Visitando RN: descubra o que fazer em Natal

Não é nada difícil descobrir o que fazer em Natal, no Rio Grande do Norte, já que a cidade é recheada de belezas e atrações turísticas. Trata-se de um verdadeiro cartão postal do Nordeste brasileiro e é uma das cidades mais visitadas de todo o país quando o assunto é sol, calor, praia e belezas naturais. 

Quem visita Natal deve considerar também as atrações próximas à cidade, já que os arredores da capital do estado também contam com passeios imperdíveis. Sendo assim, para você não perder nenhuma atração e conseguir planejar sua viagem com facilidade, separamos os melhores lugares para você visitar em Natal. Acompanhe!

Visitar a Praia de Ponta Negra e o Morro do Careca

Quem procura o que fazer em Natal com certeza deve começar visitando a Praia de Ponta Negra. Essa praia está localizada no bairro Ponta Negra, a melhor região da capital norte-rio-grandense para se hospedar. Além de ser uma praia de lindas paisagens, seu entorno está recheado de atrações gastronômicas, bares e uma agitadíssima vida noturna.

Além disso, na Praia de Ponta Negra está localizado o Morro do Careca, que é o principal cartão-postal da cidade e, sem dúvidas, vale a pena apreciar a paisagem. Outra atração na Praia da Ponta Negra é o passeio de jangalancha, que sai do Morro do Careca e vai até a praia de Alagamar, onde é possível ver tartarugas e golfinhos em seu habitat natural.

Mergulhar em Parrachos de Maracajaú

Para quem está planejando o que fazer em Natal e busca beleza natural, os Parrachos de Maracajaú são um verdadeiro Caribe brasileiro. Os Parrachos são considerados uma enorme piscina natural, que está a 7 km do mar e pode ser visitada de carro quando a maré está baixa. Para chegar até Parrachos de carro é preciso contratar um agente autorizado para fazer o passeio.

Por lá, a principal atração é o passeio de catamarã ou lancha até os Parrachos de Maracajaú, que são as formações de recifes naturais do local. Outras atrações também são muito procuradas no local, como os passeios de buggy e os passeios de quadriciclo.

O que fazer em Natal: conhecer a Vila da Pipa

A vila da Pipa é um local de belezas únicas nas redondezas de Natal. Embora seja possível conhecer o vilarejo em um bate e volta, o recomendado é separar pelo menos dois dias do roteiro para conhecer Pipa, já que a região é cheia de passeios para quem procura o que fazer em Natal.

Na vila da Pipa, a Praia do Madeiro, a Baía dos Golfinhos e a Praia do Amor são as principais praias visitadas e constantemente aparecem em listas das melhores praias do estado do Rio Grande do Norte.

Um dos pontos turísticos principais das praias da Pipa são as falésias (paredões) que as cercam. A vista de cima do Chapadão é magnífica: de lá o turista pode ver a Praia do Amor e a Praia das Minas. Outra atração imperdível do local é o pôr do sol visto da Lagoa dos Guaraíras.

Passear pelas dunas de Genipabu

De todas as opções sobre o que fazer em Natal, a visita às Dunas de Genipabu é com certeza a mais famosa delas. Isso porque quem vai a Natal sempre procura o passeio de buggy pelas dunas.

As dunas estão localizadas em Extremoz, um município localizado a 40 minutos de Natal, e é o passeio certo para quem vai à capital. De cima das dunas é possível ter uma vista panorâmica de toda a cidade de Natal e do mar.

Uma de suas particularidades é o passeio de dromedário pelas areias da praia. É um passeio bastante diferente e que rende fotos e lembranças muito divertidas.

O que fazer em Natal: conhecer as praias do litoral sul

Se você ainda tem dúvidas sobre o que fazer em Natal, as praias do litoral sul vão fazer parte de seu roteiro. Para visitá-las é possível aproveitar a Rota do Sol, que liga Natal à Pipa.

Para quem está com o tempo apertado, a Rota do Sol pode ser feita em apenas um dia, visitando todas as praias rapidamente. Mas para que o passeio seja aproveitado de fato, é recomendado que o visitante reserve de dois a três dias para conhecer o local.

A rota passa pelas praias Cotovelo, Pirangi, Búzios, Barra da Tabatinga, Mirante dos Golfinhos e termina na praia de Camurupim. Na praia de Camurupim, os dias de maré baixa dão ao visitante a possibilidade de apreciar uma maravilhosa piscina natural. Além disso, todas as praias são bem tranquilas e contam com infraestrutura completa, como espaços para alimentação, por exemplo.

Conhecer o maior cajueiro do mundo

Se em algum momento do passeio o turista optar por uma pausa nas praias, um dos melhores passeios que deve ser feito é a visita ao maior cajueiro do mundo. Curiosamente, trata-se de uma das atrações mais famosas de todo o estado do Rio Grande do Norte.

O cajueiro tem pouco mais de 100 anos de existência e continua dando frutos. Além de ser considerado o maior cajueiro do mundo, ainda é a maior árvore frutífera de todo o planeta.

O cajueiro está localizado na Rota do Sol, próximo à praia de Pirangi do Norte. Para preservá-lo, foi montada uma estrutura interna com diversas passarelas de madeira, assim além da preservação, a visita se torna bastante agradável.

A árvore impressiona por sua grandiosidade, e a visita, atualmente, tem um custo fixo de R$ 8, utilizados para a preservação do cajueiro.

Se for o caso de o cajueiro estar dando frutos, o visitante tem a oportunidade de colher cajus do pé. Além disso, uma equipe fica disponível para tirar dúvidas e curiosidades dos visitantes.

Em volta do cajueiro, acontece uma feira de artesanatos imperdível, onde se pode apreciar não só a arte local, como um pouco da gastronomia da região nos bares e restaurantes locais.

Como você pôde perceber, o que mais tem são opções de o que fazer em Natal. Além disso, o Nordeste brasileiro oferece diversos lugares lindos para visitar. Por isso, não deixe de conferir outros lugares para viajar pelo Brasil e aproveitar ainda mais as suas férias.

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).