O que fazer em Bogotá: conheça a capital da Colômbia

Por ser uma das maiores cidades da América do Sul, decidir o que fazer em Bogotá não é nada fácil e muito menos simples. Além de uma belíssima arquitetura de estilo colonial, a cidade ainda oferece tudo o que há de bom da cultura colombiana.

Por isso, Bogotá é muito procurada entre os turistas e é destino certo para quem quer fazer uma visita à Colômbia. Confira neste artigo algumas dicas de o que fazer em Bogotá.

Conhecer o bairro da Candelária

O bairro da Candelária é um famoso bairro marcado por sua arquitetura que lembra o período da colonização espanhola. É nesse bairro que o visitante se depara com o centro histórico da cidade e consegue traçar um roteiro com diversas atrações. No bairro da Candelária estão localizados o Museu Del Oro, a Casa de la Moneda e Plaza de Bolívar, onde encontram-se o congresso nacional e a catedral da cidade.   

Passear por esse bairro é como viajar ao passado. Suas ruelas são pequenas e bastante apertadas e juntas à arquitetura local oferecem uma atmosfera cinematográfica a quem decidir caminhar por lá.

Visitar o Museu Botero

Para os amantes de arte, o Museu Botero é uma das principais dicas de o que fazer em Bogotá. E não por menos: no que diz respeito à pintura, Fernando Botero foi um artista muito influente da Colômbia. Sua notoriedade deu-se por seu estilo único de pintar e pelas formas volumosas que gostava de retratar. Para ele, essa era sua maneira favorita de transformar a realidade em arte.

O Museo Botero está localizado no bairro da Candelária e reúne mais de 180 obras do artista. Entre elas estão pinturas e esculturas que o próprio artista doou ao governo de seu país.

O que fazer em Bogotá: Conhecer a Catedral de Sal de Zipaquirá

A Catedral de Sal de Zipaquirá é uma catedral construída dentro de uma mina de Sal, na cidade de Zipaquirá. É importante notar que a catedral não está localizada na cidade de Bogotá, mas em seu entorno. Ainda assim vale muito a pena a visita. É um dos destinos religiosos mais procurados pelos visitantes, sendo considerado uma das principais atrações do país.

A catedral está localizada a aproximadamente 180 metros abaixo do solo e para visitá-la é necessário um guia especializado. Uma dica bem legal é que o guia pode realizar o passeio tanto em espanhol quanto em inglês, facilitando a vida de turistas de vários locais do mundo.

Visitar o Museu do Ouro

Outro museu que com certeza deve estar na lista de o que fazer em Bogotá é o Museu do Ouro. Sua importância está em seu acervo rico em artefatos das civilizações anteriores ao domínio espanhol. Nele é possível conhecer, por exemplo, alguns adereços feitos em ouro e utilizados nos rituais espirituais dos povos pré-colombianos.

Também é um museu localizado no centro histórico da cidade e faz parte do roteiro de quase 60 museus concentrados nesta região. Se você quer conhecer um pouco mais sobre a cultura da América Latina, não deixe de acrescentar esse museu em seu roteiro.

O que fazer em Bogotá: Subir o Cerro de Monserrate

Conhecido também como Colina de Monserrat, o morro é o local mais alto da cidade de Bogotá, com uma altitude de aproximadamente 3.150 metros. Além de ser um local com muita peregrinação religiosa devido ao Santuario del Señor Caído de Monserrate, também recebe diversos turistas que querem apreciar uma vista panorâmica da cidade.

Para conhecer o Cerro de Monserrate você pode escolher entre algumas opções de trajeto. Para aqueles que gostam das alturas, é possível apreciar a vista do morro de dentro de um bondinho. Já para os que preferem ficar em terra firme, existe também a opção de deslocar-se de funicular, um trem que leva você até o topo do morro.

Conhecer a biblioteca e o planetário do bairro de La Macarena

Próximo ao centro de Bogotá está localizado o Bairro de Macarena. Lá você encontrará uma diversidade de locais para conhecer, como a Biblioteca Nacional da Colômbia, que possui mais de 240 anos e conta com um enorme acervo. Você ainda pode visitar exposições que acontecem frequentemente e apresentações musicais em suas dependências.

Além da biblioteca, o bairro também possui o Planetário, que com certeza deve estar presente na sua lista de o que fazer em Bogotá. São 23 metros de diâmetro que recriam o céu e seus astros, assim como transmite filmes em fulldome.

No planetário você também poderá vivenciar diferentes experiências e interações audiovisuais sobre o universo e astronomia. Vale a pena para visitantes de todas as idades, pois também existem salas especiais para as crianças, com livros infantis sobre astronomia.

Passear pelo jardim botânico e pelo Parque 93

Para os amantes da natureza, o Jardim Botânico da Colômbia é um ótimo passeio. São mais de 20 mil metros quadrados de fauna e flora muito diversificada, com muitos animais e plantas representantes da América Latina.

Como a entrada é paga, é aconselhável planejar bem o seu dia para que não perder tempo e aproveitar tudo que o lugar pode oferecer. Além disso, confira também a programação, pois apesar de ser um parque aberto possui horários certos de funcionamento.

Outro passeio ao ar livre para fazer parte de o que fazer em Bogotá é visitar o Parque 93. Além de uma área grande de muita natureza, brinquedos para as crianças e muitos ciclista, no Parque 93 você também pode apreciar música ao vivo e outras atividades ao ar livre.

Após conhecer o parque, você também pode fazer compras, tanto na feirinha de artesanato localizada no próprio local, como em lojas aos arredores. Você também vai encontrar restaurantes e cafeterias para ir com a família após o passeio no parque.

Agora que você já descobriu o que fazer em Bogotá, não deixe de contratar um seguro viagem. Faça sua cotação e corra para arrumar suas malas!

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).