Intercâmbio Seguro no Exterior

email_intercambio

Fazer um intercâmbio para fora do país é o sonho de muitos estudantes, isso porque além da oportunidade de conhecer outro país, ter contato com outra cultura e aprender novos costumes, ainda se tem a oportunidade de aprender uma língua nova, sem mencionar o quanto um intercâmbio acaba agregando ao currículo, é claro.

No entanto, existem vários aspectos que devem ser levados em consideração antes de se fazer um intercâmbio para o exterior. Desde a localidade escolhida para a viagem até a empresa que irá auxiliar o intercambista.

Por isso, se você está planejando fazer o seu intercâmbio no exterior, mas ainda está receoso em relação a algumas questões, continue lendo esse texto. Aqui nós trataremos a respeito de tudo o que você precisa saber antes de embarcar para o seu intercambio no exterior, especialmente sobre os cuidados que precisa tomar. Boa leitura!

 

Antes de escolher o destino, escolha o idioma
É isso mesmo que você leu. Não que o local para onde você vai não tenha importância, mas é que você precisa definir antes que língua você pretende estudar. Se você pretende aperfeiçoar seu espanhol, não adianta programar um intercâmbio para Paris, concorda? Portanto, analise qual a sua prioridade linguística e, a partir disso, escolha o país do seu intercâmbio no exterior.

 

Hora de escolher o destino
Agora que você já sabe o idioma que deseja aperfeiçoar durante o seu intercâmbio, chegou a hora de escolher o destino para onde você vai. Essa é uma etapa que requer muita pesquisa e cuidados, afinal de contas, você passará um bom tempo longe da sua casa, família e amigos, logo o local escolhido precisa fazer com que você se sinta bem.

Se você gosta de praticar esportes aquáticos, por que não optar por uma cidade que possua praia? É muito importante que você se sinta bem no destino que escolher, lembre-se disso.

 

Qual o valor de um intercâmbio?
Essa é uma questão que preocupa muitas pessoas, afinal de contas, viagens geralmente não têm um custo muito baixo, e quando falamos de uma viagem para passar um certo tempo fora de casa (como é o caso de um intercâmbio no exterior), é comum que pensemos que esses valores serão ainda mais altos.

Para lhe deixar mais tranquilo em relação a isso, listamos abaixo possíveis despesas que cobrirão quase tudo acerca do seu intercâmbio:
–  Passagens aéreas
– Valor das aulas do curso de intercâmbio;
– Taxas e custo de vida na localidade escolhida;
– Hospedagem (caso não esteja inclusa na modalidade de intercâmbio escolhida por você);
– Vestuário (principalmente se você for para um país com temperaturas muito diferentes de onde você vive);
– Higiene pessoal;
– Alimentação;
– Transporte no país escolhido;
– Telefonemas e internet;
– Passeios, lazer, etc;
– Seguro Viagem;

Atenção: após somar todos esses valores, não se esqueça de fazer a conversão para a moeda local.

 

Cuidados que você deve tomar na hora de fazer um intercâmbio no exterior 
Um intercâmbio pode ser a melhor experiência da sua vida, desde que você tome alguns cuidados para que isso aconteça. Estar em um país totalmente diferente do seu, com pessoas que não falam a sua língua e que possuem hábitos diferenciados pode acabar se transformando em uma verdadeira catástrofe caso você não esteja preparado o suficiente.

 

Por isso, confira alguns cuidados que você deve ter quando for realizar o seu intercâmbio no exterior. 

1 – Guarde todos os papéis a respeito da burocracia do seu visto
O visto costuma ser o verdadeiro pesadelo de muitos intercambistas, isso porque algumas leis mudam de país para país. Por isso, guarde todos os documentos e papeis (mesmo que pareçam simples e descartáveis) que forem dados a você no momento de tirar o seu visto. Eles com certeza irão lhe ajudar na chegada ao novo país.

2 – Jamais ande sem seus documentos
Até porque andar sem documentos em alguns países é considerado ilegal, como na Alemanha, por exemplo. Afinal de contas, você não vai querer ter que dar um passeio na viatura da polícia por ter deixado seus documentos em casa, não é mesmo? A dica aqui é andar, de preferência, com o seu passaporte.

3 – Escolha muito bem a agência que auxiliará o seu intercâmbio
A escolha da agência que irá organizar e auxiliar todo o seu intercâmbio é muito importante, afinal, se não for bem feita, pode acabar comprometendo toda a sua experiência.

4 – Seguro Viagem
Um bom seguro viagem te dará mais tranquilidade para curtir seu intercâmbio e lhe ajudará com despesas inesperadas, como médico, perda de bagagem e até uma eventual internação hospitalar.

Conheça mais dicas de viagem no nosso blog e confira no nosso site os pacotes de seguro viagem internacional para aproveitar a aventura sem medo. Acesse: https://assistentedeviagem.com.br/seguro-viagem/

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).