Principais pontos turísticos de São Paulo: 7 opções que você precisa conhecer

Deseja conhecer os pontos turísticos de São Paulo? Considerada a cidade mais populosa da América, São Paulo oferece atividades para diversos gostos, sejam gratuitas ou pagas. Por isso, basta apenas uma boa dose de disposição para visitar as principais atrações.

Mas embora se trate de uma viagem nacional, prevenir nunca é demais. Por isso, é importante, além de conhecer as melhores dicas para fazer na cidade, não esquecer de contratar um seguro de viagem

Afinal, você vai querer se sentir seguro na hora de conhecer tudo o que essa cidade cosmopolita tem para oferecer, certo? Em resumo, não é difícil encontrar locais bacanas para visitar, caso esteja passeando na cidade. 

Pensando nisso, separamos 7 dos principais pontos turísticos de São Paulo para você conhecer a capital paulista. Anote todas as nossas dicas e tenha um bom passeio!

Afinal, quais os principais pontos turísticos de São Paulo?

Essa megalópole oferece uma diversidade de atrações para conhecer. Além disso, a cidade é conhecida como um município que nunca dorme, há opções para todos os gostos e todas as idades. 

Mas se você está programando um passeio por lá e ainda não sabe o que fazer, reunimos os 7 principais pontos turísticos de São Paulo. Confira nossa lista! 

1 – Passear no Parque Ibirapuera

O Ibirapuera, parque mais famoso da cidade de São Paulo, foi inaugurado na década de 50 e recebe muitos visitantes todos os dias. Isso porque é ideal para quem deseja fazer um passeio ao ar livre, andar de bicicleta, praticar yoga ou fazer um piquenique com os amigos.

Além disso, o parque ainda conta com espaços culturais, como o Museu da Arte Moderna, Museu Afro Brasil, Museu de Arte Contemporânea, planetário e até escola de astrofísica. 

Sendo assim, após fazer um seguro viagem nacional, vale a pena sair um pouco do trânsito e da correria comum na cidade, e conhecer um dos icônicos e principais pontos turísticos de São Paulo.

2 – Principais pontos turísticos de São Paulo: andar pela avenida Paulista

Ir para São Paulo caminhar e ainda tirar diversas fotos na avenida Paulista é inevitável. A avenida permanece fechada para carros nos domingos e feriados, ficando exclusiva para pedestres e ciclistas.

Além disso, lá você encontra diversos artistas tocando músicas na rua, fazendo apresentações teatrais e, com sorte, até shows grandes podem estar rolando na Paulista. Contudo, não se engane pensando que o único passeio ali é andar pela avenida. 

Isso porque, nas suas redondezas, você vai encontrar dois shoppings. Por último, na região, há museus, bares, cafeterias, cinemas de rua e tantas outras atividades. Não deixe de planejar um passeio completo por esse grande ponto turístico de São Paulo.

3 – Visitar o famoso Mercado Municipal

O Mercado Municipal Paulistano é um dos principais pontos turísticos de São Paulo. Por isso, não pode faltar em um roteiro pela cidade. Carinhosamente apelidado de Mercadão, o prédio, inaugurado em 1933, possui uma arquitetura muito bonita. 

Isso porque o prédio reúne colunas no estilo arquitetônico grego, com cerca de 70 vitrais,  que retratam algumas cenas de São Paulo na década de 30. Além da arquitetura, o Mercadão também é muito famoso por ser um centro gastronômico

Para se ter uma ideia, o local conta com 290 boxes no seu interior. Em resumo, os principais produtos comercializados são frutas, verduras, temperos, vinhos e diversos outros alimentos.

Por lá, é possível encontrar dois pratos típicos da cidade de São Paulo, e que são famosos vendidos no Mercado Municipal: o sanduíche de mortadela e o pastel de bacalhau.

4 – Ir ao Pacaembu e ao Museu do Futebol

Para os amantes de futebol, a visita ao Museu do Futebol e ao Estádio do Pacaembu é obrigatória, e não pode ficar de fora do seu roteiro dos principais pontos turísticos de São Paulo. Ao entrar no museu, você encontrará a história do futebol contada em vídeos, fotos e cartas.

O local reúne curiosidades e relatos de como o esporte se consolidou no Brasil, se transformando em paixão nacional. Dentro do museu, o visitante poderá desfrutar de diversos telões interativos e testes para medir a potência e velocidade do chute. 

No fim do passeio, é possível entrar no Estádio do Pacaembu e conhecer o estádio de perto.

5 – Pontos turísticos de São Paulo: Praça e Catedral da Sé

A Praça da Sé é o marco zero da cidade. Devido a esse fato, também está na lista de um dos principais pontos turísticos de São Paulo mais conhecidos. No local, está situada a Catedral Metropolitana da Sé, considerada a maior igreja de toda São Paulo

A construção demorou cerca de 40 anos para ser finalizada. Para se ter uma ideia, ela alcança cerca de 110 metros de comprimento, 46 metros de largura e, incríveis, 92 metros de altura por torre.

A Catedral da Sé tem capacidade para cerca de 8 mil pessoas, e é a partir dela que a distância de qualquer ponto da cidade é calculada. Referência do centro velho da cidade, a praça é o local em que pessoas de todos os estilos se encontram.

6 – Visitar o MASP

O Museu de Arte de São Paulo, conhecido como MASP, teve sua inauguração em 1947, por Assis Chateaubriand. Do ponto de vista arquitetônico, a construção é extremamente curiosa, uma vez que todo o edifício é sustentado por quatro pilares. 

Esse é o único edifício do mundo que tem sua estrutura principal apoiada em quatro pilares, além de um vão de, aproximadamente, 75 metros sob ele. Para os amantes da arte, o MASP é um dos museus mais importantes da cidade, e o cartão postal de São Paulo

Nele, estão reunidas uma pinacoteca, uma fototeca, uma filmoteca, uma videoteca e uma biblioteca. Além disso, o museu oferece a exibição de filmes , cursos de arte e serviços educativos.

Devido a todo esse arsenal, ele é considerado um centro cultural de excelência no Brasil.

7 – Conhecer o bairro da Liberdade

O bairro da Liberdade reúne o que há de melhor da cultura oriental em São Paulo. Uma visita ao bairro traz muito da atmosfera oriental por conta da gastronomia, da música e dos costumes dos povos asiáticos

O local conta com lojas repletas de artefatos da cultura oriental, restaurantes e templos deslumbrantes. Aos domingos, acontece a tradicional feira japonesa, comercializando diversos tipos de artesanatos orientais, trajes típicos e comida asiática. 

Para quem visita São Paulo no final de semana, almoçar na feira da Liberdade é com certeza uma ótima pedida.

Para quem procura saber mais sobre esse ponto turístico de São Paulo, basta ir até o Museu da Imigração. Isso porque ele reúne uma quantidade enorme de informações e curiosidades sobre o povo asiático em São Paulo.

Conte com o Assistente de Viagem para conhecer os principais pontos turísticos de São Paulo

Agora que você já sabe os principais pontos turísticos de São Paulo, certamente vai preparar as malas para ir a esse destino, não é mesmo? Sendo assim, aproveite a ferramenta de cotação do Assistente de Viagem e confira as melhores opções de seguro viagem.

Dessa forma, você pode viajar tranquilo e se preocupar somente com o que realmente importa. Além do mais, é possível contratar seu seguro viagem com as principais seguradoras do país!

Se preferir, pode receber sua apólice digital pelo e-mail ou pelo WhatsApp. E para se informar mais sobre seguros e viagens, confira outros conteúdos exclusivos no Blog do Assistente de Viagem.

  

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).