10 lugares frios do Brasil que você precisa conhecer no inverno

Lugares frios para viajar no Brasil? Pensar no nosso país certamente nos faz lembrar de praias, não é mesmo? Pois saiba que existem vários locais a serem explorados para quem curte frio. 

Afinal, mesmo que a região brasileira tenha muitas cidades turísticas litorâneas e estados com clima bastante elevado, é possível aproveitar a temperatura amena.

Sim, sabemos que isso não é tão comum, mas existem cidades que vão fazê-lo repensar nos passeios para as praias brasileiras. Com isso, você pode dar um espacinho para novos destinos. 

Veja neste artigo 10 lugares frios para viajar no Brasil e dicas para curtir o inverno no nosso país tropical.

Se você ficou interessado em conhecer essas regiões, continue aqui e acompanhe. Não se esqueça de reservar o seguro viagem e boa leitura!

Lugares frios para viajar no Brasil: o inverno no país tropical

Os turistas brasileiros e estrangeiros não estão acostumados a viajar pelo Brasil e encontrar destinos mais frios. Isso porque, o nosso país é conhecido pelo calor do Rio de Janeiro, 40º graus, com muita curtição e praia para se refrescar. 

Contudo, com a imensidão territorial que temos, é possível encontrar diferentes destinos.

Inclusive, cidades com temperaturas amenas, que são bastante atrativas para quem gosta de curtir aquele inverno com casacos. E claro, para aqueles que amam ficar escondidinhos debaixo das cobertas. 

É comum ver esse tipo de cenário em regiões serranas. Quanto mais ao sul do país, maior a incidência de lugares frios para viajar no Brasil. 

Mas é importante destacar que existem, sim, destinos que fogem dessa rota e possuem um clima ameno. 

Conheça 10 lugares frios para viajar no Brasil

Pensando em você que está a fim de curtir esse tipo de lazer, separamos 10 lugares frios para viajar no Brasil e que devem entrar na sua lista de passeios.

Mesmo que as regiões com climas mais baixos não sejam o seu sonho de consumo, é possível ter ótimas experiências nesses locais. 

Afinal, ao conhecer um pouco da biodiversidade brasileira, e como a nossa extensão territorial, existem diferentes cenários bastante interessantes para uma viagem.

Por isso que, assim como viagens para outros países, é bom se preparar e montar um roteiro completo. Inclusive, assim como um seguro viagem internacional, é bom você estar protegido para aproveitar os passeios nacionais. 

Por isso, veja as 10 cidades que listamos e escolha a que mais te interessa.

Curitiba (Paraná)

Que tal começarmos a nossa lista na capital paranaense? Curitiba é o destino turístico de muitas pessoas que gostam de viajar e curtem temperaturas mais baixas. 

Sendo assim, a cidade fica no estado do Paraná e é conhecida não somente pelo seu clima, como também pela organização e limpeza de toda a região. 

Portanto, se você curte destinos mais familiares, que na maior parte do tempo faz frio, essa é a cidade ideal para conhecer. 

Vá ao Jardim Botânico de Curitiba, cartão postal da capital, e procure visitar também o Museu Oscar Niemeyer.  

Mas caso você esteja em busca de somente descansar e curtir o clima, é possível alugar quartos de hotéis completos e aproveitar tudo que o lugar oferece de entretenimento. 

Gramado (Rio Grande do Sul)

Um dos lugares frios para viajar no Brasil mais famosos e movimentados é a cidade de Gramado. Localizado na Serra Gaúcha, estado do Rio Grande do Sul.

A cidade é conhecida pela sua aparência semelhante às construções europeias e também pelo clima ameno. Inclusive, com direito a muito chocolate quente e vinhos para aquecer as noites na região. 

Essa é uma das cidades mais turísticas do interior do estado e recebe inúmeros visitantes de todo o mundo. 

Se você pensa em conhecer a região, não deixe de ir à Rua Coberta e ao Mini Mundo. Além disso, visite as lojas de chocolate, que são as atrações mais famosas da região.

Porém, caso tenha um pouco mais de tempo, dê um pulo nas cidades vizinhas Canela e Bento Gonçalves. Elas também são ótimas opções para quem curte aquele friozinho e quer aproveitar um bom vinho. 

Campos do Jordão (São Paulo)

Vamos fugir da nossa rota no sul? A cidade de Campos do Jordão, chamada também de Suíça Brasileira, encontra-se no interior do estado de São Paulo. 

A região é conhecida pelas baixas temperaturas, que atraem os amantes do frio, e pelos destinos naturais que encantam os turistas.

Dessa forma, alguns pontos que você deve visitar na cidade são a cervejaria Baden Baden, o Museu Felícia Leirner e o Horto Florestal de Campos do Jordão

Mas claro, é possível também alugar quartos de hotéis que oferecem inúmeras opções de entretenimento e curtir o friozinho sem mesmo sair de onde você está hospedado. 

Petrópolis (Rio de Janeiro)

A cidade de Petrópolis surpreende a todos. O local entra na lista de lugares frios para viajar no Brasil mesmo estando localizado no estado do Rio de Janeiro, um dos mais quentes de todo o país.

Por ficar na região serrana do estado, as temperaturas são mais baixas e chamam atenção principalmente dos cariocas que querem sair da mesmice. 

Ao mesmo tempo, a arquitetura da cidade lembra construções europeias, como também acontece em Gramado. Vale lembrar que a cidade conta com hotéis luxuosos e que remetem a prédios da antiguidade.

Se você deseja visitar a região, coloque pelo menos três lugares na sua lista: o Museu Imperial, o Palácio da Quitandinha e o Centro da Cidade em épocas festivas de final de ano. 

Ouro Preto (Minas Gerais)

A principal cidade colonial de Minas Gerais é o típico lugar em que é possível visitar durante o ano todo. Porém, nos meses mais frios do ano, há um encanto todo especial que merece atenção.

Isso porque Ouro Preto é famosa por seus eventos culturais, e durante os meses de junho, julho e agosto, acontecem os festivais de teatro, cinema e o Festival de Inverno. Neles, você estará rodeado de muita música, pratos típicos mineiros e arte. Muita arte.

As vielas históricas se transformam em verdadeiros museus a céu aberto, com intervenções artísticas e um clima que lembra as mais famosas cidades europeias.

A dica aqui é se deliciar em uma das centenas opções de restaurantes da cidade, e não deixar de conhecer o Museu da Inconfidência e Casa dos Contos. Para quem deseja imersão na história do Brasil, é possível conhecer uma mina de ouro desativada.

Por último, não deixe de fazer o passeio de Maria Fumaça que acontece diariamente, entre as cidades de Ouro Preto e Mariana. Ele dura cerca de 40 minutos e passa pelas belas montanhas mineiras.

Monte Verde (Minas Gerais)

Ainda em terras mineiras, a próxima dica dos lugares frios do Brasil fica no extremo sul do estado, bem próximo à São Paulo. Por isso, é uma referência interessante para quem vai usar como ponto de partida a maior cidade do país.

Durante o inverno, Monte Verde pode ter temperaturas que chegam a 0ºC e se tornou um destino imperdível, principalmente para casais que buscam um lugar aconchegante e romântico.

Além disso, por estar rodeado de belas paisagens da Mata Atlântica, Monte Verde é destino certo para os amantes do ecoturismo. Por lá é possível praticar esportes radicais como tirolesa, arco e flecha, arvorismo e passeios de quadriciclos.

Com boa infraestrutura e rede hoteleira, se destacam entre os principais pontos turísticos as trilhas da Pedra Redonda, Pedra Partida e Pico do Selado.

Guaramiranga (Ceará)

O próximo destino pode soar um tanto estranho, já que se trata de uma cidade do Ceará, estado famoso pelo calor e praias. Por isso, é importante explicar que quando dizemos frio em Guaramiranga, estamos comparando com outras cidades da região.

Em resumo, o clima do local é ameno e costuma chegar a cerca de 15º C em períodos mais frios. A cidade fica a cerca de 100 km de Fortaleza e, ao contrário dos destinos litorâneos, tem uma variedade interessante de picos e montanhas.

O motivo de Guaramiranga figurar na lista de lugares frios do Brasil é devido sua natureza exuberante que garante um clima atípico para o Ceará. Por lá, você pode conhecer o Parque das Trilhas, o Mosteiro dos Jesuítas e o Mirante do Pico Alto.

São Bento de Sapucaí (São Paulo)

Enquanto Campos do Jordão se destaca como um dos lugares frios do Brasil mais badalados, São Bento do Sapucaí é um lado B que merece atenção. Isso porque possui preços menores e menor agito do que a cidade vizinha mais famosa.

Situada na Serra da Mantiqueira, São Bento do Sapucaí é forte no turismo rural e por lá é possível encontrar um artesanato bem rico feito por produtores locais.

Não deixe de conhecer a Pedra do Baú, formação rochosa de grande beleza e que pode ser acessada tanto pelos amantes de esportes radicais quanto por turistas tradicionais.

Urubici (Santa Catarina)

O próximo destino da nossa lista fica no coração da serra catarinense, a pouco mais de 3 horas de carro de Florianópolis. Na região você irá encontrar cavernas com inscrições rupestres, cachoeiras, cânions e montanhas maravilhosas.

Por isso, Urubici é uma opção incrível para quem deseja ficar longe do caos das cidades grandes e busca conexão com a natureza. Mas atenção! No auge do inverno, as temperaturas chegam próximas a zero e o local é ideal para quem busca tranquilidade.

Nesta época do ano, há pequenas pousadas e restaurantes que oferecem uma programação voltada para a degustação de caldos e vinhos, para aquecer nos dias frios.

Holambra (São Paulo)

Para finalizar, não podíamos deixar de falar de Holambra,a pequena cidade a 130 km da capital paulista e conhecida nacionalmente como a cidade das flores. A história de lá está intimamente ligada à imigração holandesa e Holambra é uma grande produtora de flores.

As flores produzidas em Holambra têm comercialização nacional e também enfeitam praças, jardins e vários cantos da cidade. Durante o mês de agosto, acontece a Expoflora, a maior exposição de plantas ornamentais e flores da América Latina.

Conte com o Assistente de Viagem para conhecer os lugares frios do Brasil!

O Brasil chama a atenção mundialmente pelo clima tropical e pelas cidades litorâneas. Porém, nós podemos sair dessa rota comum e ir de passeio para locais diferentes, que trazem climas mais amenos e fogem do cenário praiano. 

Se algum desses lugares frios para viajar no Brasil está na sua lista, temos uma última dica: contrate um seguro de viagem para ter mais tranquilidade. 

Pois aproveite a ferramenta de cotação do Assistente de Viagem e confira as melhores opções de seguro viagem.

Para outras dicas e conteúdos, continue no Blog do Assistente de Viagem!

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).