Dicas para uma viagem segura

Conhecer lugares novos é uma experiência maravilhosa que pode marcar a vida toda de alguém. No entanto, o desconhecido traz consigo muitos desafios para que o passeio seja realizado sem nenhum contratempo. Ao viajar, é importante ter a consciência de que se está em um lugar diferente e, por isso, existem alguns cuidados que devem ser tomados como forma de precaução.

Obviamente, pesquisar a realidade do local a ser visitado é o primeiro passo, porém algumas dicas são válidas para qualquer tipo de viagem. Por esse motivo, hoje vamos te ajudar a viajar com mais segurança, seguindo alguns conselhos básicos. Confira!

Dinheiro

Não é novidade para ninguém que nas viagens uma das maiores preocupações é com o dinheiro. Afinal, se você for roubado ou perder uma grande quantia, a falta de dinheiro pode ser um grande obstáculo tanto para concluir a viagem, como para retornar para sua cidade de origem. Por esse motivo, ainda que seja necessário sempre portar uma quantia em dinheiro, é importante ter uma reserva ou um meio alternativo para não ficar na mão em um local desconhecido.

Com a implementação do sistema de senhas para cartões de crédito e de débito, a opção se tornou a mais segura para utilizar em viagens. De qualquer modo, seja dentro do Brasil ou no exterior, é importante ter um pouco de dinheiro em cédulas para gastos ocasionais onde não sejam aceitos cartões – como no transporte público – e, também, para caso ocorra algum imprevisto com os cartões.

Em relação ao dinheiro, busque levar consigo apenas uma pequena quantia, e armazene o restante em local seguro no hotel (alguns hotéis disponibilizam até cofre). Deixe o cartão para gastos em estabelecimentos e compras mais caras. Caso você o perca ou seja roubado, basta cancelá-lo junto ao banco.

Documentos

A decisão de levar consigo um documento original durante os passeios realizados na cidade visitada é muito pessoal. No exterior, por exemplo, a necessidade de portar uma identificação válida pode ser muito maior do que dentro do Brasil. Neste caso, também há de se considerar que o único documento aceito será o passaporte, o mesmo que permite a sua saída e entrada no país de origem. Diante dessas informações, fica perceptível que perder esse documento pode ser uma grande dor de cabeça, certo? Por isso, para facilitar o processo de emissão de um novo documento, caso necessário, tenha cópias físicas e digitais do passaporte. Isso também é válido para outros documentos utilizados em território brasileiro.

Se preferir levar o passaporte ou carteira de identidade original, a utilização da doleira (uma espécie de pochete colocada dentro da roupa) é uma opção para evitar furtos ou a perda de documentos, dinheiro, cartões, entre outros objetos pessoais de valor. Caso não seja necessário portar um documento original, leve consigo apenas uma cópia e deixe-o em local seguro no hotel.

Bagagens

Seja de ônibus ou de avião, durante o trajeto de viagem deixe seus documentos, cartões e, ao menos, uma quantia em dinheiro em uma bolsa individual e que não seja despachada. Isso ajudará muito caso você tenha a bagagem extraviada. Caso isso aconteça, mantenha a calma. É muito provável que a companhia aérea localize sua mala e a envie para você no prazo de alguns dias. Durante esse tempo, objetos pessoais podem fazer falta, por isso é importante portar uma mala de mão com uma muda de roupa e objetos de higiene pessoal, para aguentar pelo menos entre um e três dias.

Em ambos os tipos de transporte, fechar a mala com cadeado também é válido. Até pouco tempo, as próprias companhias aéreas forneciam lacres descartáveis, porém, hoje em dia, nem todas oferecem o serviço. Ainda assim, os lacres mantém a segurança de seus pertences na viagem, mas no hotel a mala volta a ficar desprotegida. O cadeado soluciona esse problema, garantindo segurança de seus objetos pessoais durante todo o percurso.

Alimentação

Tentadores são os pratos típicos durante as viagens. No entanto, nem sempre eles são servidos nos locais mais confiáveis em relação à higiene e procedência de ingredientes. Ainda assim, não é necessário se desfazer totalmente da experiência de provar a comida de rua. Antes de comer em algum lugar, contudo, busque visualizar a forma como os alimentos são manuseados e preparados, a quantidade de clientes e as medidas de higiene tomadas por quem prepara a comida. Na dúvida, opte por restaurantes mais conhecidos pelos turistas por meio de avaliações na internet.

Quer saber mais dicas sobre viagem? Acesse http://blog.assistentedeviagem.com.br/categorias/seguro-viagem/ e fique por dentro de tudo que você precisa saber para o sua próxima visita.

Seguro Viagem Assistente de Viagem – Para manter a tranquilidade durante toda a sua viagem, contrate um Seguro Viagem no Assistente de Viagem com assistência 24h em português em todo o mundo.

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).