Por que contratar um seguro viagem? Entenda as maiores vantagens

Ao se perguntar por que contratar um seguro viagem, é importante considerar todos os benefícios que estão envolvidos neste processo. Isso porque, mesmo em casos onde ele não é obrigatório, é capaz de oferecer segurança para situações de risco ou imprevistos.

Por exemplo, em países como os Estados Unidos que não possuem sistema público de saúde e os valores em caso de atendimento são altíssimos.

Além disso, uma apólice de seguro inclui também coberturas como acomodações de emergência, extravio de bagagens, despesas em farmácias, desastres naturais, acidentes com veículos e até repatriação e translado.

Por isso, se você ainda não sabe por que contratar um seguro viagem, confira os principais motivos e vantagens de estar protegido por ele neste artigo do Assistente de Viagem. Confira conosco e boa leitura!

Diferenças entre os seguros de viagem

Antes de entender cada um dos principais motivos do por que contratar um seguro viagem, é necessário saber que as diferenças entre eles estão relacionadas à seguradoras e aos serviços adicionais.

Isso porque, de acordo com a Portaria 315, elaborada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão que regulamenta seguros no Brasil, há itens que são obrigatórios e precisam estar na lista de qualquer seguro viagem.

São eles:

  • Despesas médicas, odontológicas e hospitalares, não importa se em viagem nacional ou internacional
  • Traslado de corpo em caso de falecimento e médico, em caso de doença
  • Caso de morte, acidental ou não
  • Invalidez total ou parcial em caso de acidente em viagem
  • Regresso sanitário

Alguns, inclusive, já são bons motivos para responder à pergunta sobre por que contratar um seguro viagem. Entretanto, há outras vantagens importantes que iremos discorrer abaixo.

Quando é obrigatório contratar um seguro viagem?

Existem países onde a obrigatoriedade da contratação de uma apólice se faz necessária para a entrada e permanência do turista. Por isso, é preciso estar atento para não sofrer nenhuma restrição e ter impedimentos na chegada de sua viagem.

Dentre os principais países que exigem o seguro viagem estão Cuba, Equador, Namíbia, Rússia, Chile, Irã, Ucrânia, República Tcheca, Jordânia, Israel e quase toda a Europa, através de um acordo continental conhecido como Tratado de Schengen.

Por causa dele, qualquer turista que queira adentrar os quase 30 países que participam do acordo precisa do seguro.

Aliás, o Tratado de Schengen inclui todos os integrantes da União Europeia (exceto Reino Unido e Irlanda), mais a participação de Islândia, Noruega, Suíça e Liechtenstein.

Seguro viagem nacional

Neste momento, você deve estar com a seguinte questão na cabeça: “compreendi por que contratar um seguro viagem, mas se no Brasil existe o SUS, qual a razão desta apólice dentro do país? Pois a resposta também é simples.

Mesmo sem qualquer obrigatoriedade, o seguro viagem nacional irá funcionar da mesma forma que um plano de saúde particular funciona em relação ao atendimento público. Em outras palavras, ele poderá facilitar para que, em caso de necessidade, o atendimento seja mais rápido e eficaz.

Além disso, a maior parte dos planos de saúde no Brasil possui cobertura regional, o que impede a atuação em outros estados.

Por isso, considere sempre estar seguro e protegido com um seguro viagem nacional.

Por que contratar um seguro viagem?

Conheça agora os principais motivos por que contratar um seguro viagem.

1 – Suporte para emergências médicas

O principal motivo por que contratar um seguro viagem é o suporte médico. E vale a pena discorrer sobre ele de forma detalhada. Isso porque, ao contrário do que acontece com o Sistema de Saúde Brasileiro (SUS), a maior parte dos países não possui cobertura de atendimento para estrangeiros.

Em outras palavras, mesmo quando existe sistema de saúde similar, ele possui duas formas distintas de atendimento.

Primeiro, há casos como o da Irlanda, que só permite o atendimento gratuito se o viajante tiver contratado um seguro viagem. Ou seja, se você não possui uma apólice com cobertura dentro do território irlandês, você não poderá acionar emergências, consultas ou mesmo realizar uma internação.

Por sua vez, países como o já citado Estados Unidos oferecem atendimento para turistas mediante pagamento, mas em casos de emergência, se você não possui um seguro viagem, precisa se preparar para ter gastos exorbitantes.

Por exemplo, a internação hospitalar em solo estadunidense custa aproximadamente US$2.271 por dia.

Ou seja, ser precavido nestas horas irá proporcionar uma experiência muito mais prazerosa e apenas este motivo já responderia à pergunta do por que contratar um seguro viagem.

2 – Por que contratar um seguro viagem: viagens para áreas remotas

Se você estiver visitando uma parte remota de um país no exterior ou mesmo no Brasil, você já considerou quais as instalações médicas estarão disponíveis na área caso você precise?

Se acontecer um acidente, mal estar ou doença súbita em uma parte remota do país e você precisar de transporte para um hospital ou para o país de origem, como você iria fazer?

Algo tão seguro quanto caminhar pode rapidamente se tornar perigoso se você torcer o tornozelo ou perder o senso de direção. Ou mesmo uma indigestão ou intoxicação alimentar pode ser mais comum do que parece.

O custo de um traslado médico pode chegar a milhares de reais ou dólares, ainda mais se você precisar voar de volta para o Brasil. E essa é mais uma das razões por que contratar um seguro viagem.

3 – Por que contratar um seguro viagem: emergências odontológicas

Ao viajar, você tem tanta chance de quebrar um dente em uma queda ou ter uma dor de dente, quanto em casa. Imagine o quanto algo tão pequeno mas doloroso, como um dente lascado, seria ruim caso você seja obrigado a esperar por seu voo de volta para casa para receber tratamento.

Ter emergências odontológicas cobertas por sua apólice de seguro de viagem significa que você pode estar de volta aproveitando suas férias sem dor e em pouco tempo. E pronto, aí está mais um motivo por que contratar um seguro viagem.

Além disso, quem já teve qualquer problema dental sabe: a dor é insuportável e dificilmente se consegue aguardar atendimento.

4 – Recupere seu dinheiro em caso de cancelamento de viagem ou atraso de voo

Quer outro bom motivo por que contratar um seguro viagem? Preservar o seu investimento no passeio. É claro que ninguém planeja uma viagem pensando que ela não irá acontecer ou terá imprevistos, mas é óbvio que eles podem acontecer.

Principalmente em voos internacionais que demandam longas horas entre um país e outro, o cancelamento ou remarcação podem causar estragos nos planos de viagem mais bem feitos.

Também existem situações como condições meteorológicas, problemas técnicos e greves que podem levar você a perder seu voo de conexão ou nem sair do chão, em primeiro lugar.

Ou seja, não perder dinheiro é uma ótima razão por que contratar um seguro viagem, uma vez que ninguém está disposto a ter gastos extras em um momento de curtição, férias ou mesmo compromissos profissionais, não é mesmo?

5 – Estadias não planejadas justificam por que contratar um seguro viagem

Se você ficou doente, se feriu ou alguma outra emergência ocorreu, obrigando-o a permanecer em seu destino de férias por mais tempo do que o esperado, já pensou como fará com hospedagem extras durante este período?

Em casos de alta temporada em algumas partes do mundo, pode ser que o valor da estadia seja muito superior ao pago por você na aquisição do pacote ou da acomodação.

Por isso, é fácil argumentar por que contratar um seguro viagem se o assunto for estadias não planejadas. Isso porque o seguro possui adicionais que podem recompensá-lo por qualquer acomodação de emergência até que você seja capaz de voar de volta para casa.

6 – Cobertura de bagagem roubada ou extraviada

Infelizmente, o extravio de bagagem e a perda ou roubo de itens individuais não é incomum em uma viagem. E sempre que ocorre, é comum o viajante entender a resposta sobre o por que contratar um seguro de viagem.

Isso porque nunca sabemos qual é o custo de substituir tudo e, em alguns casos, essa situação é capaz de terminar com todo o planejamento da viagem.

Mesmo se você viajar com pouca bagagem, a despesa pode ser alta. Pode ser necessário pagar para substituir seu passaporte e outros documentos de viagem, por exemplo, ou comprar um novo conjunto de roupas.

O seguro de viagem com cobertura de bagagem pode reembolsá-lo por essas despesas. Ou seja, é um adicional que pode ser contratado e que evita vários contratempos.

O que diz a lei sobre a cobertura de bagagem em um seguro de viagem

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autoriza o prazo de até 21 dias para retorno da companhia aérea sobre extravio em voos internacionais e 7 dias para voo domésticos. Porém, no caso dos voos nacionais o extravio só é oficializado caso não haja localização após 30 dias.

O valor da indenização varia conforme o destino, a rota e a empresa, e só acontecem após toda a burocracia e prazo relacionados acima.

Por último, mesmo com teto máximo de indenização de 1.131 DES (Direitos Especiais de Saque), variável de acordo com a cotação diária e em valor aproximado de R$8.000, as companhias possuem meios legais de pagar valores menores.

Então, se você quer saber por que contratar um seguro viagem para extravio ou roubo de bagagem, anote aí: para ter uma indenização maior do que a paga pela companhia aérea.

Este adicional no seguro pode contemplar um adicional ao valor da companhia, até o teto máximo da apólice, oferecer um extra por cada quilo de bagagem ou pagar valor igual ao recebido pela companhia.

Todas estas informações estão disponíveis na apólice do seguro viagem contratado.

7 – Por que contratar um seguro viagem: aluguel de carros

Se você alugar um carro e depois se envolver em um acidente, muitas vezes terá que pagar por despesas judiciais e até fiança, mesmo que não tenha sido sua culpa. Isso porque existem leis em outros países que diferem das que regem o Código de Trânsito Brasileiro.

Seu acidente, mesmo que pequeno, pode acabar custando mais do que você planejou e poderia arruinar suas tão esperadas férias.

Um bom seguro de viagem pode cuidar dessa despesa financeira inesperada, o que é mais um motivo por que contratar um seguro viagem.

8 – Proteção familiar é essencial na decisão de porque contratar um seguro viagem

Uma razão pela qual o seguro de viagem é muitas vezes considerado importante pelas famílias, é porque ele pode oferecer comodidade e segurança em todos os momentos da viagem.

Ou seja, cobrir imprevistos tanto para os adultos quanto para as crianças.

Por exemplo, se você decide passar as férias em família em um dos parques temáticos de Orlando, todos estão suscetíveis a incidentes. E principalmente quando falamos de crianças, adolescentes ou idosos, a urgência no atendimento é sempre mais grave.

9 – Tranquilidade e foco no que realmente importa durante a viagem

Para terminar os motivos por que contratar um seguro viagem, é preciso considerar a imprevisibilidade de qualquer passeio.

Seja uma viagem de fim de semana, férias em família, compromissos profissionais ou pessoais, qualquer incidente que você participe durante a viagem será de sua responsabilidade. Por exemplo, casos sem intenção de ferimentos pessoais, acidentes de carro com envolvimento de terceiros ou danos à propriedades irão precisar de assessoria jurídica.

E esta é uma das modalidades que várias seguradoras oferecem para quem realiza a contratação de uma apólice de seguro.

Já sabe por que contratar um seguro viagem? Faça a cotação conosco!

Agora você já sabe por que contratar um seguro viagem, e chegou o momento de descobrir onde.

Aqui no Assistente de Viagem, você pode contratar e também simular a contratação para encontrar o melhor seguro de viagem para você. Para isso, é só preencher os dados de cada passageiro, destino e duração da viagem, e pronto!

E o melhor, sua apólice pode ser gerada virtualmente e encaminhada para seu e-mail ou WhatsApp, de maneira simples e rápida. Aproveite esta oportunidade de descobrir e contratar o seguro perfeito para sua viagem, e se surpreenda com os preços baixos desse serviço!

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).