Vai à Bahia? Saiba o que fazer em Salvador

Já está de malas quase prontas, mas ainda não sabe o que fazer em Salvador? Salvador é uma cidade sem igual, e todos que visitam a cidade decidem voltar mais uma vez. Suas belezas vão desde praias até locais históricos imperdíveis.

Saiba que você terá muito o que fazer nessa cidade nordestina: visitar praias, mirantes, desfrutar da gastronomia, participar de festividades regionais, dentre diversas outras atrações na cidade da alegria.

O ambiente e a população são bastante receptivos com todos os turistas, o que agrega ainda mais valor à viagem. Além disso, uma boa visita a Salvador pode levar alguns dias, pois são muitos lugares para conhecer. Então, se você não sabe exatamente o que fazer em Salvador, confira neste post algumas das mais imperdíveis atrações da capital baiana.

O que fazer em Salvador: Visitar o Pelourinho

O bairro do Pelourinho é um dos principais bairros de Salvador. Ele está localizado no centro histórico da cidade e, por esse motivo, reúne as mais diversas construções barrocas do século passado.

Sua arquitetura sem igual está repleta de história, e suas igrejas e ruas de pedra são sem dúvidas algumas das principais atrações turísticas de Salvador. As ruas e vielas do Pelô, como o bairro é popularmente conhecido, ficam lotadas de turistas tanto durante o dia quanto à noite. Isso se deve principalmente pelas inúmeras atrações do bairro, são diversos restaurantes de comida típica, lojas de artesanato local e roupas de lembrança da região.

Com sorte, é possível esbarrar em bandas de percussão que fazem muitos ensaios ao ar livre e auxiliam na formação dessa rica cultura. Inclusive, um dos notáveis acontecimentos do Pelourinho foi a gravação do clipe da música They Don’t Care About Us, do aclamado cantor Michael Jackson com a banda Olodum.

Conhecer o Centro Histórico

Além do Pelourinho, o Centro Histórico de Salvador ainda reúne outros bairros com semelhante importância. Dentre eles estão o bairro Santo Antônio e o bairro Pilar. Em toda essa região é possível encontrar diversas atrações para quem ama descobrir a história por trás de seus destinos.

Outros lugares bastante procurados quando assunto é o que fazer em Salvador, são a Igreja e o Convento de São Francisco, localizados no Centro Histórico. Um símbolo da arquitetura e arte barroca, a Igreja de São Francisco é muito bonita por dentro, e até quem não tem crenças religiosas investe em uma visita ao local.

Muito de sua beleza vem do altar, que é revestido de ouro, com muitas ornamentações e detalhes que foram construídos ainda entre os séculos XVII e XVIII. No convento ao lado, você ainda irá encontrar uma grande exposição dos famosos azulejos portugueses.

São muitos os museus, casas de cultura e centros artísticos localizados na região. Por isso, a visita deve ser feita com calma. Recomenda-se ao menos dois dias para conhecer essa região da cidade e curtir o ambiente.

O que fazer em Salvador: andar no Elevador Lacerda

O Elevador Lacerda é um dos monumentos que mais simboliza a cidade baiana, por isso quem está planejando o que fazer em Salvador deve com certeza colocá-lo no roteiro.

FONTE: https://www.muitospresentes.com.br/

Localizado bem em frente ao Mercado Modelo, o Elevador Lacerda faz a comunicação entre a cidade alta e a cidade baixa, duas regiões de Salvador. Quando o elevador foi inaugurado, em 1963, ele foi considerado o elevador mais alto do mundo, já que ele subia cerca de 73 metros de altura. Em 2002, o Elevador Lacerda foi completamente restaurado, melhorando sua infraestrutura e proporcionando maior segurança ao turista.

O conjunto do elevador é formado de duas torres, entre a praça Tomé de Souza e a praça Cairu. Quem decide se aventurar por um rápido passeio em uma das quatro cabines do elevador ganha de presente uma magnífica vista panorâmica de toda a cidade, e por um preço baixo. Por esses motivos, turistas de diversos lugares do mundo passam por esse famoso e imperdível ponto turístico de Salvador.

Conhecer o Mercado Modelo

Para quem já sabe o que fazer em Salvador, mas não sabe por onde começar, o Mercado Modelo é a principal recomendação para iniciar o tour pela cidade. O Mercado está localizado no Centro Histórico de Salvador e é um ponto turístico muito visitado por quem vai conhecer a cidade, pois atualmente é o maior shopping de artesanatos de todo o país.

Lá você vai encontrar cerca de 260 lojas de artesanato que comercializam os mais variados tipos de produtos, que vão desde cerâmicas, estátuas, adereços decorativos, até diferentes comidas típicas. Esse é um ótimo local para fazer a famosa compra de lembrancinhas para a família.

Outra coisa que impressiona muito é a maravilhosa arquitetura do prédio que abriga o Mercado, baseado no estilo neoclássico. No último andar, fica localizada a praça de alimentação, onde é possível encontrar dois restaurantes muito conhecidos e super recomendados, além de um terraço externo com vista para a famosa Baía de Todos os Santos.

Ver uma partida de futebol na Arena Fonte Nova

Para os apaixonados por futebol, uma dica quentíssima de atração turística em Salvador é a visita ao Estádio de Futebol Fonte Nova. Essa arena, como é conhecida, foi palco de vários jogos da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, e é, para os fanáticos por futebol, o principal templo do futebol na Bahia.

Assim, se o assunto é esportes e tecnologia de alto padrão, a visita ao estádio é garantia de sucesso. Ainda mais depois das reformas feitas para adequar o estádio para receber os jogos da copa, a Arena Fonte Nova se transformou em um estádio padrão FIFA, assim como os mais famosos estádios do Brasil e do mundo.

Outra dica bem bacana é se programar para assistir a uma partida nesse estádio e apreciar um bom jogo de futebol em um dos estádios mais modernos do país. Se você é um amante de futebol e ainda está decidindo o que fazer em Salvador, a visita à Arena Fonte Nova não pode ficar de fora do seu roteiro.

Se você está pensando em viajar para o Nordeste brasileiro e conhecer lugares incríveis, não deixe essa cidade de fora da lista, principalmente agora que você já sabe o que fazer em Salvador. Também não deixe de contratar um seguro viagem, é ideal para te deixar mais confortável na viagem e poder aproveitar todas as atrações.

 

 

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).