O que fazer em Recife: conheça a capital pernambucana

Não sabe o que fazer em Recife? Se você está planejando viajar para o Nordeste, saiba que o que não faltam são opções para conhecer na capital pernambucana. Isso porque, por ser uma cidade gigantesca, ela conta com diversas opções turísticas. 

Contudo, mesmo sendo uma viagem nacional, é importante contar com um seguro de viagem. Dessa forma, você conhecerá, com tranquilidade, tudo o que Recife tem para oferecer. Por exemplo, andar pelo Recife Antigo ou ainda pegar um sol na Praia de Boa Viagem. 

São tantas opções, que pode ser até difícil escolher a melhor atração. Pensando nisso, preparamos esse conteúdo exclusivo, com as melhores dicas para turistar por essa cidade, que respira história e cultura. Assim, sua viagem ficará ainda mais interessante!

Afinal, o que fazer em Recife?

Seja durante o carnaval, ou mesmo quando o assunto é arte e beleza natural, essa cidade reserva inúmeros locais para experienciar e passeios para fazer. Por isso, se você deseja saber o que fazer em Recife, confira 5 lugares que você não pode deixar de ir.

1 – Andar no Recife Antigo

O Recife Antigo remete às ruas da Europa. Isso se deve ao fato de que o local é formado por casas coloridas, ruas de paralelepípedo e construções que datam do período colonial. É um verdadeiro paraíso para os amantes de história.

Você pode começar o tour na praça do Marco Zero, que é um espaço bem amplo onde é possível ver testemunhar os recifenses ocupando a cidade. Seja bebendo vinho, conversando ou passeando com a família, a pluralidade de Recife se encontra ali.

Em seguida, vá até a Praça Barão do Rio Branco, onde, no Carnaval, é montado um palco para celebrar a festa. Bem perto dali, fica o Parque das Esculturas de Francisco Brennand, repleto de obras do artista, que dá nome ao local.

Além desses lugares, inclua na sua lista de o que fazer em Recife, lugares como a Caixa Cultural e a Praça do Arsenal. Vale lembrar que esses lugares podem ser acessados em qualquer horário do dia, e a entrada é gratuita. 

2 – Visitar o Museu Cais do Sertão

Ainda no Recife Antigo, podemos facilmente destacar o Museu Cais do Sertão. Como o próprio nome indica, aborda a história e a cultura do povo nordestino. O museu faz parte dos projetos Porto Novo e Por Novo Recife. 

O objetivo do projeto foi transformar os antigos armazéns portuários em polos de turismo, serviços, entretenimento e lazer. Por lá, é possível conferir itens característicos da cultura nordestina, como chapéus e sanfonas. 

Além disso, você poderá cantar em karaokês e conhecer os instrumentos de trabalho desse povo. Essa é uma ótima opção de o que fazer em Recife e ainda conhecer a cultura sertaneja, a apenas alguns metros da Praça do Marco Zero

Contudo, fique atento aos horários de funcionamento. Isso porque o museu fecha às segundas-feiras. Já durante a semana, ele fica aberto das 09h às 17h, e das 13h às 17h nos sábados e domingos. O ingresso inteiro é R$10, e a meia entrada é R$5, mas a entrada é franca às terças-feiras.

3 – O que fazer em Recife: observar o Recife Antigo da Torre Malakoff

Observar uma cidade de cima é certamente um privilégio que nem sempre é possível. Contudo, no Recife Antigo, pode-se admirar grande parte da cidade, devido aos seus prédios coloniais tombados e mais baixos. 

Este outro ponto turístico, que não pode faltar em sua lista de o que fazer em Recife, é a Torre Malakoff. Ela foi construída no século XIX, com materiais que vieram direto da demolição do Forte do Bom Jesus. 

A construção tinha a finalidade de ser um observatório astronômico e portão monumental do Arsenal da Marinha. Desde de 2000, o local é utilizado como um espaço cultural com foco em música e fotografia. Aliás, elas possuem exposição exclusiva ao longo de 8 salas que compõem o espaço. 

Além disso, a torre também conta com um anfiteatro, local onde acontecem diversos eventos culturais. Inclusive, Recife se destaca no ambiente cultural, já que, recentemente, recebeu o título de Cidade Criativa da Unesco

Por isso, não deixe de visitar a Torre Malakoff, que também fica próximo à Praça do Marco Zero. A entrada é gratuita, e o local fica aberto das 10h às 17h nos dias úteis e das 15h às 18h aos sábados. Aos domingos, os horários são das 16h às 19h30 ela fecha apenas às segundas. 

4 – Pegar um sol na Praia de Boa Viagem

Se o seu objetivo é viajar para visitar praias paradisíacas, então você não pode deixar de ir até a Praia de Boa Viagem. Esse é um destino tradicionalíssimo na região. Isso porque conta com uma ótima estrutura de bares, restaurantes e aluguel de sombreiros diretamente na praia. 

Apesar de ser uma ótima dica de o que fazer em Recife, é importante estar alerta aos avisos de tubarão na área e evitar nadar durante a maré cheia. De toda forma, vale a pena fazer um seguro viagem nacional para fazer a sua viagem com mais tranquilidade. 

Outro ponto turístico que também faz parte da área costeira da cidade, e que você pode aproveitar para conhecer é o Parque Dona Lindu. Trata-se de uma área verde que fica à beira da praia, na qual você pode fazer uma adorável caminhada de fim de tarde.

5 – O que fazer em Recife: conhecer a Capela Dourada

A Capela Dourada, no Recife Antigo, foi fundada em 1696 e não pouparam esforços e dinheiro na sua construção. O prédio foi construído a partir da iniciativa dos irmãos da Venerável Ordem Terceira de São Francisco das Chagas. Sua finalização aconteceu apenas em 1724.

A elevação da capela foi realizada em um momento de muita prosperidade, e isso é refletido em sua exuberante decoração feita, em sua maioria, com a utilização de ouro. Além da impressionante quantidade deste metal, é possível ver painéis pintados a óleo no teto e nos azulejos.

Para chegar até a Capela Dourada, basta ir até a Rua Imperador Pedro Segundo. O local fica aberto de segunda a sexta, das 08h às 12h e das 14h às 16h30, e a entrada é gratuita. 

Vai conhecer Recife? Seu seguro de viagem está no Assistente de Viagem

Agora que você já sabe o que fazer em Recife, certamente vai preparar as malas para ir a esse destino, não é mesmo? Sendo assim, aproveite a ferramenta de cotação do Assistente de Viagem e confira as melhores opções de seguro viagem.

Dessa forma, você pode viajar tranquilo e se preocupar realmente com o que importa. Além do mais, é possível contratar seu seguro viagem com as principais seguradoras do país, de forma segura e com descontos exclusivos!

Se preferir, pode receber sua apólice digital pelo e-mail ou pelo WhatsApp. E para se informar mais sobre seguros e viagens, confira outros conteúdos exclusivos no Blog do Assistente de Viagem.

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).