O que fazer em João Pessoa?

Para quem está com viagem marcada e quer saber o que fazer em João Pessoa, na Paraíba, então você veio ao lugar certo. Neste artigo vamos te dar muitas dicas de lazer e quais são os pontos turísticos em João Pessoa para você incluir no seu roteiro.

Essa tranquila e aconchegante cidade do nordeste brasileiro, ainda pouco explorada pelos turistas, possui paisagens e praias deslumbrantes. Além das belezas naturais, a culinária também pode ser uma surpresa, misturando os sabores do sertão com frutos-do-mar e peixes.

Saiba agora o que fazer em João Pessoa e programe já as suas férias.

Principais pontos turísticos em João Pessoa, Paraíba

Assim como outros destinos do nordeste brasileiro, João Pessoa possui praias deslumbrantes para você desfrutar de sol e um delicioso banho de mar. Além das praias, há ainda piscinas naturais e bancos de areia. 

Praias urbanas: Tambaú, Cabo Branco e Bessa

Estas duas praias estão localizadas bem em frente à principal zona hoteleira da cidade. Ou seja, possuem uma excelente localização. Além disso, há inúmeros quiosques na orla toda, que oferecem bebidas e alugam guarda-sóis e cadeiras. Já durante a noite os quiosques oferecem também comidas, com diversas opções entre fast-food, churrasco, frutos-do-mar e pizza.

Para quem pratica atividades físicas, a avenida da orla da praia fica fechada diariamente das 5h às 8h para que as pessoas possam correr, fazer caminhadas e andar de bicicletas ou patins.

Da praia de Tambaú é de onde saem os catamarãs que levam os turistas até as piscinas naturais. A maioria delas tem como destino a piscina natural de Picãozinho, mas alguns vão até as piscinas do Seixas).

A praia de Bessa fica localizada em uma região mais residencial. Somente um pequeno trecho dela possui avenida a beira mar e calçadão. No local não existem quiosques, somente pequenas barracas que vendem bebidas e alugam guarda-sóis e cadeiras para os banhistas.

Além disso, essa praia também tem o mar mais agitado do que as praias de Tambaú e Cabo Branco. Apesar de não ser exatamente a primeira escolha dos turistas devido ao acesso ser um pouco mais difícil e ter menos infraestrutura, a praia de Bessa também é bem bonita.

Piscinas naturais: Picãozinho e Seixas

Outra dica do que fazer em João Pessoa é ir visitar as lindas piscinas naturais de Picãozinho e Seixas. Este é um passeio único, mas que pode ser feito apenas durante a maré baixa, o que significa que ela não está disponível todos os dias do mês.

Geralmente, o passeio às piscinas naturais de João Pessoa pode ser feitos cerca de 20 dias por mês. Os melhores períodos do mês para fazê-lo são na véspera e até três dias após a entrada da lua cheia. Durante estes dias, as marés baixas ocorrem no período da manhã, o que facilita bastante o acesso às piscinas.

A mais conhecida, sendo também a mais visitada, das piscinas naturais é a de Picãozinho. Para acessá-la é bem simples, os barcos, ou catamarãs, que levam os turistas até lá saem da praia de Tambaú.

Já a piscina natural de Seixas é um pouco menos conhecida, mas isso provavelmente se deva ao fato do acesso a ela ser um pouco menos prático, mas não impossível. Os barcos com destino a ela partem com maior frequência da praia do Seixas, que fica a cerca de 9 km de distância da praia de Tambaú. No total são apenas 10 minutos de barco. 

Algumas poucas embarcações com destino à piscina natural de Seixas também saem da praia de Tambaú. Quem optar por embarcar lá terá de enfrentar cerca de meia hora de barco até o local.

Ilha de Areia Vermelha

Este local não é uma ilha propriamente dita, mas sim um banco de areia. Entretanto, devido ao seu grande tamanho ele passou a ser chamado de ilha. Assim como as piscinas naturais, o banco de areia pode ser visitado somente durante as marés baixas.

O local está localizado em frente à praia Camboinha e é muito disputado entre os turistas, principalmente aos finais de semana e durante a alta temporada. Caso você prefira fazer um passeio mais tranquilo, opte por visitar o local durante a semana.

É possível encontrar embarcações que fazem o percurso entre a praia e o banco de areia nas praias de Camboinha e Poço.

Pôr-do-sol na Praia do Jacaré

Este provavelmente é um dos passeios mais famosos de João Pessoa. Esta é uma oportunidade única de apreciam um lindo espetáculo da natureza seguido por uma pequena apresentação musical.

O músico Jurandy toca um bolero de Ravel todos os dias durante o pôr-do-sol. A pequena apresentação é feita no mar. Diversos barcos oferecem um tour pela orla de praia, com o passeio finalizando ao pôr-do-sol e a música de Jurandy.

O que fazer em João pessoa: últimas dicas

Para aqueles turistas que quiserem aproveitar ao máximo as praias, então a melhor época do ano para conhecer João Pessoa será entre dezembro e março. Durante este período você verá o mar estará com uma coloração variando entre o azul-bebê e o verde-água. Depois de março começa a época de chuvas, que deixarão as águas turvas e com coloração diferente.

Como a realização de alguns passeios está condicionada às marés, é importante ficar atento à tábua das marés na hora de planejar a sua viagem e o que fazer em João Pessoa

Agora que você já conhece os melhores passeios para fazer o que João Pessoa não se esqueça de reservar a hospedagem em um local centralizado, que ofereça fácil acesso a todos os passeios. Vale lembrar também que a contratação de um seguro viagem é essencial para que você garanta uma viagem mais tranquila e com a assistência necessária caso alguma emergência ocorra.

Para acompanhar mais dicas de viagem, continue acompanhando o nosso blog.

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).