Verona, Itália: onde ficar, comer, como se locomover e o que conhecer

A cidade de Verona, na Itália, é um destino único, principalmente por seu clima bucólico e romântico. Afinal, turistas do mundo todo a conhecem como a cidade dos namorados.  

Desde 2000, Verona foi declarada como patrimônio da humanidade pela UNESCO. E não é por menos! Ela foi o cenário do filme Romeu e Julieta e por isso toda a ambientação dela reflete a trama. 

Além disso, diversos estabelecimentos como hotéis, restaurantes, bistrôs e até mesmo pontos turísticos foram batizados fazendo referência à obra.

Por isso, o Assistente de Viagem preparou este artigo exclusivo para trazer dicas essenciais para quem pensa em ir conhecer Verona, na Itália. Separe seu seguro viagem internacional e venha conosco neste roteiro imperdível.

Afinal, por que ir para Verona?

Assim como acontece com outras cidades europeias, Verona é cheia de possibilidades e pode agradar os mais diferentes perfis de viajantes. Isso porque alia história e cultura em paisagens que remetem à Idade Média.

Em resumo, você poderá conhecer castelos medievais que parecem saídos de contos épicos ou de livros de História. Contudo, o fio condutor do turismo em Verona na Itália é uma das maiores obras da literatura mundial, do escritor inglês William Shakespeare.

Claro que falamos de Romeu e Julieta, o trágico romance que acontece entre dois jovens de famílias rivais.

Além disso, é importante saber que Verona possui mais de 1900 anos e se dedica, em diferentes situações, a manter viva o romantismo presente na obra literária.

Confira a seguir alguns pontos turísticos imperdíveis para quem vai passar alguns dias em Verona na Itália.

Piazza Brà em Verona na Itália

Uma das atrações dentre os pontos turísticos mais famosos de Verona é a Piazza Brà, uma das maiores praças da cidade. Assim como a maioria das praças italianas, ela abriga diversos pontos turísticos bastante procurados pelos visitantes.

Por exemplo, os famosos cafés e sorveterias, palácios medievais, museus e a Arena de Verona. Este último é um anfiteatro romano famoso pelas óperas monumentais que acontecem nele.

A praça é o ponto central de qualquer roteiro turístico pela cidade, e conta também com um belíssimo jardim e muitas árvores em seu entorno.

Arena de Verona na Itália

A Arena de Verona está localizada na Piazza Brà, mas é tão espetacular que merece um tópico exclusivo. Isso porque é um espaço magnífico montado em uma estrutura muito bonita. Assim como o Coliseu, em Roma, foi palco das famosas lutas de gladiadores.

Atualmente quem se apresenta nesse palco são artistas do teatro, da dança e da música.

Certamente vale a pena incluir a visita à Arena em seu roteiro por Verona, principalmente se você conseguir assistir a um dos espetáculos apresentados lá. Por isso, lembre-se de conferir possíveis programações.

Esse é um dos pontos turísticos mais animados do centro da cidade. A Arena Verona é o anfiteatro romano mais bem preservado no mundo todo – até mais que o próprio Coliseu.

Apesar de ter sido o local onde as mais diversas barbaridades ocorreram, hoje o local se tornou um museu de exposições de arte em seu interior. Então, se você gosta de animação e atrações culturais, deve considerar esse destino como prioridade na sua lista.

O túmulo de Julieta em Verona na Itália

Dentro do convento de San Francesco al Corso estão preservadas uma série de túmulos de frades. Porém, o túmulo que tem a maior procura certamente é o de Julieta.

O convento em si está localizado fora da região central da cidade. Entretanto, o sepulcro de Julieta é um belíssimo sarcófago esculpido em mármore vermelho. Ou seja, é um passeio que vale muito a pena, principalmente para os apaixonados pelas artes.

Casa de Julieta

Quem nunca ouviu falar na sacada em que Julieta passava horas esperando pelo seu próximo encontro com Romeu? Pois saiba que ela ainda se encontra muito bem conservada em uma das ruas de Verona na Itália.

Além disso, você ainda pode presenciar diversos detalhes que remetem à família Montecchio com os chamados “peregrinos shakespeareanos”, que ficam em quase todos os lugares da cidade.

Castelvecchio

O Castelvecchio, Castelo Velho, passou a ser assim chamado depois da construção do Castelo San Pietro, que foi construído muito anos depois em Verona.

Em resumo, ele é uma belíssima construção militar, com tijolos aparentes, torres, parece ter saído diretamente do mundo medieval. Além disso, ele possui até mesmo um fosso usado na época antiga para retirar água do rio Adige.

Toda a história do castelo está exposta em um magnífico museu localizado no interior do Castelo. Nele estão obras bastante importantes de todo um milênio de história da Itália.

Por isso, é possível conhecer um acervo com peças medievais e renascentistas, curiosas armas de ouro além de grandes obras românicas, góticas, renascentistas e barrocas.

Dentre as obras mais visitadas estão obras de:

  • Pisanello (Madonna do Quail);
  • Vivarini;
  • Altichiero;
  • Mantegna;
  • Stefano de Verona;
  • Tintoretto;
  • Bellini;
  • Crivelli.

Além disso, é possível apreciar obras de jovens artistas da região. O museu está aberto todos os dias, nas Segundas-Feiras das 13h30 às 19h30 e em outros dias das 8h30 às 19h30.

Atrações imperdíveis no castelo

Dentro do castelo existem algumas atrações imperdíveis. Dentre elas estão:

  • O sarcófago de SS. Giovanni e Bacco, de 1179;
  • A estátua de Cangrande. Uma bela obra que traz a representação de um dos construtores do castelo;
  • O quadro Madonna della Quaglia, do pintor Pisanello;
  • O quadro Pala della Vittoria, de Girolamo dai Libri;
  • O quadro Fanciullo con disegno di un pupazzo, di Francesco Caroto.

Torre dei Lamberti

A vista mais bela de toda Verona na Itália é da torre do Palazzo della Ragione.

Este prédio foi, durante séculos, a administração da cidade e dá vista para as duas principais praças de Verona: a Piazza delle Erbe e a Piazza dei Signori. 

A torre possui cerca de 84 metros de altura, é um dos pontos mais altos e mais famosos da cidade. São cerca de 368 degraus até o topo. Por sua vez, a arquitetura da torre é dividida em duas partes, a inferior e a superior.

A inferior possui 37 metros de altura e é toda construída com tijolos e tufos. Por outro lado, a porção superior é inteiramente construída em tijolos e só foi construída no século XV.

Se você deseja vislumbrar Verona do topo da Torre dei Lamberti não se preocupe, não é necessário subir degrau a degrau. Isso porque, atualmente, a torre possui um confortável elevador que leva os turistas até o topo dela.

Basílica de Santa Anastásia em Verona na Itália

A Basílica de S. Anastásia é a maior basílica de Verona. Foi construída entre os séculos XIV e XV como forma de homenagear o dominicano San Pietro di Verona Martire. 

Além disso, ela está construída sobre as ruínas da igreja de S. Anastásia e embora seja uma homenagem ao dominicano, ainda é popularmente chamada de Basílica de S. Anastásia.

O interior da basílica exibe um estilo gótico incrível baseado em 12 colunas de mármore vermelho, além de belas obras de arte, um órgão revestido com ouro e uma escultura de um corcunda sustentando sobre as costas a pia da água benta.

Durante a visita existem diversos pontos onde é possível ler sobre a história da cidade. Além disso, muitas informações são impressas em vários idiomas, e para felicidade dos brasileiros, português é um deles.

Embora Verona na Itália possua diversas atrações imperdíveis, é possível visitar a cidade toda em apenas um dia, pois tudo é localizado muito perto. 

Em outras palavras, se você está na Itália, não deixe de visitar Verona e também outras cidades como Roma. Por fim, não se esqueça de contratar um seguro viagem Europa, pois para viajar para Verona na Itália é obrigatório a comprovação da contratação.

Melhores lugares para ficar em Verona na Itália

Assim como qualquer outro local turístico, Verona também conta com espaços perfeitos para passar uma temporada ou então apenas alguns dias.

Por isso, o Assistente de Viagem separou duas opções de hospedagens para quem deseja aproveitar ao máximo tudo o que a cidade pode oferecer:

Marconi Rooms and Apartments

Com apartamentos simples em estilo mediterrâneo, o Marconi Rooms and Apartments é uma das melhores escolhas no momento de decidir onde passar as noites na cidade.

O pequeno hotel fica a poucas quadras do Museu Castelvecchio e da Ponte Scaligero, dois dos principais pontos turísticos de Verona.

Relais Empire

Se você procura uma hospedagem mais robusta e com um aspecto mais verônico, a opção é o Relais Empire.

Com a perfeita combinação entre preço, conforto e conveniência, o espaço oferece uma experiência única, principalmente para os casais.

Isso porque a característica do ambiente é a de proporcionar uma hospedagem tradicionalmente romântica.

Seus quartos espaçosos contam com ar condicionado e até mesmo isolamento acústico. Além disso, você pode optar por versões em solteiro, casal ou família.

A deliciosa gastronomia de Verona na Itália

É impossível falarmos sobre Verona e não citarmos o quanto a sua gastronomia é saborosa e especial. Isso porque, na Itália, é tradição comer bons pratos feitos com os melhores ingredientes.

Então, a culinária de lá é muito rica e você pode encontrar os mais diferentes tipos de restaurantes e especiarias que são capazes de agradar a todo o tipo de público.

Sabemos que o momento de escolher um local específico para comer em meio a tantos outros pode se tornar uma tarefa difícil. Por conta disso, temos duas opções para quem deseja experimentar o melhor cardápio de Verona na Itália.

O Torcolo

Se você sempre sonhou em jantar em um restaurante italiano clássico, como aqueles que são vistos no cinema, não pode deixar de conhecer O Torcolo.

Você pode apreciar pratos feitos com comidas típicas do local, sem precisar se preocupar com o agito que ocupa o centro da cidade.

Os risotos e os vinhos são os grandes destaques da casa e deixam sempre um gostinho de “quero mais” nos visitantes.

Vinícola Pietro Zanoni

Quando falamos em vinho não podemos deixar de citar a Vinícola Pietro Zanoni. Com suas tradições e bebidas únicas, o local se tornou um grande ponto turístico para quem visita Verona.

Lá você pode encontrar dezenas de tipos diferentes de vinhos, além de poder realizar degustações dos mesmos.

Se você é um amante de vinho e da história da Itália, não deixe de conhecer esse belo espaço.

Como funciona o transporte em Verona?

Em Verona o meio principal de transporte é o ônibus urbano, que pode ser encontrado em todas as ruas da cidade. 

No entanto, se você está em busca de algo que te leve aos pontos mais visitados da cidade a opção é o ônibus turístico

Ônibus Urbano

O ônibus urbano na Itália é muito parecido com o que temos aqui no Brasil, mas neste caso o transporte não conta com catracas e nem cobradores. Sendo assim, o controle de passageiros é realizado por fiscais que entram no automóvel sem horário ou data definida.

Esses profissionais são responsáveis por conferir se todas as pessoas que estão circulando pela cidade estão com seus documentos, sejam eles locais ou turistas.

Neste tipo de locomoção o passageiro poderá andar pela cidade de acordo com o itinerário de cada um dos ônibus. Essa, inclusive, é uma opção para quem deseja mais liberdade na hora de conhecer os pontos de Verona.

Ônibus Turístico

Já os ônibus turísticos são transportes usados para quem deseja conhecer todos os locais históricos da cidade.

Por cerca de €20 (valor atualizado em 2022), o passageiro poderá andar por todas as ruas do local, com o acompanhamento de um guia que explicará todos os pontos turísticos que serão vistos.

Esse transporte conta com duas linhas de rotas diferentes, mas que tem como ponto de partida a praça da Arena.

Além disso, o ônibus ainda possui um áudio-guia em mais de dez línguas diferentes.

Ou seja, se você não fala italiano, não se preocupe, pois você irá adorar o passeio e ficar por dentro de tudo o que acontecer durante as visitas.

Por que viajar para Verona pode ser ainda melhor com a Assistente de Viagem?

Se você está certo que quer conhecer Verona na Itália e não abre mão de tranquilidade e conforto, o Assistente de Viagem pode te ajudar a escolher o melhor seguro viagem Europa. Dessa forma, você pode conhecer Verona e outras cidades, com cobertura completa e personalizada.

Aliás, é importante lembrar que a Itália faz parte do Tratado de Schengen. Ou seja, a contratação do seguro viagem é obrigatória e necessária para o turismo no país.

Mas não se preocupe! Com nossa ferramenta de cotações, você compara em um único lugar as melhores apólices nas principais seguradoras do país. E pode adequar seu seguro a cada um das suas necessidades.

Conte conosco e torne sua viagem para Verona na Itália ainda mais agradável e marcante!

E para outros conteúdos e dicas sobre roteiros, continue no Blog do Assistente de Viagem.

 

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).