Países que exigem vacina da febre amarela

Viajar requer planejamento e organização.  Desde documentos até vacinação, é importante se atentar às especificidades do país de destino para garantir uma viagem tranquila. A vacinação contribui para o controle de surtos de doenças ao redor do mundo,  garantindo que o viajante não contraia nada durante a viagem – ou que leve doenças provenientes de um país para outro.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é indicado que os passageiros estejam com todas as vacinas em dia, mas a vacina de febre amarela é obrigatória em diversos países.

A doença ocorre com maior frequência em países tropicais e não possui cura.  Transmitida pelo Aedes aegypti, (que também é vetor do zika vírus, dengue e chikungunya), a prevenção é feita através da  vacinação e o uso de repelentes.

Foto B9.

A importância da vacinação para viajar

Muitos países de diferentes continentes exigem a vacina da febre amarela para viajantes, principalmente os que são originários  dos lugares com um risco mais alto de se contrair a febre amarela, como o Brasil.

A maior preocupação desses países, que já possuem histórico da doença, é o começo de uma nova epidemia. Os países que exigem vacina de febre amarela são em sua maioria da América latina e central, África e Ásia. Se você está programando uma viagem, é importante checar se o seu destino está nessa lista de países.

Abaixo, listamos os destinos que exigem a vacina de brasileiros:

Afeganistão, África do Sul, Albânia, Antígua e Barbuda, Arábia Saudita, Argélia, Aruba, Austrália, Bahamas, Barein, Bangladesh, Barbados, Belize, Benin, Bolívia, Bonaire, Botsuana, Brunei, Burkina Faso, Butão, Cabo Verde, Camarões, Camboja, Cazaquistão, Chade, China, Cingapura, Colômbia, Coréia do Norte, Costa Rica, Cuba, Curaçao, Djibuti, Dominica, Egito, El Salvador, Equador, Eritreia, Etiópia, Fiji, Filipinas, Gâmbia, Granada, Guadalupe, Guatemala, Guiana, Guiné, Guiné Equatorial, Haiti, Honduras, Ilhas Pitcairn, Ilhas Salomão, Indonésia, Irã, Iraque, Jamaica, Jordânia, Laos, Lesoto, Líbia, Madagascar, Malawi, Malásia, Maldivas, Martinica, Mauritânia, Maurício, Montserrat, Moçambique, Myanmar, Namíbia, Nauru, Nepal, Nicarágua, Nigéria, Nova Caledônia, Omã, Panamá, Paquistão, Paraguai, Polinésia Francesa, Quênia, Quirguistão, Quiribati, Ruanda, São Bartolomeu, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, Saint Martin/Sint Maarten, São Vicente e Granadinas, Samoa, São Tomé e Príncipe, Santa Helena, Senegal, Seychelles, Somália, Sri Lanka, Sudão, Suriname, Suazilândia, Tailândia, Timor-Leste, Trinidad e Tobago, Tanzânia, Uganda, Vietnã, Wallis e Futuna, Zâmbia e Zimbábue.

Os seguintes países exigem vacina de todos os visitantes, independente de país:

Angola, Burundi, República Centro-Africana, Congo, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Guiana Francesa, Gabão, Gana, Guiné-Bissau, Índia, Libéria, Mali, Níger, Serra Leoa, Suriname e Togo.

 Você pode também verificar a lista mais recente ao acessar esse link. 

Documentos necessários para comprovar a vacinação

Para viajar aos países que exigem a vacina de febre amarela, os passageiros devem portar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), normalmente checado no portão de embarque. 

Após tomar a vacina em um posto de vacinação, com o cartão nacional de vacinação atualizado, a documentação pode ser feita online  pelo site do governo federal ou realizando um agendamento presencial pelo site da Anvisa

Para a retirada presencial, é necessário ir ao local recomendado pela ANVISA com o cartão nacional de vacinação e um documento com foto, para retirar o CIVP. Uma vez com o certificado, não é necessário fazê-lo novamente em futuras viagens, pois possui validade vitalícia.

A dosagem necessária para retirar o certificado internacional é de 0,5ml, que imuniza o paciente por toda vida A dose fracionada não é suficiente para viagens internacionais. O viajante deve se vacinar pelo menos 10 dias antes do embarque.

Não pode tomar a vacina? Veja como se preparar

Algumas pessoas possuem contraindicação para a vacina da febre amarela. Nesses casos, o viajante precisa fazer uma consulta com um médico que avalie e ateste a contraindicação. O médico precisa preencher um atestado de isenção de vacinação disponibilizado pela própria Anvisa. Com esse atestado, é possível viajar não estando vacinado sem problemas no embarque.

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).