estados Unidos. 

Então, para conhecer os pontos turísticos de Porto Rico, há também a possibilidade de chegar em Porto Rico via mar. 

Seja por meio de navios comerciais partindo de Santo Domingo, República Dominicana, até a cidade de Mayaguez, na costa oeste da ilha. Ou por meio dos famosos cruzeiros que circulam pela região.

Qual a língua falada em Porto Rico e a moeda da região?

Se você deseja planejar uma viagem, além de conhecer os pontos turísticos de Porto Rico, é preciso cuidar de detalhes importantes. Por exemplo, é ideal garantir um seguro viagem internacional e saber mais sobre os idiomas do local. 

Quanto às línguas oficiais, Porto Rico possui duas: o inglês e o espanhol, sendo que o espanhol é o predominante em seu território. 

Muitos cidadãos locais não falam o inglês, mas as autoridades policiais em geral são bilíngues. Assim facilita muito a comunicação dos turistas.  

O dólar norte-americano é a moeda oficial de Porto Rico. Mas o país trabalha com vários bancos internacionais, entre eles um conhecido nosso: o Santander. Além disso, os cartões de crédito são amplamente aceitos. 

No entanto, é importante que o brasileiro tenha em mente que os preços anunciados por produtos e serviços nos Estados Unidos geralmente não incluem taxas. Assim como os impostos e gratificações, já que todos são cobrados posteriormente. 

San Juan: a capital de Porto Rico

A capital de Porto Rico é a cidade mais antiga dos Estados Unidos estabelecida pelos europeus. Ela foi fundada por espanhóis em 1521.  

Sendo assim, várias construções históricas estão localizadas em San Juan. Entre as mais notáveis estão as antigas fortificações defensivas da cidade, os fortes San Felipe del Morro, San Cristóbal e La Fortaleza.

Atualmente, San Juan tem um dos portos mais importantes de Porto Rico. Além de ser o centro industrial, financeiro, cultural e turístico da ilha. 

De acordo com o censo, mais de 60% da população do país vive e trabalha nesta área.

Um ponto interessante a se destacar é que na região é ilegal portar e consumir bebidas alcoólicas fora de bares, clubes e restaurantes nas ruas de San Juan. 

Isso porque, existe um decreto municipal. Ou seja, se você for viajar à cidade, evite esses hábitos brasileiros.

Porto Rico e Estados Unidos: qual a relação?

Quando Cristóvão Colombo chegou em 1493, Porto Rico era habitada pelos pacíficos índios Arawak, que estavam sendo desafiados pelos índios Caribe. O país foi subdesenvolvido até 1830. 

A partir de então, a região experimentou um certo progresso com as plantações de cana, café e tabaco. E tão logo surgiram as pressões pela independência. 

Porém, durante a Guerra Hispano-Americana de 1898, os americanos invadiram Porto Rico e a Espanha cedeu o território aos Estados Unidos. Desde então, o território é controlado pelos norte-americanos. 

Sob a fórmula de território não incorporado aos EUA, seus habitantes não possuem representação no congresso norte-americano e não participam das eleições presidenciais.

Ao mesmo tempo, os porto-riquenhos são cidadãos norte-americanos, sujeitos ao serviço militar e às leis federais. 

Mas o governo de Porto Rico tem autonomia fiscal e o direito de cobrar impostos locais. O Comissário Residente é o único representante do governo local no Congresso dos Estados Unidos. 

O Comissário Residente tem direito a voz, mas não tem direito a voto no Congresso dos Estados Unidos. Exceto quando o mesmo Congresso concede o voto no “Comitê Conjunto”. 

Pontos turísticos de Porto Rico: conheça as praias!

Agora que você já conhece mais sobre a região e sua história, que tal começar a descobrir os pontos turísticos de Porto Rico? 

A ilha de Porto Rico tem simplesmente 300 praias. Portanto, é bem difícil conhecer ou descrever todas elas em uma só viagem! 

Inclusive, a região é bastante conhecida pelas suas paisagens naturais e encanta muitos turistas que querem visitar o país.

Assim, selecionamos algumas praias de Porto Rico para que você conheça e até mesmo pense em colocar na sua lista de viagem internacional:

Praia Flamenco, Ilha Culebra

A Praia do Flamenco tem tudo o que se espera de praias caribenhas: água azul turquesa e areia branquinha. 

Desse modo, volta e meia está na lista das praias mais bonitas do mundo, sendo mais um motivo para conhecer. 

Ela se estende por 1,6 km em torno de uma baía com a forma de ferradura, o que faz com que o mar seja calminho como uma piscina.

Mosquito Bay, Vieques

Essa é uma das 5 baías bioluminescentes do mundo e é considerada a mais brilhante! O efeito é gerado por algas radiantes chamadas de dinoflagelados. 

Por isso, a hora para estar lá é à noite. Só se chega em caiaque ou barco, já que não é permitido nadar nessa praia para preservar esse fenômeno natural.

Loquillo Beach, Loquillo

A cidade foi fundada em 1797, conhecida por ser a capital do sol. Loquillo Beach é uma das mais populares e frequentadas por turistas de Porto Rico, sendo a queridinha entre os moradores. 

Sendo assim, todos procuram suas areias macias, água limpa e calma, suas belas palmeiras e toda infraestrutura.  

Balneário Boquerón, Boquerón

Se você procura praias entre os pontos turísticos de Porto Rico, precisa ir a Balneário Boquerón. Localizada no extremo sudoeste de Porto Rico, é uma das mais populares e conhecidas em todo o país. 

Essa é uma bela praia de areia macia com quase 5 km de comprimento, rodeada por palmeiras altas e marcantes.

Além disso, é banhada por um belo mar azul-turquesa, com o fundo do mar que afunda muito suavemente. 

Playa Jobos, Isabela

Localizada no noroeste de Porto Rico, é considerada um dos melhores destinos para a prática de surf por causa das ondas gigantes em uma área não muito profunda. Mas onde há correntes, às vezes o mar fica perigoso! 

Por isso, todos os anos são organizadas competições que atraem surfistas e entusiastas. Ou seja, uma ótima praia para os esportistas e quem curte ver esse tipo de evento. 

Playa Montones, Isabela

Montones é um paraíso para quem ama o mar e deseja passar um tempo na água. Uma praia encantada, ideal para quem gosta de relaxar e olhar para o mar em sua plenitude. 

Inclusive, há uma explosão de cores, águas frescas e claras, sol quente e ondas calmas. Uma atmosfera íntima, ideal para fazer longas caminhadas e aproveitar o sol.

La Poza de las Mujeres, Manatí

Uma praia cercada por rochas, onde há piscinas naturais rasas, mas também fortes correntes em mar aberto. 

É possível fazer uma caminhada pelos manguezais até chegar a um estuário com águas cristalinas. Ou mesmo subir ao topo de uma colina e explorar as ruínas de uma pequena fazenda de açúcar do século XIX. 

Crash Boat, Aguadilla

Entre as famosas praias de pontos turísticos em Porto Rico temos Crash Boat. É conhecida por ser a melhor praia para natação e snorkel do lado ocidental de Porto Rico. 

Dessa forma, é bem protegida dos ventos, margeada por palmeiras altas, vegetação exuberante, uma bela costa longa e muito larga de areia macia. Já o mar tem águas rasas e cristalinas, ideais para crianças.

Playa Tamarindo

Localizada na Floresta de Guanica, é uma bela praia com uma costa extensa. A água é cristalina, com tons que vão do azul ao verde e a areia é branca. É considerada um dos melhores lugares para apreciar a beleza das florestas. 

Mas não é só isso que tem para aproveitar, uma vez que você pode desfrutar de vistas deslumbrantes das falésias, da baía da enseada e da costa.

Playa Guajataca

Por fim, a praia de Guajataca é um lugar maravilhoso, com águas claras e cores brilhantes. Dessa forma, é uma boa parada para aqueles que gostam de se perder em longas caminhadas e estar conectado com as ondas do Oceano Atlântico

O lugar faz parte do Parque Rio Guajataca, que inclui um rio, um túnel ferroviário histórico e um caminho cenográfico ao longo da costa.

Quais os principais pontos turísticos de Porto Rico?

Conforme vimos, só pelas praias paradisíacas já vale a visita diversas vezes ao país. Por outro lado, a ilha ainda nos reserva diversos atrativos, logo, existem muitos pontos turísticos de Porto Rico para serem explorados. 

A história da região é bastante interessante, além de ter outros pontos turísticos que atraem os visitantes.

Dessa forma, há muito o que ver no país, sem contar a ampla variedade gastronômica e o estilo caribenho de receber seus turistas. 

Veja quais outros lugares você pode visitar na região, prepare o seguro viagem e monte seu roteiro de férias:

Castillo San Felipe del Morro

O castelo de San Felipe del Morro é uma fortaleza do século XVI, que conquista os turistas pela suntuosa estrutura e belíssima natureza do entorno. 

Para se ter ideia, a atração fica localizada em San Juan, capital de Porto Rico, e recebe mais de dois milhões de visitantes todos os anos.

Castillo San Cristóbal

Entre os pontos turísticos de Porto Rico, temos o Castelo San Cristóbal, que foi construído de 1634 a 1783 para proteger a cidade. 

Porto Rico era muito visada porque era a primeira ilha com rios de água doce que estava no caminho de quem vinha da Europa rumo às Américas. 

Por isso, militares americanos ocuparam o forte até 1961. A vista deste ponto turístico é magnífica. 

Centro Histórico de San Juan

A capital de Porto Rico tem muito a oferecer. Além de suas praias bonitas, bares, restaurantes muito bons e todo estilo típico de regiões com vocação turística. Não deixe de passear para conhecer o centro histórico!

Assim, contemplado por casas coloridas centenárias, ruas bucólicas, fortalezas e muita área verde, o centro recebeu o título de Patrimônio Histórico pela UNESCO. 

La Fortaleza

É a residência oficial do Governador de Porto Rico. Foi construído entre 1533 e 1540 para defender o porto de San Juan. 

Além disso, a estrutura também é conhecida como Palácio de Santa Catalina. É um dos mais antigos casarões executivos do mundo. Ótimo para quem quer conhecer a história da região.

Floresta Nacional de El Yunque

Localizada a 56 km de San Juan, a Floresta Nacional de El Yunque também é um dos pontos turísticos de Porto Rico. 

O local oferece espaço para a prática de caminhadas e corridas, rafting nas corredeiras ou mesmo a simples e irresistível contemplação da natureza. 

Do mesmo modo, o parque recebe aproximadamente 600 mil visitantes todos os anos. É repleto de cachoeiras, piscinas naturais e áreas de trilhas muito bem sinalizadas.

Paseo Tablado La Guancha

É uma das melhores atrações turísticas de Ponce, a segunda maior cidade de Porto Rico. Trata-se de um calçadão, situado no bairro Playa, em frente ao Mar do Caribe. 

Por lá, encontramos restaurantes, lojas de souvenires e um clima praiano. Ou seja, um misto de cenários para você aproveitar a sua viagem a Porto Rico. 

Parque de Bombas

O antigo quartel de bombeiros de Ponce é mais um excelente ponto turístico para entrar em contato com a história de Porto Rico. 

Sendo assim, é impossível não admirar a estrutura de madeira preta e vermelha, sem contar o caminhão antigo, peças usadas no combate aos incêndios e fogos.

Cueva Ventana

Já Cueva Ventana é a escolha certa para quem tem espírito aventureiro e não treme com cobras, morcegos que podem aparecer pelo caminho. 

Situada em Arecibo, a 80 km de San Juan, a caverna de calcário é acessada por uma trilha. Ao longo do percurso de uma hora e meia, os turistas poderão observar as belezas naturais do país de maneira segura. 

Casa Bacardi

Entre os pontos turísticos de Porto Rico, temos a Casa Bacardi, perfeita para os amantes de destilados. 

Na destilaria da famosa marca de Rum da região, é possível conhecer um pouco sobre o processo de fabricação da bebida. 

Ao mesmo tempo, você pode admirar o espaço físico da fábrica e fazer uma degustação de todas as bebidas disponíveis ali.

Hilton Ponce Golf & Casino Resort

Para encerrar, entre os diversos cassinos de Porto Rico, o Hilton Ponce Golf & Casino Resort se destaca por ser um hotel de categoria premium.

Além disso, ele possui uma bela vista para o mar do Caribe, na cidade de Ponce. Fora a boa excelência no atendimento, ele conta com um belíssimo campo de golfe e, claro, o cassino.

Quer conhecer os pontos turísticos de Porto Rico? Conte com o Assistente de Viagem!

Apesar da burocracia inicial em relação ao passaporte para viagem, os pontos turísticos de Porto Rico merecem ser visitados mais de uma vez. 

A região é repleta de belas praias, natureza diversificada, história e cultura. Do mesmo modo, ela conta com especialmente uma boa infraestrutura turística e gastronômica para acolher os turistas. 

Devido à relação estabelecida entre Porto Rico e Estados Unidos, encontramos facilidade no idioma, o que facilita a viagem para a região. 

Mas, mesmo que tenha esse ponto benéfico, é muito importante que você esteja assegurado durante o seu passeio. 

Assim como é bom ter um seguro viagem Europa, garantir sua proteção para visitar a ilha traz muito mais tranquilidade. 

Pois aproveite a ferramenta de cotação do Assistente de Viagem e confira as melhores opções de seguro viagem.

Dessa forma, você pode ir tranquilamente ao país de sua escolha e se preocupar realmente com o que importa. Além disso, é possível contratar seu seguro viagem com as principais seguradoras do Brasil, de forma segura e com descontos exclusivos!

Se preferir, pode receber sua apólice digital pelo e-mail ou pelo Whatsapp.

Para outras informações sobre seguros e viagens, confira outros conteúdos exclusivos no Blog do Assistente de Viagem.

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).