O que fazer em Brasília: conheça a capital do Brasil

Imagem aérea de Brasília. Foto: Wikipédia.

Engana-se quem pensa que não há muito o que fazer em Brasília além de viagens de cunho político ou empresariais. A capital do Brasil possui diversas atrações para o turista que busca conhecer o local aproveitando todas as suas nuances. Como não é novidade, a própria arquitetura de Brasília já é um dos encantos da capital. Além disso, a capital ainda reúne diversos museus, parques e outras atrações dignas de uma visita com calma.

Neste artigo separamos 7 dicas de o que fazer em Brasília para quem está pensando em planejar uma viagem para a Capital Federal.

Confira!

Visitar a Catedral Metropolitana

Brasília possui um extenso conjunto de obras arquitetônicas de Oscar Niemeyer, um arquiteto de referência mundial. Uma das obras mais importantes do arquiteto na cidade é a Catedral Metropolitana de Brasília. Trata-se de uma belíssima construção datada da década 1970, de aproximadamente 40 metros de altura e 16 arcos de concreto armado circulados por um espelho d’água. O monumento recebe muitos turistas que gostam de apreciar a construção e tirar belas fotos no local.

Para quem não sabe o que fazer em Brasília, esta é uma visita de encher os olhos. Na entrada da catedral existem esculturas dos quatro evangelistas: São Mateus, São Lucas, São Marcos e São João. Todas foram feitas em bronze e medem cerca de 3 metros de altura e são assinadas por Alfredo Ceschiatti, um renomado escultor, desenhista e professor brasileiro.

Outro ponto alto da visita à catedral são as cores dos vitrais que mudam de tom no decorrer do dia de acordo com a incidência de luz do sol que adentra a catedral.

Conhecer o Memorial JK

A inauguração de Brasília só ocorreu devido a mobilização das forças de trabalho brasileiras. Essa mobilização ocorreu após a eleição do presidente Juscelino Kubitschek, considerado o responsável pela criação da nova capital do Brasil.

Com objetos pessoais, documentos e fotos, o Memorial JK conta ao visitante os detalhes da vida de JK, desde sua infância, passando pela construção de Brasília, até sua morte em um acidente de carro considerado, até hoje, um acidente forjado. Dentro do museu está a cripta com os restos mortais do ex-presidente Juscelino Kubitschek.

Passar pela Ponte JK

Uma outra visita obrigatória para quem vai a Brasília é a Ponte JK. Atravessando o Lago Paranoá, a ponte foi projetada por Alexandre Chan e possui cerca de 1.200 metros de extensão. Sua beleza fica por conta de seus três arcos que a tornam única. Para quem visita a cidade, a travessia ou a simples contemplação de uma das margens do lago é o que demonstra a grandiosidade da ponte.

O que fazer em Brasília: Ir à Praça dos Três Poderes

A Praça dos Três Poderes é o centro das principais atrações históricas e políticas de Brasília. Partindo da praça (a pé!) é possível chegar no Congresso Nacional, no Supremo Tribunal Federal e no Palácio do Planalto, que juntos formam os edifícios dos três poderes nacionais: o Legislativo, o Judiciário e o Executivo, respectivamente. Por conta desses edifícios, a praça foi batizada como Praça dos Três Poderes.

O projeto da Praça dos Três poderes é especialmente interessante, pois foi pensado em um formato triangular por Lúcio Costa. Mais especificamente, a praça possui um formato de triângulo equilátero, ou seja, com todos os seus lados idênticos.

Dessa forma, Lúcio representou a igualdade e a autonomia entre os três poderes. Além disso, o chão ainda é completamente revestido por um piso de mosaico português branco, o que traz um toque bastante único ao ambiente. Não deixe de conferir todo esse projeto arquitetônico ao vivo!

Confira outras atrações da Praça dos Três poderes

Na própria praça existem três monumentos muito visitados pelos turistas: os Dois Candangos, de Bruno Giorgi; o Pombal, de Oscar Niemeyer; e a Justiça, de Alfredo Ceschiatti. Além disso, próximo à praça, ainda é possível visitar o Museu da Cidade, o Panteão da Pátria (com sua icônica tocha) e o Espaço Lúcio Costa. Para quem ainda não sabe o que fazer em Brasília, visitar essas atrações pode ser uma ótima pedida.

Aos primeiros domingos do mês ocorre a cerimônia de troca da bandeira que fica hasteada na Praça dos Três Poderes. Para isso, tropas da guarda da capital se reúnem e cumprem todo o protocolo de troca, que é um show à parte para quem tem apreço pelo militarismo.

Visitar o Palácio do Planalto

O Palácio do Planalto é outro dos diversos projetos de Oscar Niemeyer para a capital do Brasil. Foi inaugurado em 1960 para ser a sede do Poder Executivo Brasileiro, ou seja, o local onde o presidente da República exerce seu poder. A construção é rodeada por um espelho d’água e acessada por uma rampa entre pilares. Esses elementos mostram as características do trabalho de Niemeyer.

A parte interna do palácio pode ser visitada aos domingos das 9h30 às 14h30. Todas as visitas são guiadas e acontecem em grupos de 30 pessoas, durante cerca de 30 minutos. Nessas visitas o grupo é conduzido por todo o prédio, por isso é importante se programar no dia da visita.

No primeiro andar estão localizados os salões de banquetes e as salas nobres, já no segundo andar está o gabinete do presidente da República. Por fim, o terceiro andar abriga o gabinete do alto escalão Civil e Militar. Nos anexos, a visita leva a uma biblioteca que abriga importantes obras de artes e mobílias. A visita é gratuita.

O que fazer em Brasília: Conhecer o Palácio da Alvorada

O Palácio da Alvorada também é uma atração importante para quem procura o que fazer em Brasília. Foi inaugurado em 1958 e é a residência oficial do presidente do Brasil enquanto em posse do cargo. O palácio também tem seu projeto assinado por Oscar Niemeyer e fica localizado às margens do Lago Paranoá. Para conhecer a parte interna do palácio é necessário agendar uma visita pelo site.

Ficou com vontade de conhecer todos esses pontos turísticos de Brasília? Não deixe de programar sua viagem com antecedência e contratar um seguro viagem nacional. Assim, sua viagem pode ser muito mais segura e tranquila.

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).