Você conhece a Jordânia? Saiba tudo sobre o país do sudoeste asiático

A Jordânia é uma das civilizações mais antigas do mundo, um oásis repleto de beleza e energia contagiante. O país é conhecido pelas suas cidades perdidas e de aventuras épicas narradas pela literatura mundial. É um destino que deve ser visitado ao menos uma vez na vida. Apesar de receber turistas de todo mundo, ainda é pouco visitada por brasileiros. 

Se imaginarmos que a Jordânia foi habitada por humanos desde a época paleolítica é fácil perceber como ela é riquíssima em história. Isso sem contar seus encantos naturais de tirar o fôlego. Vale ressaltar que entre os países do Oriente Médio, a Jordânia é o mais aberto para turismo seja em sua infraestrutura ou em sua tolerância aos costumes de todos os povos. 

Por isso, se você deseja conhecer o sudeste asiático e o país mais seguro da região, veja este guia completo sobre a Jordânia!

Aqaba na Jordânia

Curiosidades sobre a Jordânia

A Jordânia está localizada no Sudoeste Asiático, a margem leste do Rio Jordão. Faz fronteira com a Arábia Saudita, Iraque, Síria, Israel, Palestina e Mar Vermelho. Além disso, a Jordânia fica no cruzamento da Ásia, África e Europa.  

A atual capital da Jordânia, Amã, teve sua origem no período Neolítico na comunidade agrícola ‘Ain Ghazal, o maior assentamento pré-histórico no Oriente Próximo. Por lá, foram encontradas estátuas humanas de gesso de 7250 a.C.  

A Jordânia é um país muçulmano. Apesar da liberdade religiosa estar protegida, as roupas das mulheres muçulmanas cobrem os braços, as pernas e para as mais tradicionais os cabelos. Já as mulheres ocidentais não estão sujeitas a estes costumes. O ideal é usar roupas discretas tanto para homens como para mulheres.

Qual a religião da Jordânia?

O Islã é a religião oficial da Jordânia, sendo que 93% se identificam com sunitas e outros 5% da população se declaram xiitas ou drusos. O restante está dividido entre outras religiões. A partir de 1980, o governo apoia uma modalidade moderada do Islamismo, em contraposição com fanatismos religiosos que prevalecem em outros países da região.

Desde 2000, quando o Papa João Paulo II determinou que as peregrinações católicas pela Terra Santa começassem pela Jordânia, é impossível não pensar como um destino mais voltado aos cristãos. Afinal, é lá que estão locais históricos como o Monte Nebo, de onde Moisés avistou Israel, a Terra Prometida, além do Rio Jordão, local do batizado de Jesus Cristo.

Como chegar à região?

Para você que está a fim de conhecer a Jordânia, não há voos diretos do Brasil. O trajeto aéreo possui ao menos uma conexão na Europa ou Oriente Médio. O modo mais procurado é via Israel, o voo tem duração de 14 horas no trecho entre Guarulhos e Aeroporto Internacional Ben Gurion. 

A partir de Israel, a travessia para a Jordânia pode ser feita pela Ponte Allenby/Rei Hussein, do lado palestino ou pela fronteira de Wadi Araba, entre a cidade de Eilat e Aqaba. Apesar de Jerusalém ser a fronteira mais próxima, os procedimentos são burocráticos. Por via aérea, o desembarque é no Aeroporto de Amã, situado no meio do deserto. 

Para os brasileiros, há três modos para conseguir o visto de turista para a Jordânia: uma delas é fazer a solicitação ainda no Brasil, entregando a documentação no consulado. Outra é retirar o visto apenas ao chegar lá. A terceira e última opção é o Jordan Pass, que permite acesso rápido para quem pretende conhecer a Jordânia. 

Seja qual for a opção escolhida é importante ter em mãos o certificado internacional de vacinação contra a febre amarela e um passaporte com validade mínima de seis meses, com pelo menos quatro folhas em branco.

Antigo Fórum Romano na Jordânia

Viagem para a Jordânia: o que conhecer?

1.Capital Amã

Amã é a capital e maior cidade da Jordânia, com mais de 4 milhões de habitantes. Fica em uma área muito montanhosa no Noroeste do país. O lugar foi construído sobre 7 colinas, atualmente se estende por uma área de 19 colinas. As principais áreas ganharam seus nomes de acordo com montes e montanhas em que se encontram. 

Atualmente, a cidade experimenta um rápido crescimento econômico, especialmente imobiliário com grande expansão em áreas residenciais e centros financeiros. Hoje Amã é conhecida como “Nova Beirute” e a capital comercial da região do Levante Mediterrâneo. 

Os projetos de construção da Abdali Urban Regeneration Project e da Jordan Gate Towers and TAJ Mall reafirmam os títulos da capital. Além disso, é uma bela cidade com seu fascinante contraste entre o antigo e o novo. 

2. Cidade de Petra

É a cidade mais famosa da Jordânia sendo inclusive cenário de filme. Quem não se lembra das paredes de montanhas e solo rosados em “Indiana Jones: a Última Cruzada?” Ou em “Mortal Kombat: A Aniquilição”, quando Raiden entra para falar com os Deuses Antigos? O autor Manoel Carlos também nos deu um gostinho de Petra em 2009, na novela Viver a Vida. 

Petra é realmente uma cidade totalmente entalhada nas pedras e cinematográfica. A cidade é belíssima e não é à toa que foi eleita em 2007 uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e, também, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 1985. 

Apesar de não ter uma precisão sobre seu surgimento, os três Reis Magos partiram de Petra para presentear Jesus em seu nascimento. Petra possui muita história, fé, mistério, riqueza e um espetáculo de engenharia em suas antigas construções. 

3. Rio Jordão

O rio é a fronteira natural entre Israel e Jordânia. Há muito tempo, esse lugar é fonte de inúmeras histórias e marco em diversas religiões, como o batismo de Jesus Cristo. 

Ele nasce na encosta do Monte Hérmon, atravessa o Lago Hulé , segue o Mar da Galileia e deságua no Mar Morto. Sua água doce favorece a agricultura em suas margens tanto no lado de Israel como da Jordânia. Conforme se aproxima do Mar Morto aumenta sua salinidade. 

4. Aqaba

Não se tratando somente da cidade, mas também como ponto turístico, Aqaba é o único porto marítimo da Jordânia. O destino é muito procurado pelos visitantes pelo Mar Vermelho, cobiçadíssimo entre mergulhadores de todo mundo. Outro fator é a proximidade com pontos turísticos da Jordânia, como Petra e o deserto de Wadi Rum. 

5. Mar Morto

Outro passeio imperdível para quem quer conhecer o melhor do turismo na Jordânia é visitar as praias do Mar Morto e flutuar nas suas águas super salgadas. Localizado no ponto mais baixo de todo o planeta, a 430 metros abaixo do nível do mar, o Mar Morto é um grande lago com alta concentração de sal e sais minerais com propriedades medicinais.

6. Wadi Mujib

Localizada próxima ao Mar Morto, a região de Wadi Mujib é uma a reserva natural com a menor altitude em todo o planeta. Um dos passeios mais procurados por turistas é o cânion com o Rio Wadi Mujib. Além de ser um passeio bem refrescante, mostra um lado diferente do que se vê na Jordânia.

7. Wadi Rum

O deserto de Wadi Rum é uma das imagens mais representativas da Jordânia e um dos passeios obrigatórios nos roteiros turísticos pelo país. Além da beleza e sua imensidão, há roteiros organizados pelos beduínos e podem incluir passeios em cima de um camelo, além do acampamento por uma noite nas areias de Wadi Rum para deslumbrar o impressionante céu estrelado.

8. Jerash

Muito próxima da capital, a cidade era coberta por areia até 1925. Nessa época foi feito um trabalho de escavação e foram descobertos templos, fontes, anfiteatros, lojas e avenidas.  Jerash é uma das cidades romanas mais bem preservadas em todo o mundo, o que já mostra o valor histórico do local.

9. Karak

Ao sul da Jordânia, a pouco menos de 2 horas de Amã, está o Castelo de Karak. Este é só mais um entre os vários que existem na região, mas é o mais imponente e o mais preservado em todo o país, que fica no alto de um morro com uma vista sensacional. 

Karak é uma construção da época das Cruzadas, que tem 200 metros de extensão e a visita fica ainda mais interessante se for feita com um guia. 

10. Madaba

Por fim, a Madaba é uma das cidades mais antigas do Oriente Médio. Encontramos diversas igrejas, entre elas a Igreja Ortodoxa de São Jorge e seu famoso mosaico, feito com mais de 2 milhões de peças. 

De lá é possível seguir para Monte Nebo, local onde Moisés teria avistado a Terra Santa. Do alto do Monte Nebo é possível ver o Vale do Rio Jordão, Jerusalém, Jericó e o Mar Morto.

> Aproveite e veja o nosso artigo sobre O que é seguro viagem? Como funciona e benefícios.

Noite no deserto de Wadi Rum

Conclusão

Conforme acompanhamos ao longo do texto, ir até a Jordânia é uma viagem que começa bem antes. É interessante fazer um estudo, roteiro de tudo a ser visto. Assim garantimos que nada ficará para trás, desde indícios de centenas de anos antes de Cristo até os cenários deslumbrantes apresentados nos filmes. 

O país não é somente um destino voltado para o turismo religioso, há muito o que ver na Jordânia. Descobrir esse belo país rico no contraste entre o antigo e moderno, luxo e espiritualidade, deserto e águas será uma das melhores experiências turísticas daqueles que sentem prazer em viajar. 

Se você vai viajar à Jordânia, visite todos os lugares sem medo de ser feliz! Aproveite também e dê uma olhada em alguns planos de seguro viagem internacional para assegurá-lo de qualquer infortúnio durante o passeio.

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).