O Que Fazer em Porto de Galinhas?

Porto de Galinhas fica em Pernambuco e indo pra lá você vai ter uma viagem paradisíaca – assim como os mais de 500 mil turistas que todos os anos procuram as piscinas naturais cristalinas e mornas.

Esse principal ponto turístico de Pernambuco fica em Ipojuca e a poucos quilômetros (aproximadamente 50) de Recife.

Porto de Galinhas é famosa pelas belezas naturais, como manguezais, praias com areias brancas e coqueiros. E além disso, ela ainda entra para a nossa listinha de viagens econômicas.

A temperatura média das águas é de 28 graus e a piscina natural que falamos anteriormente conta com muitas tartarugas, peixes coloridos e outros animais marinhos. 

Quer saber mais sobre o local e o que fazer em Porto de Galinhas para aproveitar ao máximo a viagem? Temos algumas atrações fantásticas e imperdíveis que você pode conferir a seguir!

O que fazer em Porto de Galinhas: 9 locais para conhecer

1 – Galés

É um local rico em piscinas naturais belíssimas e para chegar lá é necessário um passeio de escuna ou catamarã, o que acaba sendo ainda mais incrível. Muitos turistas fazem esse passeio primeiro e tiram foto fazendo mergulho.

2 – Passeio de buggy

Esse é clássico, também conhecido como “ponta a ponta”, que começa na praia Muro alto e termina no Pontal Maracaípe. O objetivo é explorar os pontos mais belos do litoral, que possuem praias menos conhecidas, mas encantadoras de conhecer.

3 – Praia dos Carneiros

Nela, há várias atrações como: mergulho, catamarã, snorkel, stand up paddle, ecológicos túneis, cachoeira de bulha, passeio de caiaque e muitos outros. 

Não podemos deixar de mencionar que ela é uma das praias mais bonitas no Brasil e alguns chegam até dizer que do mundo, movimentando oturismo no país. 

Por ter águas cristalinas, que são formadas pelos corais em sua costa e emoldurada pelos seus belos coqueiros, a paisagem é exuberante. Também não podemos deixar de fora a igrejinha dos carneiros, que entra nas molduras. 

4 – Piscinas Naturais

Como já mencionamos, as piscinas naturais são fantásticas em suas águas cristalinas. Você pode mergulhar com cilindro, que também é chamado de batismo para iniciantes.

No mergulho, é possível ver a jangada naufragada e vários peixes – isso compõe uma das vistas mais incríveis para a sua viagem.

5 – Praia do cupê

Ela tem uma faixa grande de areia e tranquilidade única; suas águas cristalinas e os peixes são o atrativo principal. 

No entanto, você pode também aproveitar as ondas de águas tranquilas do pontal que são apenas as marés baixas a sua espera. Também possui bar para consumo e serviços, músicas ao vivo e outras opções para relaxar.

Nela também é possível andar de snorkeling, caiaque, stand up paddle. E caso você queira levar algumas lembrancinhas de porto de galinhas, pode contar com as lojas de artesanato.

6 – Restaurantes

Nas ruas tem restaurantes com gastronomias excelentes e típicas, além de hamburguerias e outros.

Por isso, com certeza os locais que você deve conhecer são os restaurantes com comidas típicas da região, que também são muito elogiadas pelos turistas.

7 – Surf

Nas praias de Maracaípe é o principal ponto de encontro dos surfistas. Por ser vizinha de porto de galinhas e por ter ondas boas para surf, essa praia costuma receber menos turistas, o que é ótimo para quem pratica o esporte.

Além disso, essas praias foram já foram sedes das etapas que têm o SuperSurf e até mesmo o circuito de surf brasileiro.

8 – Tour pela cidade

Se for a primeira vez que visita a cidade, não deixe fazer um tour por lá e conhecer todos os pontos turísticos para saber mais sobre Porto de Galinhas.

Lembre-se que viajar para um lugar incrível deve também te agregar algo culturalmente e esse local é perfeito pra isso.

9 – Ilha de santo Aleixo

Você já foi ao paraíso? Então, você precisa fazer um passeio para a Ilha de Santo Aleixo, que é o verdadeiro paraíso natural.

Aproveite a beleza natural, o sossego, suas águas cristalinas, suas árvores, o ar puro e com tranquilidade, curtindo cada minuto que estiver por lá.

O que fazer em Porto de Galinhas: Quando ir pra lá?

Porto de Galinhas é ótimo o ano inteiro, mas as variações no clima podem atrapalhar a sua viagem, principalmente se o seu principal objetivo é conhecer as praias. Por isso, você deve se planejar e levar em consideração o fator climático pra isso.

Neste caso, os turistas geralmente procuram viajar nos meses de Outubro até Dezembro, porque você vai curtir as praias com sol e o passeio sem risco de chuva.

Esses meses são os melhores no fator clima para decidir o que fazer em Porto de Galinhas, já que Pernambuco está mais seca e com sol o dia inteiro – a temperatura nessa região é alta.

Já nos meses de Abril até Julho, normalmente é chuvoso e pode ser que tenha mais dias nublados. Assim, pode ser que algum dos seus passeios seja coberto por chuva.

Claro que a chuva não tira a beleza que existe em Porto de Galinhas; o lugar é incrível com ou sem chuva. Mas é provável que algumas atividades sejam adiadas.

3 dicas importantes para visitar o local

1 – Como planejar a viagem para Porto de Galinhas

Quer conhecer Porto de Galinhas da melhor maneira? Vamos te falar os 5 primeiros passos para ter uma viagem boa e não deixar passar nenhuma diversão. 

  1. Quantos dias você pretende ficar passeando? Decida para escolher os melhores roteiros por lá.
  2. Qual tipo de viagem você quer fazer? Pense se você quer uma viagem para conhecer todos os pontos turísticos ou passeio para curtir pacote de hospedagem.
  3. Quais as atrações que pretende fazer? Escolha algumas das melhores opções por lá e já planeje os custos.
  4. Depois disso, faça um cronograma com os dias da viagem e o que você irá visitar e curtir em cada um deles.
  5. Contrate um seguro viagem para que tudo ocorra tranquilamente.

2 – Como escolher uma hospedagem

Porto de Galinhas possui tantos hotéis e pousadas para hospedagem com vistas e estruturas maravilhosas, que fica até difícil escolher.

Mas existem sites de buscas que podem te ajudar nessa missão, mostrando o melhor pacote e até mesmo com um preço mais acessível – tudo isso de forma mais rápida prática e econômica. 

Claro que, você deve escolher um pacote de acordo com o objetivo da sua viagem, como: conhecer pontos turísticos, fazer os mergulhos, conhecer todas as praias e praticar todas as atrações que ela oferece. 

3 – Seguro Viagem

É muito importante não esquecer de contratar um seguro viagem antes de ir para um passeio. Em caso de emergência, ele é que vai te prestar assistência – e dependendo do que estiver no contrato, cobrir com os custos.

Não esqueça de contratar coberturas de acordo com as atrações que você pretende fazer. Sua segurança é primordial para qualquer viagem, por isso não deixe de fora nenhuma cobertura essencial.

E então, alguma dúvida de o que fazer em Porto de Galinhase como conhecer o local da melhor maneira? Deixe um comentário e vamos te ajudar!

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).